IPC-Fipe de novembro reforça cenário benigno de inflação ao consumidor

O IPC-Fipe aumentou 0,15% em novembro (ante 0,48% em outubro), de acordo com dados divulgados há pouco pela Fipe.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado (0,20%).

Dentre os grupos, alimentação e transportes foram os principais vetores da descompressão, com variações de 0,08% e -0,51%, respectivamente. Dentre os itens de alimentação, houve queda generalizada, já dentro de transportes, gasolina foi o principal responsável pela queda. Além disso, habitação também continuou o movimento de descompressão (-0,06%), refletindo os efeitos da mudança de bandeira tarifária para amarela em novembro. Em sentido contrário, despesas pessoais aceleraram neste mês, com uma alta de 1,14%. 

Em doze meses o IPC-Fipe acumulou alta de 3,49%, patamar bastante confortável. Para dezembro, espera-se nova desaceleração, quando o índice deve terminar no campo negativo.

Um comentário:

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/