Fortunati confirmará IPTU antecipado com 12% de desconto

O prefeito José Fortunati chegou à conclusão de que não adianta conciliar com seu sucessor, Marchezan Júnior e por isto antecipará a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto, para criar caixa e garantir o pagamento integral do 13º em dia.

O prefeito anunciará, daqui a pouco, que dará desconto de 12% para quem pagar até o final do ano.

José Fortunati não quer entrar para a história como prefeito que não pagou o 13o.

O Tribunal de Contas do Estado avisou que, como a antecipação do IPTU está baseada em lei já em vigor, ela não caracterizaria nenhuma irregularidade.

A Câmara de Vereadores já deu indicações de que aprovará tudo rapidamente. 

19 comentários:

  1. To esperando o boleto pra pagar o IPTU. Se demorar muito, vou gastar esse dinheiro nas praias de SC.

    ResponderExcluir
  2. Que baita safado este atual prefeito de Porto Alegre. Será que ele não sabia lá, em JANEIRO DE 2016, que tinha obrigação de pagar o 13. salário em dezembro, 12 meses depois? Que mentiroso, manipulador, mau gestor, enfim, mais um administrador PETISTA. Outro que vai para o LIXO da história de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, trabalho há mais de 30 anos na PMPA e, sempre, foi assim. Há tempos atrás era de até 20% até 02 de janeiro e de 10% até 3 de fevereiro. mesmo quando passou do Colares para o PT e do PT para o PPS, o desconto permaneceu. Marchezan quer se fazer de guri contrariado, mas parece que não vai colar.
    E ele que trate de repensar aquela bobagem administrativa chamada Secretária de Serviços Públicos, englobando DMAE, DMLU e SMOV. DMAE e DMLU são autarquias de mais de cinquenta anos. Tem esta personalidade jurídica, exatamente, para ter agilidade de processos e autonomia financeira. Se a cada decisão de fazer uma coleta de lixo ou extensão de rede de água ou esgoto for contatar um super-secretário, o processo será burocratizado e ficará mais caro.
    Espero que a Câmara Municipal tenha bom senso e reestude esta proposta.

    ResponderExcluir
  4. Melhor não pagar agora. Primeiro verificar se os carnês são verdadeiros.

    Band noticiou hoje pela manhã que estão falsificando.

    ResponderExcluir
  5. SERVIDORES PUBLICOS – (PRIMEIRA CLASSE)

    50% DA CARGA TRIBUTÁRIA NACIONAL FICOU PARA 6,4% DA POPULAÇÃO,
    COMPOSTO POR 13,2 MILHÕES DE BRASILEIROS (ativos/inativos/civis e militares)
    QUE REPRESENTAM 6,40% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, SENDO:
    -2,2 MILHÕES DE SERVIDORES FEDERAIS
    -4,5 MILHÕES DE SERVIDORES ESTADUAIS
    -6,5 MILHÕES DE SERVIDORES MUNICIPAIS

    ESSES 13,2 MILHÕES CONSUMIRAM EM SALARIOS E PENDURICALHOS
    O CORRESPONDENTE A 15% DO PIB, OU 46% DA CARGA TRIBUTARIA
    QUE EM 2015 FOI DE 34%.

    AGORA NA TAL REFORMA DA PREVIDENCIA , MAIS UMA VEZ QUEM VAI
    SE FERRAR E CONTINUAR PAGANDO A CONTA É CONTRIBUINTE DO
    INSS URBANO (SEGUNDA CLASSE).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ta tão ruim porque não presta um concurso?

      Excluir
  6. Quer subir de classe? Vá estudar, em vez de ficar lendo o jornal.
    E estude muito porque não é fácil entrar para o serviço público!
    E depois de consegui-lo, se conseguir, prepare-se para trabalhar muito, pois o servidor de primeira classe trabalha o equivalente a cinco da segunda classe.
    Ué, já cansou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria é vagabundo e encostado. Acha que concurso é megasena. Chega tarde, arruma desculpa pra qualquer coisa, falta sem justificativas.

      Mais de 50% do funcionalismo publico não durava 1 dia na iniciativa privada.

      Excluir
  7. ESTÁ CERTO.A GESTÃO É DELE.ELE FAZ O QUE ACHA MELHOR.O JÚNIOR GANHOU A ELEIÇÃO PARA 2017.2016 AINDA É DO FORTUNATI.E O 13º PRECISA SER PAGO.AZAR DO GOLEIRO.O MARCHEZAN QUE PRIVATIZE LOGO A CARRIS,SÓ DÁ PREJUÍZO.

    ResponderExcluir
  8. A primeira classe trabalha muito sim, dá um trabalho enorme ter que ir até a cozinha a toda hora pegar café (deveria ter uma lei para contratar uma copeira por servidor) e ainda passar o dia na internet para ter assunto para conversar com os outros colegas abnegados. Vai te enxergar, barnabé, bando de vagabundos chupins do dinheiro gerado por aqueles que realmente produzem e que quando precisam dos serviços de suas excelências são trtados com indiferença, quando não com hostilidade porque querem fazer a ratalhada trabalhar. Safados desrespeitosos.

    ResponderExcluir
  9. Sugiro ao novo prefeito k fique de olho nos gatos de agua e muito esperto nos servicos do dmlu que sao pagos e nao feito...tem tec seguranca trabalho ganhando 40% insalubridade e nem ovtenis suja.

    ResponderExcluir

  10. Não entendo o porque deste alvoroço. Não gosto da administração Fortunati, mas algumas manifestações são descompensadas.
    O desconto do IPTU para pagamento antecipado é histórico em Porto Alegre. Bom para o contribuinte que paga menos imposto, bom para a prefeitura que garante mais de 60% do pagamento do imposto. Ao contrário da proposta de Marchezan que penaliza o povo.

    ResponderExcluir
  11. O Marchezan deveria anunciar desconto de 20% para pagto até 25/01/2017, estaria resolvido o problema. Até para o anonimo das 10;07 que acha que esta tudo otimo, nada deve ser alterado, as obras estão em ritmo normal, a limpeza é uma beleza, etc.

    ResponderExcluir
  12. Atribui-se a isso incompetência de gestão. Político deve ser impedido de Administrar coisa pública. Ficou provado nesses últimos governos.

    ResponderExcluir
  13. Imposto de 2017 eu pago em 2017. Se o Magrão não teve competência de gestão para pagar o 13 salario com recursos do ano de governo, vai responder ao TCE, TCU e a Justiça.
    Faz 12 anos que vinham dando pelo menos 10% de desconto. Não precisa saber a taboada para entender que isso significou pelo menos 1 ano inteiro de arrecadar.
    Te vira petista, populista e picareta.

    ResponderExcluir
  14. Só 12% de desconto? Mas que miséria!

    ResponderExcluir
  15. Como tem gente que comenta por aqui que deve se matricular num curso de interpretação de texto. Desde quando falar que o desconto do imposto é histórico e, realmente, ajuda a pagar o 13.º salário e as férias dos servidores é fazer uma defesa do governo Fortunati.
    Fortunati fez, de longe, um dos piores governos dos últimos 30 anos na Capital. Em sua gestão aumentaram os moradores de ruas. multiplicaram-se as obras inacabadas, sem falar dos desvios no DMLU, Procempa, Projovem ,SMS. DEP e cia.
    O cara é um incompetente e demagogo. Nunca estava por aqui quando dava um problemas sério na capital. A única coisa relevante que ele fez foi a SEDA, pois de resto foi um fracasso geral.

    ResponderExcluir
  16. Alguns preferem o que Marchezan queria fazer, querem pagar o IPTU com juros e parcelado. Não se trata de Fortunati x Marchezan, e sim o que é melhor para o bolso do cidadão. Pelo visto é realmente muito dificílimo para o cidadão mediano entender que pagar as contas sem juros e com desconto a vista é a melhor opção.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/