Nesta reportagem de Leonardo Coutinho, a revistra Veja revela que papéis sigilosos da Embaixada da Venezuela em Brasília, que dão detalhes de como o ex-presidente brasileiro fez lobby em favor de
Leia a reportagem:
“Eu durmo tranquilo porque sei que Chávez está ali (na
presidência), mas também, às vezes, perco o sono pensando que Chávez poderia
perder as eleições de dezembro de 2012”, foi assim que o ex-presidente Luiz
Inácio Lula da Silva manifestou sua preocupação com o desfecho das eleições na
Venezuela, conforme relatou o então embaixador da Venezuela no Brasil
Maximilien Arveláiz em um e-mail enviado para Caracas. O texto faz parte de um
conjunto de documentos da diplomacia venezuelana ao qual VEJA teve acesso.
A conversa relatada por Arveláiz ocorreu na manhã do dia
24 de fevereiro de 2011, em um hotel de São Paulo. Lula havia deixado a
presidência menos de dois meses antes. Segundo registrou o diplomata
venezuelano, para Lula “uma derrota de Chávez em 2012 seria igual ou pior que a
queda do muro do Berlim”. A revelação que sugere que o petista se
ressentia do evento que marcou a derrocada do comunismo.
Como estratégia para tentar fortalecer Chávez na disputa
eleitoral, Lula planejou a criação de um comando de campanha sediado
no Brasil que ele coordenaria pessoalmente ao lado de José Dirceu.
CLIQUE AQUI para lere tudo.
O muro de Brasília também caiu, é irreversível!
ResponderExcluirIsso prova por que os comunistas não aceitam cair na real.
ResponderExcluirNão admitem a queda do muro de Berlim.
Admitimos que para eles, de fato, foi brabo.
Mas que caiu,caiu.
O que não entendemos,é que esse fato consumado,não seja aceito pelos que ainda persistem em querer estabelecer tal regime nos seus próprios países.
Se foi o tempo em que Luiz Carlos Prestes, O Cavaleiro da Esperança, por suas convicções marxistas,comprou seu ingresso no Partido Comunista Russo,com o dinheiro que Osvaldo Aranha lhe remeteu para comandar a Revolução de Trinta.
Assim são os comunistas que ainda criticam a burguesia.
Qual o crime?
ResponderExcluirPrecisam ser eliminados do quadro politico brasileiro
ResponderExcluirChavez já apodreceu e as esquerdas brasileiras irreversivelmente perderam o poder, são meros quadrilheiros em via de prisão!
ResponderExcluirporcos
ResponderExcluirVenezuelanos, agradeçam ao lula a merda que virou teu país ..
ResponderExcluirVAGAIS
ResponderExcluirUm já se foi, o outro em breve irá, "o Muro de Brasília caiu e só carolina não viu"!
ResponderExcluirUm paxarico voou para o além, outro pode ir para a gaiola.
ResponderExcluirChavez, Guevara e Fidel são os " heróis " das nossas esquerdas bolivarianas , que pararam no tempo e permanecem
ResponderExcluirtal e qual os adolescentes irados dos anos 60 , do século passado !!!
Exxon em Angola: a moral relativa da geopolítica do petróleo:
ResponderExcluirANDRE ARAUJO/ 13/10/2016 - Jornal GGN
A Exxon celebrou um grande acordo com a Sonangol, a estatal angolana do petróleo, para exploração das reservas em águas profundas do litoral angolano. Enquanto a Petrobras está sendo processada pelo Departamento de Justiça dos EUA por casos de corrupção no Brasil, o mesmo Departamento não vê nada demais na empresa americana, símbolo da era do petróleo, se associar com uma estatal que em termos de corrupção conhecida tem poucos competidores no mundo.
Onde está o "compliance" da Exxon? Com a Sonangol não tem problema em assinar contratos? O Departamento de Justiça não vê nada demais? Acho que não, a Sonangol nunca foi investigada ou processada nos EUA. A lógica das leis americanas é bem flexível, o interesse dos EUA em primeiro lugar. Que coisa!
A Presidente do Conselho da Sonangol, Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, há 37 anos no poder, está numa revista americana, a FORBES, como a mulher mais rica da África. De onde vem sua fortuna?
A imprensa econômica da Europa relata um desaparecimento de 32 a 50 bilhões de dólares dos cofres da Sonangol. (http://www.portugaldigital.com.br/economia/ver/20103540-presidente-da-so...). O caso não tem paralelo no planeta em termos de valor. Enquanto Angola se torna uma das potencias médias do petróleo mundial, toda sua produção é girada por petrolíferas americanas, a Petrobras tentou entrar em Angola e foi rechaçada.
Enquanto isso as condições de vida da população são péssimas, falta saneamento básico em Luanda, no interior nem se fala, falta tudo, enquanto Ministros do MPLA são bilionários, um deles, bem conhecido, tem apartamento na Av. Vieira Souto, no Rio.
Uma companhia com esse currículo é bem vinda ao se associar a Exxon, enquanto em Washington uma pesada artilharia legal criminaliza a Petrobras. É verdade que com apoio que vem do Brasil, numa acusação ilógica, a Petrobras é vitima e não autora e os atos ocorreram fora da jurisdição da lei americana. Se aos americanos a corrupção faz arrepiar e eles se propõem a ter jurisdição mundial para combatê-la, como se explica que fechem os olhos para o que acontece em Angola?
Atrevo-me a uma explicação: todo petróleo de Angola exportado, quase 2 milhões de barris/dia, mais que a Venezuela, vai para os EUA, um fornecedor importante e confiável. Então vamos deixar o moralismo para os brasileiros, antigo e tradicional aliado dos EUA,vamos processar e impor pesadas multas a nossos amigos, puni-los com apoio de brasileiros puros, prejudicando esse Pais que lutou a nosso lado na Segunda Guerra e que fornece mais que qualquer outro tropas para nossas missões de paz pelo mundo.
Pode-se alegar que a Exxon Mobil é uma empresa privada que faz os contratos que quiser. Negativo. Todas as atividades de empresas petrolíferas dos EUA pelo mundo são monitorados pelo Departamento de Energia e nenhuma empresa assina contratos no exterior sem o visto do DE e do Departamento de Estado. http://corporate.exxonmobil.com/en/company/worldwide-operations/locations/angola
Enquanto isso os EUA viram parceiros de cama, mesa e banho de um regime outrora marxista-terrorista e guerrilheiro contra o qual lutaram através da UNITA financiada pela CIA. Outrora visceralmente anti-americano, apoiado pela URSS e aparelhado por 25.000 soldados cubanos, o Movimento Popular de Libertação de Angola, continua sendo o partido oficial que governa Angola. Hoje é íntimo parceiro e sócio dos EUA, que ironia da História. Dos tempos da aliança com a URSS ficou para Jose Eduardo dos Santos uma bonita lembrança, Isabel dos Santos, sua filha e de sua primeira esposa russa, atual Presidente do Conselho da SONANGOL.
Moral: Na geopolitica, não tem puritano é puro interesse.