Vale investiu R$ 88 milhões para eleger seus candidatos em 2014. Nada passa na Câmara contra a Vale.

Protagonista das tragédias de Mariana e Brumadinho, a Vale investiu R$ 88 milhões nas eleições de 2014.

Ao lado, post que o editor copiou do Twitter.

O Congresso criou duas comissões especiais para discutir a catástrofe da Samarco (Mariana), mas nada foi adiante. A chamada bancada da lama impediu medidas restritivas e de contenção, o que poderia ter evitado a tragédia de Brumadinho. O Congresso atual tem culpa em cartório.

O trabalho das duas comissões resultou em seis projetos para reforçar a fiscalização sobre as mineradoras. Até hoje, nenhum deles foi aprovado. O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) tentou endurecer a Política Nacional de Segurança de Barragens. Sua proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Meio Ambiente, mas foi arquivada. 'Forças subterrâneas impediram a votação', diz o tucano".

O lobby das grandes mineradoras é pesado.

Dos 27 titulares das duas comissões, 20 declararam doações de mineradoras. A lista incluía o presidente, Gabriel Guimarães (PT-MG), e o vice, Marcos Montes (PSD-MG), atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura.

25 comentários:

  1. são sempre os mesmos, para depois, serem soltos por beiçola, rato toffoli, levandô wiskei e outros ávidos por pixul3kos.

    ResponderExcluir
  2. Sigam os rastros do dinheiro !

    ResponderExcluir
  3. Esse sistema político tem que mudar.
    A começar cortando todos os CCs em todos os níveis.

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo! jamais estes parlamentares poderiam participar destas comissões. Uma pouca vergonha!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma norma de impedimento de votação para quem recebeu doação resolveria

    ResponderExcluir
  6. E para os eleitos em 2018 quanto foi de doação oriunda das mineradores, disfarçada de doação de pessoa física ou vinda de caixa dois? Graças a Deus o Congresso de 2018 encerra seu mandato no fim deste mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que muitos daqueles trastes se reelegeram. Olha o Renan.

      Excluir
  7. Seria interessante que a Vale não operasse mais em MG, pois o risco, devido a alta densidade populacional do estado, é alto. Total, MG já está falido mesmo, um pouco mais falido, salários atrasando seis meses, não farão grande diferença. A Vale tem Carajás para produzir ferro, que é de melhor qualidade e que representa uma produção muito maior.

    ResponderExcluir
  8. Quem manda aqui são as empreiteiras e as mineradoras.Eis a prova.O lula lavou a égua com as empreiteiras.E agora aparece a lama da Vale.Os políticos querem é grana mesmo.O resto é papo furado.Nem que milhares de pessoas têm que morrer o que vale mesmo nas mãos dos f.d.p desta politicada suja é dinheiro sujo.E ainda apareceu uns idiotas imbecis da esquerda dizendo que o Bolsonaro era o culpado.Quem sabe mais pra frente o Mourão não faça um complô com o exército e coloque fim nesta podridão toda.Fechando o congresso,mandando matar estes corruptos...um golpe arrasador.Eu sempre fui a favor disso.Existe política existe corrupção existe morte de inocentes existe só o que não presta.

    ResponderExcluir
  9. Governo é acionista da Vale e tem que confiar na administração da empresa, diz Onyx. Se é na China além de intervir eles mandam matar o dono,engenheiros,todos os envolvidos.Não tem essa de não se meter.Eles resolverm assim e em outros países também.No governo chinês não existe corrupção.Não levam ninguém pra compadre.Será que o chuveiro Lorenzeti não está com rabinho preso com esta Vale? Tem que prender,intervir,e botar um presidente interino.O Brasil é o país da impunidade.Que maravilha.Tudo em berço esplêndido.Belo do colosso.

    ResponderExcluir
  10. Assisti a pouco no Jornal da Cidade a visita do Paulo Lula Pimenta e da Gleisi Lula Hoffman ao desastre da barragem de Brumadinho. Eles querem uma CPI KKKK! Governaram o Brasil durante 16 anos. Pergunto: o que fizeram com o país? Se é que tinham, perderam a vergonha na cara até porque Fernando Pimentel PT era o Governador de MG. É uma hipocrisia, um deboche as vítimas essa visita. Devem sim é explicações ao povo onde suas omissões como governo resultou nessa tragédia.

    ResponderExcluir
  11. O SENADO representa os ESTADOS da Federação onde Renan Calheiros sempre esteve à frente como Presidente. A CÂMARA dos Deputados representa o POVO onde Rodrigo Maia era o Presidente. O que eles têm a dizer sobre essa tragédia de Brumadinho? Porquê esse silêncio de quem tinha por obrigação dar satisfação as vítimas, seus familiares e ao povo em geral?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo das 13:32h. Presidente Interino no Brasil porquê? O Presidente Jair Bolsonaro foi eleito pelo “ povo ” com 58 milhões de votos e 60% dos votos válidos. Ele está fazendo pelo país em tão pouco tempo o que não foi feito em Governos anteriores a ele. Só que ninguém aqui na terra consegue fazer milagres. A corrupção em todos os segmentos da sociedade foi além do imaginário de qualquer pessoa com nível de entendimento normal. O que devemos fazer agora e você também, é ajudar a consertar os estragos e não torcer pelo quanto pior melhor. Afinal! Brasil acima de tudo!

    ResponderExcluir
  13. Pimenta e Gleisi, juntos em Brumadinho: um desrespeito com a memória das vítimas (Veja o Vídeo)


    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/13120/pimenta-e-gleisi-juntos-em-brumadinho-desrespeito-a-memoria-das-vitimas-veja-o-video
    https://www.youtube.com/watch?v=O0o6qtYNkwo

    ResponderExcluir
  14. ”Soy latino-americano e nunca me engano...”


    Tragédias e momentos de exacerbada indignação
    (Momentos de confronto entre a autoimagem e a nua e crua realidade de uma nação?)

    Temos fé
    (Há controvérsias... cada um é cada um)

    Somos esperançosos
    (Aliás, temos até um bordão: “Brasileiro, profissão esperança”. No entanto... como toda regra tem exceção, há momentos de desesperança em meio à exacerbada indignação motivada por tragédias, violência e crimes causando números recordes de vítimas fatais, bilhões roubados dos cofres públicos, serviços públicos essenciais em estado de calamidade pública, etc)

    Somos pela lei e a ordem
    (Contudo... diante de “atenuantes que possam considerar certos ‘malfeitos’¹ com possíveis indícios que teriam sido praticados sem a intenção de cometer danos”, depois de declarações e discursos esclarecedores dos mandatários, além de pareceres técnicos e opiniões favoráveis divulgadas pela mídia regiamente paga, a “razão coletiva” é levada a concordar: “No caso dessa tragédia, não há outra saída para os representantes dos Três Poderes, a não ser optar por decisões e acordos que garantam a continuidade de empreendimentos geradores de empregos e de receitas, evitando-se outros graves problemas sociais...”)

    O Brasil não é um país sério
    (Que o Brasil, por culpa da classe política, corruptos e conformismo de seu povo, tenha a fama de não ser um país sério, a grande maioria dos brasileiros já ouviu e repetiu isso. Mas dizer que o grande estadista francês Charles de Gaulle teria dito isso quando visitou o Brasil, aí já é sacanagem demais!)

    -------------------------------------------------------------------
    ¹ Malfeitos: crimes.

    ResponderExcluir
  15. Esses parlamentares tinham que ter o mandato cassado.

    ResponderExcluir
  16. Quem são os deputados da bancada da lama?

    ResponderExcluir
  17. País da impunidade...até quando?

    ResponderExcluir
  18. Em Bagé (RS) tem uma tal de barragem Arvorezinha, obra do governo petralha do Pimenta que AINDA não foi concluida (para sorte dos bageenses) por ter todos os tipos de irregularidades e falcatruas, dignas de um Pimenta ou de uma Amante Gleise. Esta seria a hora do prefeito de Bagé abrir um bocão (se ele não for petralha) e botar ordem do galinheiro, comunicando a situação precária
    e solicitando ação do governo federal para concluir esta obra prioritária para o municipio!

    ResponderExcluir
  19. Enlameados até o pescoço querendo dar uma de isentos e defensores de um povo o qual foi por eles saqueado durante 14 anos? É como assassinar uma mãe e depois querer consolar seus filhos.

    ResponderExcluir
  20. Olavo de Carvalho: “Se dependermos de Mourão, em menos de um ano a quadrilha petista estará no poder”:

    Brasil 29.01.19 17:03 - O Antagonista

    No Facebook, Olavo de Carvalho voltou a atacar Hamilton Mourão:

    “Enquanto os israelenses estavam socorrendo as vítimas da tragédia de Brumadinho, o Mourão estava trocando beijinhos com a delegação palestina, prometendo que a nossa embaixada NÃO vai mudar para Jerusalém.”

    ResponderExcluir
  21. De norte a Sul do Brasil, algumas tragédias recentes:

    25/01/2019 - Brumadinho (MG), Até a noite da segunda-feira (28), 65 mortes e 288 desaparecidos tinham sido confirmados. Uma tragédia que está imputando ao Brasil mais um triste e vergonhoso recorde de vítimas fatais em acidentes dessa natureza.

    • <Fevereiro/2018 - Barcarena (PA), após inúmeras ocorrências registradas a partir do ano 2.000, causadas por vazamentos e até mesmo através de dutos clandestinos, de dejetos aquosos contendo mercúrio, cromo, chumbo e alumínio que contaminaram microbacias hidrográficas abrangendo mais de 100 comunidades de Barcarena e de Abaetetuba. Em consequência, afetando os habitantes, a fauna e flora dessa região. Não à toa, essa região apresenta o maior índice de leucemia infantil do Brasil. Nessas idas e vindas envolvendo a empresa mineradora, governo e justiça, o MP do Pará entregou para a Norsk Hydro Alunorte o poder de contratar auditoria independente. Nos últimos dias do governo Jatene, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará concedeu licença ambiental para a Norsk Hydro Alunorte retornar em 100% suas atividades, enquanto os habitantes dessa região continuam ao “deus dará” na luta por reparações e assistência à saúde.

    05/11/2015 - Mariana (MG), 19 mortos e centenas de desabrigados. Na época considerado o maior desastre ambiental do Brasil, atingindo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Mais de três anos já se passaram e as vítimas desabrigadas não foram reassentadas, além de vítimas doentes e sem a devida assistência. A Samarco (leia-se, Vale) ainda não pagou nenhuma multa ao Ibama referente à tragédia em Mariana (multas da ordem de R$ 350,7 milhões). “Responsabilização das empresas é muito difícil”, disse um promotor que atuou no caso desse desastre ambiental. Por que é difícil? Que forças ocultas atuam para impedir essas responsabilizações de empresas e seus gestores?
    25/01/2013 - Boate Kiss, Santa Maria (RS), 242 mortos e 636 feridos. Ministério Público do Rio Grande do Sul processou um grupo de familiares das vítimas e liberou de qualquer responsabilidade as autoridades públicas (Fonte: site da EBC, 25/01/2019). Seis anos após: as famílias das vítimas continuam lutando pelo julgamento dos responsáveis pelo incêndio.

    Há de se perguntar:

    # Nessas tragédias, listadas acima, além de outras já ocorridas no Brasil, a corrupção e a certeza da impunidade são as duas principais causas e, portanto, crimes?

    # Ou, preponderantemente, acidentes causados por falhas humanas decorrentes de negligência, incompetência e, portanto, fatalidades?

    ResponderExcluir
  22. Para mudar o perfil da Camara dos Deputados há uma oportunidade. É apoiat o nome do Deputado PETERNELLI a Presidencia da Camara. É General da Reserva e comandou a Brigada de Infantaria em Pelotas. Excelente candidato, honesto e patriota !!!
    Tia Glória

    ResponderExcluir
  23. Para mudar o perfil da Camara dos Deputados há uma oportunidade. É apoiat o nome do Deputado PETERNELLI a Presidencia da Camara. É General da Reserva e comandou a Brigada de Infantaria em Pelotas. Excelente candidato, honesto e patriota !!!
    Tia Glória

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/