O governador José Ivo Sartori vistoriará hoje a PPP fechada com a CMPC no porto de Pelotas, RS, que resultou numa nova e moderna operação de embarque de madeira, onde a companhia chilena de papel e celulose investiu R$ 35 milhões, gerando 2,8 mil
empregos – 800 diretos – na cidade da Região Sul do Rio Grande do Sul. Junto com Sartori irá o superintendente do porto de Rio Grande, Janir Branco, que agora também controla a antiga Superintendência de Portos e Hidrovias do RS.
O editor falou com Janir Branco esta manhã. Ao meio dia, o governador e ele terão reunião com empresários da região Sul na Associação Comercial de Pelotas.
O editor falou com Janir Branco esta manhã. Ao meio dia, o governador e ele terão reunião com empresários da região Sul na Associação Comercial de Pelotas.
O local estava
praticamente parado durante 15 anos, como mostra reportagem do RBS Notícias
(confira no vídeo). Até setembro do ano passado, a operação no porto se resumia ao aluguel
de pavilhões e ao carregamento de casca de arroz e matéria prima para a
produção de cimento. A movimentação de carga era de apenas 400 mil toneladas
por ano.
Mais de 1,2 mil toneladas de toras de madeira cultivada
no Sul do estado passaram a ser transportadas por ano. O material é levado por uma
barcaça até o Porto de Guaíba, onde fica a sede da empresa. Lá, a matéria prima
é transformada em celulose e exportada pelo Porto de Rio Grande.
Segundo a empresa, se a carga fosse transportada pela
estrada, seriam usados cerca de 180 mil caminhões em um ano.
Ótima notícia. Nas mãos do Estado, este pequeno porto de Pelotas e os outros similares eram um abandono e um fracasso total. Com esta parceria e o investimento privado, voltou a funcionar e gerar empregos. Este é o modelo para situações similares, ou privatiza de vez ou se faz parcerias para diminuir o prejuízo para todos.
ResponderExcluirPelotas é uma das cidades futuro do estado.
ResponderExcluirEstava tudo abandonado. Ficou muito bom revitalizou a região do porto com asfalto novo nas vias de acesso e iluminação nova. Parabéns Sartori.
ResponderExcluirPelotas futuro do Estado. Menos, bem menos. Qual investidor buscará a metade sul para investir se aqui não tem nada, nada de renda, nada de consumo, nada de nada. Devemos, ainda, ficar felizes se os gringos da serra não tentarem o desmembramento do Sul.
ResponderExcluirAgora, a ponte ao sul de Porto Alegre.
ResponderExcluirPor outro lado mostra o erro de instalar a indústria longe da matéria prima e do porto de saída.
ResponderExcluirA CMPC deveria fazer o mesmo no porto de Cachoeira do Sul e retirar da estrada (BR290) os 240 caminhões que lá circulam em direção de Guaíba, destruindo a pista (que já é precária) e inviabilizando o transito na rodovia!
ResponderExcluirCom a adoministração de Eduardo Leite e Paula Mascaranhas, Pelotas mudou para melhor,duplicação de várias avedidas, várias obras, pena que é uma cidade muito pobre, com muitas vilas e terrenos invadidos por sem tetos, sempre insentivados pela esquerda, aliás a esquerda foi a que mais abriu valetas em Pelotas, apoiando estes lotiamentos clandestinos por toda cidade.
ResponderExcluirA INDUSTRIA LONGE DA MATERIA PRIMA...
ResponderExcluirMAS COM UM RIOZÃO DESSES QQUEM IMAGINARIA QUE FOSSEM USAR CAMINHÕES PARA TRANSPORTAR,?
SARTORI ACERTOU, REATIVAR TRANSPORTE HIDROVIARIO, AÍ NÃO TEM LONGE,TUDO É PERTO,E NÃO TEM NADA...É PORQUE SE VAI FAZER UMA TERRAPLANAGEM, LIMPAR UMA ÁREA NADA SE PODE FAZER POIS VEM OS ECO CORRUPTOS TRANCAR E TRUNCAR E INVIABILIZAR!
EX PORTO EM PORTO ALEGRE,ZONA PORTUARIA,ARMAZENS... REMODELAÇÕES E RECUPERAÇÃO DE ÁREA, AS PESSOLICAS,LUCIANICAS E MARIAS DE GRELO DURO TOMAM A MIDIA PARA APARECEREM TRUNCANDO O PROGRESSO.
Se a Lava Jato não tivesse quebrado a indústria naval a Metade Sul estaria bem melhor hoje...
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