Número de casos de Aids em Porto Alegre é cinco vezes maior do que a média brasileira

A sede do Gap, quase em ruínas, em Porto Alegre. Foto do site Sul21.

O jornalista Gabriel Galli, do site Sul21, Porto Alegre (www.sul21.com.br) revela hoje que Porto Alegre é a capital brasileira de maior incidência de Aids. O número é cinco vezes maior do que o da média brasileira.

Leia a consistente reportagem da publicação:

Em Porto Alegre, o primeiro caso foi diagnosticado em 1983, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do município. O último relatório epidemiológico do Ministério da Saúde mostra o Rio Grande do Sul como o segundo Estado com maior taxa de detecção, com 38,3 casos a cada 100 mil habitantes. O número chega praticamente ao dobro da média brasileira, que é de 19,7 por 100 mil habitantes, ficando apenas atrás do Amazonas, que tem 39,2 casos por 100 mil habitantes. Se focarmos apenas em Porto Alegre, os dados são ainda mais graves: 94,2 a cada 100 mil habitantes, o que chega a quase cinco vezes a média brasileira. Isso que o Estado teve uma redução de 10,1% nas taxas de detecção desde 2012, quando era de 42,6 a cada 100 mil habitantes.

Desde o início da epidemia no Brasil, já foram diagnosticados quase 800 mil casos, sendo aproximadamente 76 mil no RS. Concentram-se principalmente na Capital, Região Metropolitana, Vale do Gravataí, Vale do Caí e Vale dos Sinos. Há forte prevalência também na região de Rio Grande. Apesar de ter se heterossexualizado nos últimos anos, nacionalmente a doença continua atingindo principalmente gays, travestis, transexuais, usuários de drogas e trabalhadores sexuais. Há uma crescente preocupação com jovens de 15 a 24 anos, faixa etária em que a Aids vem crescendo.

“Até hoje não sabemos ao certo o motivo de Porto Alegre ter uma epidemia assim”, reconhece a coordenadora da área técnica DST/Aids da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, Simone Ávila.

CLIQUE AQUI par ler toda a reportagem.

12 comentários:

  1. A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE

    Roubos, pilhagens, corrupção, assassinatos, sexo e luxúria, alienação, estupros, líderes corruptos, mentiras, propinas, roubos, furtos, impunidade e guerras generalizadas. Os valores éticos e morais se deteriorando.

    Poderes executivos, legislativo e judiciário desmoronando....

    Reinavam os espetáculos nas arenas e a alienação...

    Assim escreveram as páginas do fim da civilização romana...

    ResponderExcluir

  2. Não é só AIDS que temos em excesso em Porto Alegre, a violência também é por demais excessiva, e tende a piorar.
    Pela 3ª noite consecutiva tiros de fuzil, rajadas de metralhadores e até bombas são utilizadas nos embates entre os meliantes. Nas redes sociais existem comentários diversos sobre o assunto, inclusive sobre o fone 190 não funcionar nas madrugadas.
    -Será que a Secretaria de Segurança Pública não tem conhecimento do fato?
    -Ou os fatos não dão IBOPE o suficiente para o Cezar Schirmer, vir a público manifestar-se "brabinho" como o fez no caso dos presos da lixeira?
    Os moradores do local e arredores estão apavorados, vejam os inúmeros comentários, relatos e até videos nas redes sociais;

    https://www.facebook.com/poa24horas/

    https://www.facebook.com/cefernews/

    Esta é a Porto Alegre, cidade sorriso. Esta é a Porto Alegre que tem muita Polícia e até Força Nacional, para reprimir protestos contra o governo, mas para combater os traficantes que não deixam os trabalhadores dormirem em paz, em combates que deixam a Faixa de Gaza parecer uma confraternização entre duas nações, não tem efetivo, viaturas e nem armamento. Quem sabe o editor dá uma cutucada no inerte e anestesiado Secretário de Segurança Pública, para que talvez os trabalhadores que lá residem possam dormir nesta noite, e amanhã cedinho ir a labuta diária.

    ResponderExcluir
  3. Depois dizem que gaúcho é macho!

    ResponderExcluir
  4. É QUE A STALINGRADO DO HEMISFÉRIO SUL ESTÁ NA VANGUARDA EM TUDO: PT, PSOL, PRESTES, BRIZOLA, DILMA, LGBT, GAYS, BLACK BLOCS, MACONHA, CRACK, INVASÃO, MINI-SEQUESTRO, FALTA DE CADEIA, CADEIA DE LATA, CUSTO DE VIDA MAIS ALTO E CRESCIMENTO DA POBREZA.

    ResponderExcluir
  5. Talvez o serviço de vigilância de saúde de Porto alegre seja melhor que as demais cidades e assim identifique mais casos que as outras! Apenas isso! Sem alarmismo!

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais cresce o pt, quanto mais prospera a esquerda, quanto mais prospera a aids, maior a satisfação dos que seguem a gente.

    ResponderExcluir
  7. O motivo da epidemia? É a confusão entre liberdade e libertinagem, simples assim.

    ResponderExcluir
  8. E a macacado continua "queimando a rosca", sem proteção, como se não houvesse amanhã! Queimem à vontade, mas com preservativo!

    ResponderExcluir
  9. VIERAM JUNTO COM O PT , PSOL, REDE MAS AINDA BEM QUE FORAM VARRIDOS NAS URNAS, DESDE QUE O PT ASSUMIU A PREFEITURA A CIDADE DESPENCOU ATE SE TRANSFORMAR NA ATUAL CAPITAL NACIONAL DOS MENDIGOS. O PT FOI CORRIDO MAS ENTROU MAIS 8 ANOS DO PDT VERMELHO E AI ENTAO CONTINUOU A PODRIDAO POIS É =POR ONDE OS VERMELHOS PASSAM ARRASAM

    ResponderExcluir
  10. Internauta das 11:21 horas, o nome dessa metrópole fictícia do HEMISFERIO- SUL é GAYLINGRADO , onde coabitam toda a variedade de seres exóticos : " petistas, redistas, psolistas, lgtbistas, prestistas, dilmistas, lulistas, manuelistas, genristas, rosaristas, pdtistas saudosistas, gaysistas, assumidos ou não, blakblokistas, anarquistas, grevistas, sindicalistas-mamadores, docentes-guevaristas, docentes -agitadores, discentes- agitadores ,discentes-fantasmas, CCs fantasmas , policiais fantasmas, eptcistas-multadores, politicos-muristas, politicos -pró-banditis, crackistas, marijuanistas e gauchistas , todos à gauche da política ". Como a ideologia e a visão de esquerda nessa cidade de GAYLINGRADO é predominante, as conversões à direita são proibidas , até mesmo no trânsito urbano , por Decreto Municipal !!!

    ResponderExcluir
  11. "Porto Alegre é "dimais"!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/