Duas versões conflitantes do jornal El País sobre o discurso de Bolsonaro em Davos

Os dois títulos a seguir são do jornal El País.

O primeiro é de matéria publicada na versão impressa da própria Espanha, enquanto que o segundo é da versão brasileira, que tem redação aqui mesmo, no Brasil, dominada por uma visão lulopetista.

A edição espanhola
- Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem de hoje.

A versão elaborada por jornalistas brasileiros da edição digital em português.

- O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos
CLIQUE AQUI para ler.

49 comentários:

  1. A imprensa brasileira cavando cada vez mais fundo sua cova....
    São os verdadeiros criadores de fake news.....

    ResponderExcluir
  2. Que vergonhoso isso. Será que a matriz espanhola sabe disso?

    ResponderExcluir
  3. É....compadre Políbio: tal qual lá, aqui também vemos que a mídia é comorada, quando não amestrada às ideologias; veja o caso do Antagonista: perdeu não apenas a identidade, mas também o bom senso, se tornando mero replicador do Globo e da Folha. Fica o alerta: a próxima profissão a desaparecer é a de Comentarista Político... Bem, ... Políbio fica ...mas esqueça o Antagonista.

    ResponderExcluir
  4. A Bolsa e o dólar oscilaram negativamente por motivos alheios ao discurso de Bolsonaro, o qual teve efeito positivo no mercado, mas foi insuficiente para conter eventos internacionais mais potentes. Coméntário da notícia anterior deste blog dizendo que o discurso de Bolsonaro provocou queda na Bolsa explica com mais detalhes o cenário internacional. Sugiro ao leitor que publique o comentário, ainda não publicado e que retifique a "notícia" anterior, retirando a interpretação errônea, de viés esquerdista.

    ResponderExcluir
  5. Esses jornalistas brasileiros têm de serem liberados para fazerem entrevistas íntimas com Lula para que passem o resto do ano relembrando o desempenho sexual de Lula e par de encher o saco do governo Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  6. Queriam retórica, perfumaria, mentiras como Lula soltava em suas viagens ao exterior? Bolsonaro é homem de caserna. Pouca conversa e muita ação. Admiro, e muito, meu presidente. Que Deus o abençoe e o ajude contra os inimigos.

    ResponderExcluir
  7. O mundo está mais preocupado com o discurso do que com ações.Vão pro inferno com discurso.Se eu fosse presidente nem falava nada. Só dizia olá.

    ResponderExcluir
  8. Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente Bolsonaro já fechou duas parcerias com duas empresas de grande expressão, FLÁVIO IMOBILIÁRIA e QUEIROZ VEÍCULOS!!! 👊😅

    ResponderExcluir
  9. Uma imagem que resume o isolamento do Brasil no mundo: Bolsonaro almoçando sozinho em Davos num bandejão de um mercado ao invés de estar junto com mais de 3 mil participantes do Fórum Econômico Mundial, dentre os quais chefes de Estado, empresários, banqueiros, economistas, jornalistas. A imagem também mostra o total despreparo de Bolsonaro pra liderar e governar. Usou 8 min de 45 min pra fazer um discurso raso, que mais parecia discurso de campanha para os seus seguidores, e não para lideranças mundiais e jornalistas especializados. Era melhor ter ficado aqui cuidando do filho chorão e enviado o Posto Ipiranga no lugar.

    ResponderExcluir
  10. Isso dá a dimensão da extrema-imprensa que temos no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Os esquerdopatas só jogam contra o Brasil, são inimigos da decência, querem para nós um futuro venezuelano , portanto não merecem consideração nem respeito, pois são paus que nascem tortos e morrem tortos.

    ResponderExcluir
  12. Só rindo desses idiotas sem caráter nenhum.

    ResponderExcluir
  13. https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2019/01/flavio-bolsonaro-homenageou-em-2004-major-preso-em-acao-contra-milicia-no-rj-cjr7r2qcz00gk01nx1os7pd3x.html

    ResponderExcluir
  14. Veja reportagem de dois jornaizinhos internacionais sobre o discurso do dito mito.
    Para o Le Monde, Bolsonaro “se satisfez em fazer o mínimo” e seu discurso “não deve ir para os anais” de Davos. Ficou “se agarrando aos cartões, levados ao palco por auxiliar”, e “escapou das perguntas”.

    O New York Times descreveu o presidente brasileiro como “a face do populismo” em Davos, alguém que copia o americano Donald Trump até na insistência em “vestir casaco de inverno, apesar de falar numa sala aquecida”.

    ResponderExcluir
  15. e a Rede Bobo, então, que tratou de adequar o discurso do presidente à sua agenda, inventando uma historinha de que o chanceler Araujo não saberia a diferença entre globalismo e globalização...

    quase disseram que Bolsonaro cedeu aos valores da lacração e, de um "radical de direita", virou um moderado progressista...

    ResponderExcluir
  16. A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada querem um regime cubano/venezuelano no Brasil, a hipocrisia impera nestas plagas.

    ResponderExcluir
  17. Enquanto a mídia internacional dá um "positivo" para o presidente Bolsonaro, expressiva parte da mídia brasileira procura dar ênfase em detalhes que possam gerar imagens negativas. E sacanas que são, esses cronistas do quanto pior melhor imputam aos brasileiros a tarja de portadores de "complexo de vira-latas"... Eis esse exemplo que o Editor do Blog está noticiando, sobre o El Pais (Espanha) e a redação brasileira do site do mesmíssimo El Pais!!!

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que existe a Internet. Jornalismo desse jornal é simplesmente asqueroso, como de fato é a maioria da imprensa, alinhada ao globalismo. Estão destinados a desaparecer.

    ResponderExcluir
  19. Famosa duas caras. Esquerdofrenia é assim mesmo. Finge ser forte com os fracos e foge quando vê um mais forte.

    ResponderExcluir
  20. Constata-se que o que interessa para esses jornalistas no Brasil não é a verdade dos fatos, mas denegrir um governo, com menos de um mês, sabotando-o.
    E por falar nisso: as bolsas caíram no mundo todo. Nada a ver com o discurso de Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  21. Eu já havia percebido que esta versão em português é descaradamente tendenciosa para a esquerda. Os esquerdistas têm medo de chegar próximo a um cupinzeiro temendo pelo estrago que pode ocorrer na cara deles.

    Sebastião

    ResponderExcluir
  22. caro políbio

    tínhamos que saber o quanto impactam mídias tipo essa
    el pais
    folha de sp
    globo

    porque penso que se o editor e demais frentistas
    (porque não somos esquerdistas nem direitistas)
    nunca mais publicarem notas sobre estes mesmo,
    acredito que serão esquecidos com o tempo.

    ResponderExcluir
  23. A versão brasileira é igual à do editor, quatro postagens abaixo. Vai dizer que é errada ou distorcida?

    ResponderExcluir
  24. Diferente da mídia informativa que tem militantes ao invés de jornalistas temos militantes, temos duas opiniões diferentes num mesmo jornal

    ResponderExcluir
  25. Toda crítica ao novo governo é feita por "lulopetista"?

    ResponderExcluir
  26. KKKKK camisa de força para esses jornalistas, jejeje

    ResponderExcluir
  27. Inveja da esquerdalha imunda.

    ResponderExcluir
  28. Essa fente esta apavorada...sabem que Nunca mais tomarão as redeas do Brasil.

    ResponderExcluir
  29. O bom disso tudo é que ficamos sabendo quem é quem. Agora é só fazer a triagem....e destruir essa gente.

    ResponderExcluir
  30. Conclui-se que o jornal El País Brasil é puro fake news, uma versão "tabajara" e "vermelha" da matriz do jornal espanhol.

    ResponderExcluir
  31. O jornal disse exatamente o mesmo que o editor do blog. Será que aui também impera uma visão "lulopetista"?

    ResponderExcluir
  32. Melhor discurso impossível. O Presidente Bolsonaro mostrou ao mundo que no Brasil não é somente corrupção. Temos um potencial macro econômico para desenvolver o país e é esse o desejo do povo. Todos trabalhando para recuperar o Brasil. Parabéns Presidente!

    ResponderExcluir
  33. 58 milhões que deram seus votos para o Presidente Bolsonaro tem esperança e convicção que sairemos da maior crise já contada na História do Brasil.

    ResponderExcluir
  34. A bem da verdade o pessoal da redação espanhola tem tendências socialistas.
    O pessoal da redação da versão brasileira é constituído por comunistinhas baratos e adeptos do lulopetismo, sendo acobertadores de malfeitos do seu guru e asseclas.

    ResponderExcluir
  35. Amigão, observe que a matéria é exatamente a mesma e escrita pela mesma pessoa. Algum editor chefe editou a chamada. Se foi aqui ou na Espanha, jamais saberemos.

    ResponderExcluir
  36. Passando vergonha você também? A tradução de anima nesse caso é de PEDE, ou seja, Bolsonaro PEDE aos executivos que invistam no Brasil hahahahaha Quer passar essa vergonha no débito ou no crédito?

    ResponderExcluir
  37. Putz, "anima" em espanhol e falso cognata, portanto a versão está correta, a propria jornalista corrigiu o Bolsonaro filho. Estao com síndrome de perseguição? Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. Putz, "anima" em espanhol e falso cognata, portanto a versão está correta, a propria jornalista corrigiu o Bolsonaro filho. Estao com síndrome de perseguição? Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  39. O Políbio só esqueceu de dizer que as duas matérias (a em espanhol e a em português) são assinadas pela mesma "jornalista".

    Basta ampliar a foto que está ali o nome da "jornalista": Alicia González nas duas matérias.

    ResponderExcluir
  40. Pessoal, "ANIMA" é um falso cognato. Leiam os dois textos, eles falam a mesma coisa. O que vocês estão fazendo é traduzindo errado o título.
    Estão criticando a jornalista e o jornal, porém esta certo e com certeza vocês nao se deram o trabalho de ler as matérias.

    ResponderExcluir

  41. Caro Políbio, esperava uma análise mais aprofundada de um jornalista como você ou que pelo menos que soubesse um pouco de espanhol antes de sair publicando merda. Trata-se de um falso cognato. ANIMA = IMPLORA
    https://twitter.com/agvicente/status/1088074098952032261

    ResponderExcluir
  42. As matérias são exatamente iguais, basta ler.

    Espanhola: https://elpais.com/economia/2019/01/22/actualidad/1548180154_823650.html

    Brasileira: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/22/economia/1548182020_953667.html

    A autora deu a seguinte resposta sobre essa confusão de títulos: Señr @BolsonaroSP you are doing a bad translation of the Spanish, a false friend. “Anima” means asks not convincing investors. Regards twitter.com/bolsonarosp/st…

    Vocês podem conferir no twitter da mesma: https://twitter.com/agvicente

    ResponderExcluir
  43. Quer ver várias entrevistas de Sérgio Moro? Veja os vídeos no blog Portão de Notícias.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/