Perondi tira nota para negar apologia ao nazismo, antes pelo contrário

Irrefletidamente, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) repudiou nesta sexta-feira as declarações de Darcísio Perondi. A federação desconsiderou a trajetória de Perondi e descontextualizou a fala do parlamentar, fazendo leitura inaceitável sobre o que ele disse na Câmara.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) em nota que enviou esta noite ao editor, negou que tenha feito apologia ao nazismo e ao fascismo durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) realizada na quarta-feira ao criticar o relator da denúncia contra Michel Temer, Sergio Zveiter (PMDB-RJ). 

Darcisio Perondi afirmou que está claro que ele se referia às práticas nazistas e fascistas de não respeitarem as leis e que em nenhum momento a questão religiosa foi mencionada. O deputado reafirmou seu apoio ao povo judeu e pediu desculpas a todos os que se consideraram involuntariamente atingidos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota de Perondi e recupere o que ele disse na CCJ.

Baleia Rossi vai substituir Zveiter na CCJ

O líder do PMDB, Baleia Rossi, vai substituir o deputado Sérgio Zveiter na CCJ. Zveiter foi relator do pedido de ação contra Temer.

Agora,é apenas membro da CCJ e pode cair.

Baleia Rossi já retirou Zveiter da posição device-líder.

71% reprovam a área da segurança pública do governo Sartori

71% dos leitores reprovam o governo Sartori no quesito segurança, segundo enquete que o leitor acaba de concluir.

39% concederam nota zero e 32% ficaram com nota 3.

As demais notas:

5 - 17%
7 - 6%
10 - 4%

A nova enquete (aí ao lado, à direita, acima) pergunta se o leitor acha que Temer deve ou não concluir o mandato.

Eike já produziu 8 anexos de proposta de delação que citam Lula, Cabral e Mantega

O empresário Eike Batista e seus advogados produziram ao menos oito anexos da sua proposta de delação premiada que será entregue ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio. Neste momento, os principais nomes citados na colaboração de Eike são o ex-presidenteLula, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Eike deve detalhar lobby que teria sido feito por Lula em favor das empresas do grupo X. O empresário, no entanto, irá ponderar que o petista nunca fez nenhum pedido formal para que contribuísse nas campanhas eleitorais. No caso de Mantega, ele pretende detalhar pedido do ministro para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões, no interesse do PT. Eike já prestou depoimento no ano passado à força-tarefa da Lava-Jato, em Curitiba, sobre o tema.

Já Cabral teria cobrado propina de ao menos duas empresas de Eike, a petroleira OGX e a OSX, braço de construção naval do grupo.

Manuela nega cumprimentos ao deputado Marcel Van Hatten

A deputada comunista Manuela D'Ávilas passou a negar cumprimentos ao deputado Marcel Van Hatten, que está amuado com a falta de fair play da colega.

Sartori é candidatíssimo à reeleição

O governador José Ivo Sartori é candidatíssimo à releição.

Dossiê sobre o ator José de Abreu é escabroso

Brasília, WhatsApp

O deputado Sóstenes Cavalcanti, DEM do Rio, vai divulgar escabroso dossiê sobre as verbas arrecadadas pelo ator lulopetista José Abreu no ministério da Cultura, tudo à época dos governos Lula e Dilma.

José Abreu é ator da Rede Globo.

Moro manda oficial de justiça intimar Lula em casa

Ao lado, fac simile da intimação.

O jornal O Estado de S,. Paulço informou hoje que no dia em que decretou a condenação de Lula, o juiz Sérgio Moro emitiu ordem para que um oficial de Justiça de São Bernardo do Campo notifique o petista sobre a decisão.

E mandou junto o inteiro teor da sentença.

Lula já tinha notícias de tudo via seu advogado, porque o ex-presidente já tinha dito que não lê nada além, de um parágrafo.


O oficial tinha cinco dias para intimar Lula da sentença, segundo a carta precatória reproduzida pelo Estadão.

Gaúchos farão ato pelas vítimas ao Voo da TAM, 2007. Será segunda-feira na Praça da Matriz.

Homenagem aos 10 anos de falecimento dos integrantes do sindicato Sinapers e demais vítimas do acidente aéreo com o voo JJ 3054, da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2007.

Dia 17/07 – segunda-feira
11h - Homenagem na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, local onde se reuniam as tricoteiras do Movimento do Tricô dos Precatórios, do Sinapers - com a participação da Banda da Brigada Militar.
11h30min - Doação das mantas produzidas pelas Tricoteiras do Movimento Tricô dos Precatórios para a SPAAN – entidade assistencial a idosos.
11h45min – Revoada de balões.
12h10min – Missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, com a participação do Coral Sinapers Encanto e Coral da Sefaz.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

Padilha diz que o jogo mudou no caso da aceitação da denúncia contra Temer

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta sexta-feira que o governo não ficou frustrado com o fato de a votação da denúncia contra Temer em plenário ter ficado somente para agosto.

O ministro falou esta manhã para a Rádio Gaúcha:

— O governo não tem mais preocupação em colocar quórum. Quem tem preocupação é quem quer que seja colocada a denúncia. Logo, a oposição.

Sobre a votação da denúncia no plenário, marcada para o dia 2 de agosto, o ministro-chefe da Casa Civil afirmou que, somados os votos dos partidos que fecharam questão com o governo, chega-se a 207. Um deles é o próprio PMDB. Além desses, o ministro calcula que terá votos também nas bancadas do PSDB, do PSB e do Democratas.

E avisou:

— Isso tudo soma acima dos 207. Aí você vai entender porque a oposição não quer dar quórum.

Prévia do PIB em maio tem maior recuo desde agosto de 2016.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado — ajustado para o período — recuou 0,51% entre abril e maio, conforme dados divulgados nesta sexta-feira. 

É o pior resultado desde agosto do ano passado, quando o indicador havia caído 0,69% em relação a julho.

Conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

O índice passou de 134,46 pontos para 133,77 pontos na série dessazonalizada. Esse é o menor patamar para o IBC-Br com ajuste desde janeiro, quando estava em 133,08 pontos. O resultado é interpretado como o primeiro com potencial influência da crise política, deflagrada em meados de maio, depois da delação da JBS.

Opinião do editor - Agora, Janot, o lulopetismo e seus inocentes úteis aliados, terão que contar com 2/3 dos deputados para abris sessões da Câmara

Ao obter duas vitórias esmagadoras e sucessivas na CCJ da Câmara, o presidente Michel Temer acabou aplicando uma chave de braço na oposição lulopetista, seus inocentes úteis aliados, no deputado Rodrigo Maia e no procurador Rodrigo Janot.

Rodrigo Janot perdeu a iniciativa do jogo que começou a jogar quando anunciou que fatiaria os pedidos de abertura de ações criminais contra o presidente.

O que aconteceu ?

Aconteceu que Michel Temer demonstrou contar com maioria esmagadora na CCJ, onde a oposição poderá até colocar 50% mais um dos deputados para abrir as sessões, mas não terá possibilidade alguma de reunir 342 deputados, 2/3 do total, para abrir sessões na Câmara, como manda a lei.

Isto significa que qualquer novo pedido de Janot será repelido na CCJ e só chegará ao plenário se e quando Michel Temer quiser.

E ele só decidirá sobre isto quando for de sua conveniência;

Opinião do editor - O jogo da reforma trabalhista mudou de mão dentro e fora do Congresso

Deputados, senadores, sindicalistas e jornalistas que apostaram em vetos na lei que mudou a legislação trabalhista, ficaram desarvorados quando o presidente Michel Temer não fez isto e promulgou tudo do jeito que recebeu do Senado.

É que durante a votação no Senado, Temer mandou carta ao presidente Eunício Oliveira, comprometendo-se com a mudança de pontos específicos do projeto, mas exigindo a votação  na sua integralidade, porque em caso contrário a reforma voltaria para novo turno de votações na Câmara.

Temer traiu seu compromisso ao não apor vetos ?

É que ele não prometeu vetos, mas mudanças de acordo com os pontos que  elencou.

Não fará isto ?

Fará, mas não da forma como deputados, senadores, sindicalistas e jornalistas esperavam. É que o presidente anunciou ontem a noite que cumprirá o prometido via MP, mas que durante os próximos quatro meses discutiria tudo com deputados, senadores, líderes partidários e sindicalistas, visando aprimorar e até melhorar os pontos da reforma.

Qual é o jogo ?

Os deputados, senadores, líderes partidários e sindicalistas irados comerão a partir de agora e durante quatro meses nas mãos de Temer.

Pelo menos durante os próximos quatro meses, terão que se comportar.

No mínimo.

Temer é o melhor dos três presidentes eleitos pelo PT

Michel Temer comprova que é o melhor dos três presidentes eleitos pelo PT.

Petrobras reduz preço da gasolina em 1,9%; diesel sobe 0,7%

Em novo ajuste, a Petrobras anunciou nesta sexta-feira, redução de 1,9% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 0,7% no diesel. Os novos valores valem a partir deste sábado, 15.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

A estatal perdeu participação de mercado no primeiro semestre, por conta de competidores que estavam trazendo combustíveis mais em conta do exterior, aproveitando o momento de recuperação de margens, adotado pela estatal. Com isso, as refinarias da Petrobras estavam trabalhando com menores patamares de utilização da capacidade, o que significa que o custo de produção de cada litro estava saindo mais caro para a companhia.

Falta de quórum impede leitura do parecer da CCJ que rejeita denúncia contra Temer

A base aliada do governo não conseguiu manter 51 deputados em Brasília, nesta sexta-feira, para fazer a leitura do parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Como apenas 24 parlamentares registraram presença na Casa, a sessão não pôde ser aberta e essa leitura foi adiada para segunda-feira, último dia antes do recesso parlamentar.

Governo insiste com o nome de Grippa para a Fundação CEEE

O ex-diretor da CEEE Moacir Grippa será o novo conselheiro da Fundação CEEE, depois de ter sido vetado no ano passado para a presidência da entidade.

Há forte oposição ao nome de Grippa.

A Fundação CEEE mexe com ativos bilionários de R$ 6,5 bilhões.

A indicação de Grippa é do governo estadual e acontece depois da inopinada renuncia de Danielle Cristine da Silva, porque ela não poderia acumular este cargo com o de diretora do RS Prev, o instituto de previdência complementar criado pelo Piratin.

O mundo continua falando do Lula condenado

O norte-americano The Guardian relatou que a ‘decisão judicial marcou um impressionante revés para Lula’, a quem classificou como ‘um dos políticos mais populares do país’.

Os jornais ao redor do planeta destacaram, nesta quinta-feira, 13, o que chamaram de ‘provocadora’ e ‘desafiadora’ defesa pública e a promessa de candidatura às eleições de 2018 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira fala após ser condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro. A declaração do petista de que ele ‘não está fora do jogo’ após sua sentença foi o principal combustível para a repercussão internacional da data seguinte à pena na Lava Jato.

Leia a reportagem completa de Luiz Vassalão, Estadão:

Ainda nos Estados Unidos, o The Washington Post afirmou, em um artigo, que, em meio à crise econômica, os brasileiros estão ‘abandonando o otimismo de Lula’ e classificou o petista como o homem que já foi ‘campeão das massas’, mas agora foi condenado a crimes ‘exclusivos das elites brasileiras’.   “a resposta silenciosa à prisão de Lula de seus apoiantes mostra o quão longe o político de uma vez amado caiu”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

ONU pede que Maduro respeite consulta popular da oposição

A ONU pediu nesta sexta-feira que a Venezuela respeite o plebiscito que a oposição quer realizar contra a Assembleia Constituinte convocada pelo ditador Nicolás Maduro e denunciou o uso de tribunais militares para julgar civis.

O apelo coincide com a publicação de dados, por parte do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), mostrando que o número de pedidos de asilo feitos por venezuelanos aumentou nos últimos meses. Cerca de 52 mil requerimentos foram registrados desde janeiro, mais do que o dobro de todo o ano anterior. "A situação na Venezuela continua muito preocupante", declarou à imprensa uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Liz Throssel.

Desde o início das manifestações contra o governo tirano Nicolás Maduro, em 1º de abril, pelo menos 92 pessoas morreram, e 1.519 ficaram feridas, relatou, citando a Procuradoria-Geral da Venezuela.

Presidente do PT de SP é denunciado por desvios no "Museu do Lula"

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e atual presidente estadual do PT, Luiz Marinho, por dispensa ilegal de licitação e peculato na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador. A denúncia, subscrita pela procuradora da República Fabiana Rodriguez de Sousa Bortz, foi distribuída para a Justiça Federal em São Bernardo do Campo.

Além de Marinho, a procuradoria acusa outros 21 envolvidos no empreendimento. O ex-prefeito e os outros acusados foram investigados na Operação Hefesta - ação integrada da Procuradoria da República, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União -, desencadeada em dezembro do ano passado.

A procuradoria aponta suposto desvio de R$ 7,9 milhões no projeto idealizado por Marinho para abrigar acervo da história sindical no ABC paulista.

Economia brasileira recua 0,51% em maio

Após avançar 0,15% em abril (dado já revisado), a economia brasileira registrou recuo em maio de 2017. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) do mês teve baixa de 0,51% em maio ante abril, com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira, a instituição.

O índice de atividade calculado pelo BC passou de 134,46 pontos para 133,77 pontos na série dessazonalizada de abril para maio. Este é o menor patamar para o IBC-Br com ajuste desde janeiro (133,08 pontos). Além disso, o resultado do índice é o primeiro já com potencial influência da crise política, deflagrada em meados de maio.

Artigo, José Nêumanne, Estadão - Um herói sem caráter nenhum

Líder sindical que vendia greves, informante da ditadura que combatia e político paparicado. Na foto, no "camburão"do Dops a caminho da "prisão".

Quando alguém pede um autógrafo num exemplar de meu livro O que Sei de Lula (Topbooks, Rio de Janeiro, 2011), minha definição favorita para o protagonista que perfilei em suas 522 páginas é “Macunaíma de palanques e palácios”. É necessária, contudo, uma pequena inversão na frase com que Mário de Andrade definiu magistralmente seu personagem-símbolo da brasilidade, “um herói sem nenhum caráter”. Lula talvez mereça uma definição com uma troca de lugar do pronome indefinido na frase: “um herói sem caráter nenhum”.

Conheci-o em 1975, quando acompanhei sua ascensão à condição de maior dirigente sindical da História ao preparar, negociar e dirigir as greves que ajudaram a extinguir a longa noite da ditadura tecnocrático militar. Quase meio século depois, contudo, o empreiteiro Norberto Odebrecht, herdeiro e herdado da construtora encalacrada na corrupção da Lava Jato, contou que lhe pagou propinas para evitar greves. Ou seja, o maior líder operário teria sido também o maior “traíra” da História do movimento obreiro, tendo chegado ao ponto de tirar proveito pessoal de sua condição de condutor de massas.

As greves espetaculares dos metalúrgicos do ABC, lideradas por ele de um palanque armado no centro do Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, contestaram a estrutura legal do peleguismo varguista, que perdurou na ditadura.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Programa Gaúcho de PCHs quer alavancar investimentos de R$ 3 bilhões

O governo gaúcho lançou nesta quinta-feira o Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas. Foi apresentado o inventário de 91 projetos viáveis de licenciamento ambiental para geração de energia hídrica no Rio Grande do Sul. 

O potencial de investimentos é de R$ 3 bilhões. Deste valor, R$ 15 milhões serão destinados a unidades de conservação ambiental. O programa gera 12 mil novos postos de trabalho diretos e 480 megawatts de energia elétrica, o que equivale ao abastecimento de 1,4 milhão de residências.   


Para viabilizar os empreendimentos, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) elaborou portaria com novos critérios e diretrizes para licenciamento, indicando estudos ambientais e procedimentos para obtenção da licença ambiental de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Também foi anunciada a adequação dos portes dos empreendimentos e ajustes no valor do ressarcimento de custos do processo que podem chegar a 80% de desconto nas taxas.

CLIQUE AQUI para ler explicações completas no site do governo do RS.

Temer vai mandar o PSDB para casa

O presidente Michel Temer só aguardará a votação do seu caso pelo plenário da Câmara para mandar o PSDB embora para o muro, isto é, para casa.

Ontem, a maioria dos deputados do PSDB votou contra o presidente na CCJ.

Congresso aprovou LDO e entra em recesso

O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 na noite desta quinta-feira. O projeto foi aprovado em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e Senado. 

Com a aprovação do texto, o Congresso fica liberado para entrar em recesso a partir de terça-feira.

Lulopetistas fazem protesto contra Temer na Esquina Democrática.

Sindicatos, entidades de classe, estudantes, representantes de partidos políticos e movimentos sociais, todos ligados ao lulopetismo, foram ontem à tardinha até a Esquina Democrática, Porto Alegre,m para protestar contra Temer e a favor de Dilma e Lula.

O editor, que estava nas imediações, contabilizou 232 manifestantes e confirmou que não houve distribuição de sanduíches de mortadela.

Não houve incidente.

Polícia Federal abre inquérito contra Jairo Jorge (PDT) e Beto Albuquerque (PSB)

Ambos dizem que são inocentes.

Jairo Jorge, ex-prefeito pelo PT em Canoas, é o atual candidato do PDT ao Piratini, enquanto que Beto, PSB, disputa uma cadeira no Senado.

Já estão no MPF e na PF as denúncias contra o ex-prefeito Jairo Jorge e o ex-deputado Beto Albuquerque, envolvidos na delação premiada de Alexandrino Alencar, executivo da Odebrecht. 

O MPF pediu que a PF abra inquérito contra os dois e inicie investigações.

Os políticos foram citados como supostos beneficiários de vantagens indevidas pelo menos nos dois últimos pleitos dos quais participaram. Alexandrino Alencar apontou uma série de práticas criminosas por parte da empreiteira. Ele delatou que os valores encaminhados a Jairo Jorge tinham como objetivo facilitar a execução de uma obra na ERS 110, que acabou nunca sendo realizada.

Temperatura irá a 30 graus nesta sexta-feira de pleno inverno gaúcho.Segunda-feira poderá nevar.

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O Rio Grande do Sul terá novo dia de sol nesta sexta-feira. O dia começou quente e com formação localizada tanto de nevoeiro como de neblina.

Em pleno inverno, as temperaturas máximas de hoje ficarão ficam perto dos 30ºC em várias cidades.

Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 13°C e 31°C.

O calor deve se intensificar com máximas acima de 30ºC em maior número de cidades,com temperaturas altas também para sábado e domingo.

Na segunda-feira, a temperatura despencará e poderá nevar na Serra do RS.

Plenário da Câmara examinará dia 2 de agosto pedido para processar Temer

O deputado Rodrigo Maia definiu 2 de agosto como a data na qual o plenário votará a admissibilidade da ação proposta ao STF contra o presidente Michel Temer.

Ontem a noite, a CCJ da Câmara rejeitou por duas vezes seguidas o pedido de autorização feito pelo STF.

PDT e PT do RS unidos contra PMDB na CCJ.

Contra Temer e a favor do lulopetismo

Afonso Motta (PDT-RS) 
Marco Maia (PT-RS) 
Maria do Rosário (PT-RS) 
Pompeo de Mattos (PDT-RS) 

A favor de Temer e contra o lulopetismo

Alceu Moreira (PMDB-RS) 
Darcísio Perondi (PMDB-RS) 

Taline diz no Correio do Povo que PMDB gaúcho é tão sujo quanto o PMDB do Brasil

A colunista Taline Oppitz, jornal Correio do Povo, depois de usar toda a edição de hoje para defender o lulopetismo e atacar Temer, mandou ver contra o PMDB do RS:

- Depois dos votos de Alceu Moreira e Darcísio Perondi na CCJ, o PMDB do RS não é diferente do PMDB do Brasil.

E fustigou:

- Na prática, são (sujos) iguais.

Ela também adotou o discurso lulopetista de que as sucessivas vitórias de Temer no Congresso são verdadeiras derrotas.

Corrompido pela Odebrecht, o ex-presidente do Peru, o comunista Ollanta Humala, já está preso.

O comunista ex-presidente peruano Ollanta Humala (foto ao lado, ao se apresentar)e a mulher dele, Nadine Heredia, se entregaram à Justiça, que determinou prisão preventiva de 18 meses para o casal por lavagem de dinheiro proveniente de doações de ilegais da Odebrecht.

Nadine é amiga carnal de Lula e do PT. Eles aproximaram Nadine e Humalla da empreiteira.


Pelo Twitter, Ollanta Humala disse: 

- Esta é a confirmação de abuso de poder, à qual vamos enfrentar, em defesa de nossos direitos e dos direitos de todos.

Lula repetirá este tipo de discurso quando for preso.

FMI projeta PIB melhor para o Brasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, nesta quinta-feira, de 0,2% para 0,3% a previsão de crescimento do PIB do Brasil para 2017:

2017- 0,3%
2018 - 1,7%
2019 - 2%

O FMI admitiu  que a crise política "lança uma sombra" sobre suas projeções, que poderão ser piores ou melhores, dependendo do seu desfecho.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/