Eis os resultados em Arvorezinha, Salto do Jacuí, Butiá, São Vendelino e São Vicente

Novas eleições para prefeito, RS

Arvorezinha
Rogério, PDT - 50,84%
Jaime, PP - 49,16%

Salto do Jacuí
Claudio, PDT - 62,24%
Nico, PP - 37,76%

Butiá
Daniel, PT - 51,03%
Fernando, PP - 48,97%

São Vendelino
Evandro, PTB - 55,81%
Caren, PMDB - 44,19%

São Vicente do Sul
Paulinho, PMDB - 52,06%
Ferrando, PP - 47,94%

Marco Alba esmaga as esquerdas e Bordignon em Gravataí

Os Partidos de esquerda foram esmagados e humilhados em Gravataí. O PT, que comandou Gravataí durante quase 20 anos, ficou reduzido a pó de espiro, com 0-,97% dos votos.

O ex-prefeito Marco Alba, PMDB, acaba de ser reeleito em Gravataí, o maior dos seis municípios onde ocorreram novas eleições neste domingo.

No pleito de novembro, Alba perdeu para Daniel Bordignon, mas depois disto o candidato do PDT teve a candidatura impugnada, o que obrigou esta nova rodada.

O resultado final

Marco Alba, PMDB, 40,04%
Roisane Bordignon, PDT, 36,7%
Anabel Lorenzi, PSB, 19,56%
Rafael Linck, Psol, 2,48%
Valter Amaral, PT, 0,97%
Sadao Makino, PSTU, 0,31%

Brigada trará 100 policiais militares de Santa Maria para reforçar segurança em Porto Alegre

Mesmo com a chegada de homens da FNS, a população não vê a Brigada nas ruas de Porto Alegre.

Pelo menos 100 brigadianos chegarão nesta segunda-feira a tarde para reforçar o policiamento em Porto Alegre. Os policiais serão deslocados do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria. 

O comandante do policiamento na Região Central em entrevista ao Diário de Santa Maria, coronel Ricardo Alex Hofmann, o reforço à Capital não representará desfalque em Santa Maria (informações extraoficiais dão conta que seriam mais de 100) . Segundo ele, os policiais fazem parte de uma reserva da corporação, que é mantida preparada para deslocamentos a locais com grandes eventos, ou que exijam reforço no policiamento.

— É uma reserva da corporação que pode ser deslocada para atender grandes eventos, ações ou locais que exijam reforço na segurança pública.

Wambert Di Lorenzo propõe extinção do Memorial Luís Carlos Prestes

Na foto, Prestes encarcerado por longos anos, tudo por ordem de Getúlio Vargas, que mandou torturá-lo e enviou sua mulher, Olga Benário, para as câmaras de gás de Hitler. 

O vereador e professor Wambert Di Lorenzo, Pros, acaba de protocolar projeto de lei complementar para acabar com o Memorial Luís Carlos Prestes, previsto para o Parque Marinha do Brasil.
surdo que o poder público tenha um prédio em homenagem a um homicida, traidor da própria pátria. A missão dele era implantar um regime comunista e vender o país para a União Soviética.
No local, Wambert quer que a prefeitura erga o Museu de História e da Cultura do Povo Negro.

O vereador do Pros disse hoje ao editor:

- É absurdo  que o poder público tenha um prédio em homenagem a um homicida, traidor da própria pátria.

CLIQUE AQUI para ler toda a história revisitada pelo vereador do Pros.

"Será que tem fantasma?", diz Temer comentando saída do Palácio da Alvorada

Em entrevista à 'Veja', presidente disse que "a energia não era boa". Há quem diga que fantasmas de Marisa Letícia e de Dilma apareciam à noite para assombrar o presidente. 

Em entrevista para a revista Veja, o presidente Michel Temer revelou o que o incomodava no Palácio da Alvorada, a ponto de voltar com a família para o Jaburu depois de apenas uma semana na residência presidencial.

“O Palácio da Alvorada tem um monte de quartos, uns oito, todos muito grandes. Tudo muito amplo, bonito. Mas senti uma coisa estranha lá. Eu não conseguia dormir, desde a primeira noite. A energia não era boa. A Marcela sentiu a mesma coisa. Só o Michelzinho, que ficava correndo de um lado para outro, gostou. Chegamos a pensar: será que tem fantasma? (risos).”

Temer desistiu de morar no Palácio da Alvorada no começo de março, retornando com sua família ao Palácio Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência da República, onde mora desde 2011.

Até a revelação da entrevista, os assessores presidenciais diziam que ele não se adaptou ao palácio, de grandes proporções. Segundo eles, ele tem preferência pelo Jaburu, local mais aconchegante e com um estilo mais parecido ao de uma residência.

Apesar da mudança, ele pretende manter no Alvorada grandes encontros com parlamentares e eventos diplomáticos. O presidente mudou-se para a residência oficial da Presidência em 18 de janeiro e nesta terça-feira (28), ao retornar da viagem para a Base Naval de Aratu (BA) durante o carnaval, voltou direto para o Jaburu.

Ambos os palácios ficam às margens do Lago Paranoá, a poucos quilômetros do Palácio do Planalto.

Desde setembro, quando a ex-presidenta Dilma Rousseff desocupou o Alvorada, havia a expectativa da mudança da família para o local, mas algumas adaptações para o filho de Temer, de 7 anos, atrasaram o processo. Desde então, o presidente promoveu, no Alvorada, reuniões com líderes partidários da Câmara e do Senado para discutir a aprovação de medidas enviadas pelo governo ao Congresso.

Não perca Painel, 19h, William Waack, Globonews

Imperdível, esta noitinha, 19h, Painel, William Waack, Globonews.

Santa Maria, RS, pede ajuda

Atingida por forte tempestade nesta madrugada, a prefeitura de Santa Maria, RS, pede ajuda na forma de colchões, água, roupas e alimentos.

É só falar com a prefeitura para ajudar.

Pedro Malan, Estadão -Pressão estrutural por gastos públicos (1)

CLIQUE AQUI para ler, também, "Não há déficit na previdência social. É isto mesmo ?", O Globo.


Corremos o risco de um 'futuro adiado' se não nos erguermos à altura dos desafios do presente       

Este é o primeiro de uma série de três artigos sobre três processos de mudanças de longo prazo que marcaram nossa experiência ao longo de décadas passadas e continuarão a marcar décadas vindouras. Muito além dos debates de 2017-2018 e dos próximos mandatos presidenciais de 2019-2022 e 2023-2026.

As três mudanças de longo prazo estão na raiz da pressão estrutural por maiores gastos públicos no Brasil. Uma pressão que acabou por tornar imperativa a emenda constitucional sobre limites à expansão continuada desses gastos e da reforma da Previdência, ora no Congresso, sem a qual, entre outras, o Brasil não terá condições de retomar o crescimento sustentado com inflação sob controle e maior justiça social.

O primeiro processo, como pano de fundo, é o elo crucial entre mudanças demográficas e urbanização: o Brasil é hoje a terceira maior democracia de massas urbanas do mundo. O Brasil será um “case” (estudo de caso) de relevância e interesse global, dada a sua extraordinariamente rápida transição nessa área.

O segundo processo diz respeito às nossas flagrantes necessidades e carências de infraestrutura “física” (transporte, energia, portos, saneamento) e à força histórica do apelo ao “desenvolvimento nacional”, tido por muitos como “intensivo em Estado”.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Quando o povo acorda os governantes perdem o sono (12/03/2015) , por Ricardo Noblat

O PSDB distribuiu nota de apoio “irrestrito a todas as manifestações pacíficas e organizadas de forma apartidária em todo País”.


Diz que estará com seus militantes “ao lado dos que expressam o grande sentimento de indignação contra a degradação moral e os gravíssimos problemas socioeconômicos provocados por esse governo”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Herança maldita de Dilma, PT, acabou com 1/3 da economia de Caxias do Sul

Evolução do PIB de Caxias caiu 33,4% em seis anos. Os gráficos ao lado são da Zero Hora de hoje.

Em nenhum município do RS os efeitos devastadores da maior recessão em 117 anos foi medida com tanto rigor quanto em Caxias do Sul, RS, conforme demonstra reportagem consistente deste final de semana do jornal Zero Hora.

A herança maldita do PT (9% de queda do PIB em dois anos), foi esmiuçada nos seus grandes números pelos repórteres Cadu Caldas e Ivete Mazzaro (Clique aqui para ler a reportagem original). Os repórteres relataram que a recessão começou há três anos, como resultado da desordem provocada na economias pelo governo Dilma Roussef, pela indústria, ponto forte de Caxias do Sul e depois atingiu comércio e serviços. A crise não acabou. Janeiro, por exemplo, emplacou com vendas 13,1% menores no comércio lojista. No mesmo mes, o principal shopping center registrou desocupadas 20% das 400 lojas.

A atividade econômica encolheu a atividade econômica em 33%. 24,3 mil empregos foram perdidos em três anos

Rogério Furquim Werneck, O Globo - Contradições do modo de corrupção petista

Os desembolsos cresceram vertiginosamente ao longo do segundo governo Lula e do primeiro governo Dilma Rousseff

Brasília vive dias cada vez mais tensos. Com a perspectiva de divulgação da lista de Janot e de parte substancial das delações da Odebrecht, os nervos estão à flor da pele. Temendo que os complexos desdobramentos das delações possam paralisar de vez o Congresso, o Planalto vem tentando correr contra o tempo para, na medida do possível, adiantar o avanço da reforma da Previdência.

O clima de alta tensão vem tornando o debate mais confuso ainda do que já era. Em meio à crescente preocupação com a contenção de danos, não têm faltado esforços contorcionistas de racionalização antecipada do que vem por aí.


Os tucanos apressam-se a esclarecer que palavra de delator não é prova. E que é preciso todo cuidado para não confundir os vários tipos de caixa 2. O PMDB já não sabe mais o que alegar. E, na oposição, há agora quem argua que o centralismo do modo de corrupção petista não deve ser razão para que o partido seja injustamente execrado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Celso Ming, Estadão - A cobrança dos netos - CELSO MING

CLIQUE AQUI para ler, também, "A resistência das corporações", Marcos Lisboa.

Se essa reforma ficar apenas no cosmético e nas gambiarras, a atual geração corre o risco de ser acusada de egoísmo; a definição de um limite de idade é tecnicamente imprescindível

A reforma da Previdência Social é inevitável e inexorável, mas será incompleta.

Além disso, enfrenta grave potencial de conflito entre gerações e algumas grandes contradições. O que deixar de ser feito agora será dolorosamente cobrado no futuro, porque a conta será descarregada sobre os que vêm vindo aí.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Rigoroso, homossexual, ministro que julga Dilma e Temer quer chegar ao Supremo

Nesta reportagem da Folha de hoje, as repórteres Letícia Casado e Marina Dias contam que o ministro Herman Benjamin é admirado por se assumir homossexual, tratando de forma aberta o tema no ambiente conservador do Judiciário. Benjamin disse à Folha que isso não atrapalha seu trabalho nos tribunais superiores: "Não tenho como fazer juízo de valor sobre a percepção que terceiros têm da vida das pessoas e colegas". O magistrado elogia o ambiente de trabalho "extraordinário" do STJ.
Diz que é um "Tribunal da Cidadania", preocupado em zelar "fora e internamente, pelo respeito à dignidade da pessoa humana, sem discriminação de gênero, orientação sexual, raça, religião ou origem geográfica". 

Leia mais:

Não era sua especialidade, mas o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Herman Benjamin decidiu fazer desta a ação de sua vida.

E não era para menos. Aos 59 anos, o paraibano Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin é o relator do maior processo da história do tribunal, que pode cassar, por abuso de poder político e econômico, a chapa presidencial composta por Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014.
Precisou deixar de lado causas de direito ambiental e do consumidor, áreas nas quais é referência, para se debruçar com rotina quase acadêmica –com inúmeras horas de estudo e levantamento de detalhes– ao financiamento eleitoral.

Seu voto será histórico, e ele sabe disso. A amigos confidenciou recentemente que apresentará seu parecer em abril, antes do fim do mandato dos ministros Henrique Neves e Luciana Lóssio.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

SAP confirma R$ 40 milhões no centro de pesquisa de São Lepoldo

O valor do investimento será aplicado no centro de pesquisa da SAP em São Leopoldo (RS) e a empresa prevê abertura de 600 empregos no país

A produtora europeia de software corporativo SAP anunciou nesta quinta-feira acordo em que investirá  R$ 40 milhões em cinco anos para estímulo ao desenvolvimento de empresas de tecnologia no Brasil, com um foco inicial no agronegócio. O acordo envolve tecnologias como Internet das Coisas. .

No ano passado, o centro de pesquisa elevou em 25 por cento o número de contratações, adicionando 200 funcionários de um total de 800. A unidade é a sétima maior entre 19 centros de pesquisa da SAP no mundo.


“Por este acordo, a SAP se compromete a estabelecer uma rede de fomento a startups e aos pequenos negócios (…) que podem ajudar o Brasil neste caminho de mais eficiência na produção agrícola e em setores que se beneficiam da produção rural, como transporte e logística”, disse o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, em comunicado.

Dinheiro sujo rolou nas últimas eleições no RS, diz jornalista da RBS

A repórter Carolina Bahia conta na edição deste final de semana do jornal Zero Hora que dois doleiros gaúchos vão contar em delação premiada para quem e quanto deram de dinheiro sujo para candidatos a cargos públicos no RS.

Em 2016.

A jornalista não dá nomes.

Ela não costuma errar nas notas que publica.

Venda da Corsan pode render R$ 5 bilhões ao governo do RS

A privatização da Corsan renderia R$ 5 bilhões ao governo do RS.

Municípios gastam cada vez mais com segurança pública no RS

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado para registrar a evolução dos gastos dos municípios gaúchos com a segurança pública, obrigação constitucional do governo estadual:

Em milhões de reais

2012, 161,6
2013, 174,3
2014, 215,1
2015, 253,3
2016, 261,4

O roubo nos pedágios, de novo (por Raul Pont)

O artigo a seguir foi publicado pelo site Sul21, alinhado com o PT. O material é disponibilizado para que os leitores entendam como raciocina o lado que produziu a pior recessão em 117 anos (menos 9% do PIB em dois anos) e provocou 13 milhões de desempregados, além de ter quebrado o RS.

 No dia 16 de março, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza em Lajeado uma nova audiência pública sobre a retomada no Rio Grande do Sul de uma política de pedagiamento nas estradas federais (BRs 101/290/386/448). Na primeira audiência pública, realizada no DNIT em Porto Alegre o auditório ficou pequeno para o grande número de usuários, representantes de entidades, do Governo Estadual, prefeitos, deputados, sindicatos presentes à convocação da ANTT.


A proposta apresentada evidencia que esta e as outras agências de “regulação” estão capturadas pelas empresas que atuam no setor e não expressam nenhum compromisso com o interesse dos usuários e da cidadania. Agora, são reforçados pela sanha privatista do golpista e estelionatário governo Temer (PMDB). Golpista porque não há nenhuma prova objetiva que justifique o impedimento de Dilma além da maioria eventual no Congresso Nacional, mas sem base na Constituição. Estelionatário porque se elegeu sob o programa de 2014 e não conluio com os tucanos no projeto “Ponte para o futuro”, aliança neoliberal como PSDB.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Odebrecht confirma que Lula é o “Amigo” que aparece nas planilhas da empreiteira como dono de 23 milhões de reais

Veja foi a primeira a revelar as roubalheiras da organização criminosa, PT, e do seu chefe.

Os repórteres Rodrigo Rangel, Thiago Bronzatto, todos de Veja, confirmam na edição deste final da semana que um dos segredos mais bem guardados da delação premiada dos executivos da Odebrecht, cujos depoimentos deverão ser tornados públicos nos próximos dias, está prestes a ser revelado em detalhes: 

- O ex-presidente Lula era o “dono” de uma parte da milionária conta corrente que o PT mantinha junto à empreiteira.

O dinheiro, segundo as investigações, foi usado, entre outras coisas, para comprar um apartamento em São Bernardo do Campo.

Nos depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo que resultou na chamada “delação do fim do mundo”, não só Marcelo Odebrecht como outros dirigentes da empreiteira confirmaram que Lula é o misterioso personagem por trás do codinome “Amigo”, que em julho de 2012 tinha um crédito de 23 milhões de reais registrado no Departamento de Operações Estruturadas, como era chamada o setor de propinas da companhia.

Eduardo Cunha lança "Diário da cadeia"

O livro "Diário da cadeia", assinado pelo ex-deputado Eduardo Cunha, chegará às livraria no dia 27 deste mês.

Eduardo Cunha não revela quem é o verdadeiro autor do livro, uma vez que o nome do autor é um pseudônimo.

A editora estampa na capa uma referência ao livro que o verdadeiro Cunha  prometeu escrever na cadeia, intitulado "Impeachment".

O livro é mais uma peça na guerrilha do ex-deputado e seus aliados do PMDB.

Eleições para prefeito já começaram em seis municípios gaúchos

Em seis municípios gaúchos, os eleitores já votam para escolher novos prefeitos. Na Grande Porto Alegre, o único caso é Gravataí.

Lojista gaúcho desabafa depois de arrastão na na Charlie Brownie

O proprietário da loja Charlie Brownie, Tiago Schmitz, desabafou no Facebook na tarde de sexta-feira, depois que quatro ladrões armados anunciaram o assalto no estabelecimento que fica na Avenida Mariland, Porto Alegre.

A Brigada Militar está fora das ruas e a população é caçada, roubada e assassinada, mesmo pagando caro para contar com segurança públioca.

Leia a nota:

"Hoje, pela primeira vez, a loja da Charlie na Mariland foi assaltada. Ficamos em dúvida sobre "publicitar" o ocorrido pela repercussão negativa, mas é inevitável deixar passar em branco. Porto Alegre clama por socorro (...) Levaram celulares, fizeram clientes se abaixarem, ameaçaram um funcionário com arma, limparam o caixa e se foram felizes com nossa dignidade roubada (...) Não vamos desistir da nossa cidade que deveria ser alegre como dita seu nome (...)  Aos nossos governantes continuaremos clamando por justiça e segurança: PORTO ALEGRE passou do limite da impunidade e do descaso com todos nós que só estamos tentando viver tranquilamente em uma cidade que já foi exemplo positivo e hoje sofre".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bandidos presos em Bagé revelam planos para matar policiais do RS

Três bandidos presos em Bagé esta semana, estavam na cidade com a missão de comprar armas para executar servidores da segurança pública no RS.

A lista inicia por dois agentes penitenciários, um policial civil e um PM.

Padilha poderá adiar volta a Brasília

O ministro Eliseu Padilha poderá adiar a volta a Brasília.

Odebrecht diz que Padilha usava quatro senhas para receber dinheiro para o PMDB

Padilha não quis falar ao Estadão. O ministro nunca fez nada que não fosse combinado com o presidente do Partido. Ele certamente não será o Zé Dirceu de Temer. O PMDB não cultiva a Lei do Silêncio.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebeu da Odebrecht pelo menos quatro senhas para o pagamento de caixa 2 ao PMDB, segundo informou o ex-executivo José de Carvalho Filho em depoimento prestado ao Tribunal Superior Eleitoral na última sexta-feira. O Estadão diz qiue as senhas eram as seguintes: Foguete, Árvore, Morango e Pinguim. Os repasses da Odebrecht ao PMDB teriam ocorrido nas seguintes datas: 13/08/2014 (R$ 1,5 milhão, senha: foguete); 02/09/2014 (R$ 1 milhão, senha: árvore); 04/09/2014 (R$ 1 milhão; senha: morango), 10/09/2014 (R$ 1 milhão, não constaria a senha); 30/09/2014 (R$ 500 mil, senha: pinguim).

De acordo com José de Carvalho Filho, um dos locais indicados por Padilha foi o escritório de José Yunes, amigo e ex-assessor de Michel Temer. Esse pagamento teria sido realizado no dia 4 de setembro de 2014.

O valor total destinado ao PMDB chegou a R$ 5 milhões, dos quais R$ 500 mil teriam sido destinados ao então deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O depoimento do ex-executivo foi feito nessa sexta-feira, no âmbito da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014.

Chove muito em Porto Alegre. Dia será instável no RS.

Porto Alegre, 8h43min, 24 graus

Chove muito neste início de domingo no Rio Grande do Sul, tempo marcado pela instabilidade, possibilidade de temporais e pela queda da temperatura. Desde cedo, a chuva fará parte da paisagem na maioria das regiões.

Mais tarde, uma massa de ar frio avançará de Sul para Norte.

Em razão disso, a temperatura começara a cair gradativamente. Os termômetros, em Porto Alegre, não passarão dos 26ºC.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/