Artigo, Astor Wartchow - Ninguem sabia de nada!

Há uma cena no filme "O Julgamento de Nuremberg" - que trata dos nazistas levados a julgamento - que não me sai da lembrança.

 Na ocasião, muitos juízes deste tribunal de exceção, representantes dos países vencedores da segunda guerra, hospedaram-se em casas de famílias alemãs. 

 A cena a que me refiro ocorre entre o general norte-americano e a dona de casa alema, durante o café da manhã. Em determinado momento dos delicados e esforçados diálogos, o general pergunta para a senhora:

- Mas vocês não sabiam de nada do que estava acontecendo durante estes anos (referindo-se ao conjunto perverso da obra nazista)? A senhora responde: -Não, nos não sabíamos!

 Relativamente ao Brasil, esta cena me vem a lembrança não pela crueldade e violência vigente mas por analogia a  situação  atual - de fragilização da economia nacional, precarização total das contas públicas e o consequente desemprego em massa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

  1. MAS A NÍVEL NACIONAL, É TUDO GÓRPI; É COISA DA CIA; É OS NEOLIBERAIS, OS FASCISTAS. O BRASIL É MUITO RICO, QUEREM NOSSOS MINERAIS, QUEREM COMPRAR O BRASIL A PREÇO DE BANANA. OS BANQUEIROS É QUE FICARAM RICOS. TEM QUE ACABAR COM OS BANCOS E TAXAR OS MILIONÁRIOS! NO TEMPO DO LULA ERA EMPREGO, FARTURA, VIAGEM DE POBRE EM AVIÃO..... A CRASSE MÉDIA TINHA NOJO DISSO ....

    E A NÍVEL GAUDÉRIO É A MESMA COISA. A TAL DA YEDA QUERIA ACABAR COM OS PROFESSORES, COM O DEFICIT. ELA ERA "FASCISTA" COMO AQUELA SRA. A TAL DA "TATCHER". AGORA FICOU RUIM PORQUE O TARSO SAIU. DAQUI HÁ POUCO ENTRA O OLÍVIO E TUDO VAI MEIORÁ PRA NÓIS AQUI EM BOSSOROCA DO SUL, O UMBIGO DA INGUINORÂNCIA DO INDIO ATRASADO.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme, "O julgamento de Nuremberg ", é ótimo e essa cena do café da manhã entre o General norte-americano e a dona de casa alemã é antológica. Percebe- se , pelo olhar da mulher, a angústia e a vergonha , ao responder que não sabia de nada, ao ser inquirida, pelo Oficial-General ,de maneira incisiva. Nao é tarefa fácil, transportando-nos para o BRASIL, dizer que não sabiam de nada, quando a PETROBRAS , Estatais, Fundos de Pensão foram diariamente roubados , durante três Mandatos. Os dois principais responsáveis, LULA e DILMA, terão de enfrentar em breve tempo esse momento de encontro com a VERDADE !!!

    ResponderExcluir
  3. Sim, excelente filme, onde a Justiça alemã, além de cumplice do Fachista Hitler foi beneficiária direta. Tem um caso que um Juiz queria comprar a casa de um Judeu por preço de banana, diante da negativa, o Juiz condenou o judeu e ficou com a casa de graça, a Lei Alemã, permitia.

    ResponderExcluir
  4. A defesa de LULA , uma milionária Banca de Advogados, declarou ao jornal Folha de São Paulo que vê ligações entre a Lavajato e Órgãos da estrutura de Governo dos EUA . Nos anos 60, a esquerda brasileira também enxergava vínculos entre os militares brasileiros e a CIA, NSA, FBI , FDA, WALLMART, COCA COLA , PEPSI COMPANY, MACDONALDS , a FORD MOTORS , GENERAL MOTORS e HOLLYWOOD. É O " JUS ESPERNIANDI " EM AÇÃO ! O certo é que LULA e DILMA poderão responder perante a JUSTIÇA dos EUA , por serem os principais responsáveis pela CORRUPÇÃO na PETROBRAS , durante os seus mandatos. Como se sabe, a corrupção na PETROBRAS afetou centenas de acionistas nos EUA e a PETROBRAS participa oficialmente da Bolsa de Valores de NOVA IORQUE. As ações da PETROBRAS estão no mercado internacional há muito tempo. LULA e DILMA esqueceram deste detalhe , que faz toda a diferença.!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem lembrado pelo articulista. Todos os militantes e apoiadores, em maior ou menor grau, dessa grande articulação que saqueou o país são, em última instância, cúmplices da rapinagem, por mais bem intencionados que tenham sido. E alguns o foram, mas não tiveram brios para reagir.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/