Artigo, Fernando Henrique Cardoso - Um novo caminho

A última eleição foi um tsunami que varreu o sistema político brasileiro. Terminou o ciclo político-eleitoral iniciado depois da Constituição de 1988. Ruiu graças ao modo como se formaram os partidos, o sistema de voto e o financiamento das campanhas. A vitória da candidatura Bolsonaro funcionou como um braço cego da História: acabou de quebrar o que já estava em decomposição. Há muitos cacos espalhados e há a necessidade de reconstrução. Ela será feita pelo próximo governo? É cedo para dizer.

O sistema político-partidário não ruiu sozinho. 

As fraturas são maiores. Antes, o óbvio: a Lava Jato mostrou as bases apodrecidas que sustentavam o poder, sacudiu a consciência do eleitorado. Qualquer tentativa de reconstruir o que desabou e de emergir algo novo passa pela autocrítica dos partidos, começando pelo PT, sem eximir o MDB e tampouco o PSDB e os demais. Na sua maioria, os "partidos" são sopas de letras, e não agremiações baseadas em objetivos e valores. Atiraram-se na captura do erário, com maior ou menor gula.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

  1. O FHC sempre fez de tudo para barrar as CPIs em seu governo. A maioria era por denúncia de descaminhos. Agora vem dar uma de leitão para mamar deitado.

    ResponderExcluir
  2. FHC é falso, oportunista e mentiroso.
    Parei de ler o texto no início do segundo parágrafo.
    O que ele escreve ou fala, mesmo podendo ter algum sentido, é feito para enganar e apresentar uma falsa intelectualidade.
    Não vale a pena perder tempo lendo o que FHC escreve. É sem valor. Não se deve dar posteridade para essa pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Só juntos poderemos mais! Excelente! “ O povo unido jamais será vencido ”, porque “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo ”. Simples!

    ResponderExcluir
  4. E com tudo isto que escreve este velhote senil e caduco ainda apoiou o lado podre da disputa. Este THC não passa de um cínico, canalha e mentiroso.

    ResponderExcluir
  5. O povo nesses 14 anos da Extrema Esquerda no poder aprendeu que o mundo não pode e nem deve cultivar o ódio, a violência, e a corrupção. Com esses pensamentos ideológicos partidárioso país não chegará a lugar algum, pois além da falta de inteligência, também existe um alto grau de burrice. Como só aprendemos agora todos pagaremos essa maldição que pairou no Brasil nesse tempo todo. Não é mais possível a população aceitar essas ideologias do atraso.

    ResponderExcluir
  6. ---
    FHC?
    Ô Políbio,
    respeita o teu público.
    ---

    ResponderExcluir
  7. ---
    FHC ?
    Ô Políbio, tem dó, né...
    Respeita o teu público.
    ---

    ResponderExcluir
  8. Representante dos que governaram errado nos últimos 22 anos. Que dominaram o Brasil desde as diretas já, que roubaram os cofres públicos. Vaza que não tem nada para contribuir.

    ResponderExcluir
  9. Para Fernando Cardoso a direita nunca merece "justificação" mesmo quando ela age corretamente para melhorar o país. Mas a esquerda é digna e benevolente, basta que corrija seus erros. Lembrando que "direita" é qualquer corrente que não seja de esquerda. Quanto aos 100 milhões de cadáveres nem um pio.

    ResponderExcluir
  10. Mas ... do que esse elemento está falando?
    Ele fez parte desse sistema corrupto.
    Não está se fragmentando; ao contrário, a nação brasileira está se construindo a despeito da política corrupta que ganhou força bárbara com a constituição de 1988.
    Tudo o que se viu aqui foi um desfile dos muitos que, em passando pelo governo, acabaram, ou ainda vão acabar na cadeia ...
    Foi tudo um espetáculo de horrores onde a vítima sempre foi a nação e o algoz, os políticos e aqueles que gravitavam - ou deviam favores - em tornos deles, seja qual o partido ou o poder ...
    Fim de festa! O povo exige não só afastamento dessa gente, mas também a severa punição para aqueles que trataram e tratam a coisa pública com se por sobre ela tivesse direito inalienável.
    Cláusulas pétreas? Do que falam? Benesses para os de sempre?
    Ahh ... ainda não viram como o povão está furioso com eles ...

    ResponderExcluir
  11. ESSE VELHOTE COMUNISTA COM ESSE PAPINHO EM CIMA DO MURO NÃO ENGANA MAIS! VÁ PARA PQP!

    ResponderExcluir
  12. Engraçado é que FHC fala como se tivesse vivido na Finlândia. FHC fez parte de tudo isso e colaborou com a podridão que a Lava Jato expôs ao povo. A única saída correta seria a confissão pública de todos os crimes cometidos desde o começo. Caso contrário, é só conversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  13. Deveria ele mesmo pedir desculpas ao povo brasileiro. Sucateou as Forças Armadas para entregar o Brasil. Não adianta porque nós ja sabemos para quem vcs trabalham, dissimulado.

    ResponderExcluir
  14. Por que dar espaco pra esse comuna protetor do LULARApio?

    ResponderExcluir
  15. FHC: Calado, é um filósofo.
    Eleito, foi uma decepção.
    No exercício do poder, foi a escada para o PT.
    Devia vestir pijamas, e, recolher-se à insignificância dos que tendo tido meios e oportunidade; só mal fizeram ao país. E seu maior pecado, FHC: a urna eletrônica que manteve o PT no poder por 16 looongos anos.

    ResponderExcluir
  16. Velho safado.. não tem sequer a ombridade de ficar de boca fechada depois do desastre da esquerda do PSDB e de Lula apoiado e colocado no Poder por ele em 2002 ...traindo Jose Serra...o resultado taí e agora ainda vem dar palpite ?? cala sua bocarra de sovaco..

    ResponderExcluir
  17. Desculpem, mas comunas não tem mais nada pra dizer...

    ResponderExcluir
  18. Vai tomar no cu velho sem vergonha!!!

    ResponderExcluir
  19. Ó deuses do olimpo!Os comunistas só cometem destinos,porquê essencialmente são bons,o sistema é que corrompe!Basta que reflitam,entendam que cometeram alguns pecadilhos e digam,foi mau ,vamos nos emendar,pronto!Onde já se viu!O quê seria do mundo se não houvessem os comunistas para levar o homem ao iluminismo pleno?Faça me o favor,gente!Feladaputa do karaio!Vtnc.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/