Editorial, Estadão - STF, um poder desmedido

Um ministro do Supremo não pode suspender leis senão em situações excepcionais, nas quais o interesse público e a defesa da Constituição demandem uma resolução urgente.

Um levantamento do Estadão/Broadcast revela que estão à espera de julgamento pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nada menos que 75 liminares concedidas por ministros suspendendo leis, decretos, resoluções e medidas provisórias. Algumas datam de 2010 – ou seja, são decisões que, malgrado seu caráter provisório e monocrático, ganham ares de resoluções definitivas, em razão do longo tempo em que estão em vigor.

Há vários problemas relacionados a essa situação. O primeiro deles é o excessivo recurso à liminar monocrática em temas que demandam decisão colegiada, como o controle da constitucionalidade. Por mais bem preparado e bem-intencionado que seja, um ministro do Supremo não pode suspender leis senão em situações excepcionais, nas quais o interesse público e a defesa da Constituição demandem uma resolução urgente. O volume de liminares monocráticas indicado pelo levantamento do Estado demonstra que esse cenário está longe de ser raro, o que encontra críticos inclusive dentro do próprio Supremo. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

  1. Olha a qualidade do nosso congresso e entenderá porque tantas leis precisam ser barradas pela justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo: olha a qualidade dos nossos eleitores. Lembrando que as leis são feitas pelos parlamentares, e eles não estão lá por nenhum outro motivo a não ser representar quem os escolheu.

      Por exemplo: sabes por que Bolsonaro tem poucos projetos de lei que vingaram? Não? Eu vos digo: porque a maioria dos seus pares no parlamento representa, proporcionalmente, a maioria de imbecis possuidores de título eleitoral.

      Reflita@

      Excluir
  2. Boas ou não, as leis sancionadas devem ser cumpridas, inclusive pelos apequenados.

    ResponderExcluir
  3. O contrário também é fato4 de agosto de 2018 às 07:56

    Olha a qualidade do STF e entenderá porque determinadas leis são “modificadas” pela justiça.

    ResponderExcluir
  4. Urge desmantelar o STF comunistas... é a nossa tarefa mais urgente para reformar o Brasil....O entulho comunista só será removido após a remoção do entulho maior que é o STF....

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/