No ano passado, o RS mandou R$ 2 bilhões e recebeu R$ 2,1
bilhões em cargas enviadas e desembarcadas nos aeroportos de Curitiba, SP, Rio
e Minas, tudo porque a pista do aeroporto Salgado Filho não foi ampliada até
agora pela Infraero, governo federal.
É um erro notável examinar friamente os números listados
pela Secretaria da Aviação Civil (consulte link abaixo) para concluir pelo
esgotamento das condições de tráfego e de cargas do Aeroporto Salgado Filho, o
que justifica a irracional disposição do governo federal de não ampliar a pista
em Porto Alegre, mas investir num novo aeroporto, o 20 de Setembro, no
município de Portão.
. Para começar, uma coisa não exclui a outra.
. O que os números sobre exportações e importações de
produtos industrializados demonstram. é que a ampliação da pista do Salgado Filho já deveria
ter ocorrido há muito tempo, porque sem extensão suficiente, aviões de grande
porte não pousam e nem decolam do RS, o que obriga exportadores e importadores
locais a usar aeroportos como os de Curitiba, São Paulo, Rio e até Belo
Horizonte.
. No arquivo em anexo, armado pelo editor, é possível
verificar o quanto exportamos e importamos através de outros aeroportos, tudo porque o Salgado Filho não dispõe de infraestrutura para o serviço.
Milhares de toneladas nem chegam a sair e entrar, porque é evidente a inibição que a ausência de infraestrutura material produz nos negócios.
. A carga sai do RS de caminhão (sistema MIC/DTA, em
caminhão lacrado pela RF), o que encarece nossos produtos.
. O RS vai na contramão de países desenvolvidos, que criam
a infraestrutura para que as empresas sejam mais competitivas, avancem e gerem mais empregos e riquezas. São economias
que usam a logística como ferramenta decisiva para seu comércio exterior, como
são os casos da Alemanha, Estados Unidos e China.
. Mesmo que a extensão da pista custe R$ 660 milhões,
como parecem apontar novas avaliações da Infraero – o que não parece crível –
ainda assim o investimento seria decisivo para o Estado.
. Caso o governo federal não queira mais investir,
desprezando os R$ 130 milhões que ele mesmo e a prefeitura de Porto Alegre (R$
80 milhões) já alocaram nas obras de extensão, nada o impede de conceder o
Salgado Filho imediatamente para uma empresa privada, já que os interesses são
manifestos e públicos.
. Sobre preços de pista, veja link a seguir, segundo
pesquisa feita pelo editor em sites dos Estados Unidos.
CLIQUE AQUI para examinar a tabela com a evolução das
exportações e importações de produtos gaúchos via aeroportos localizados fora
do RS.
CLIQUE AQUI para ler Nota Técnica da Secretaria da
Aviação Civil sobre as condições do Salgado Filho.
CLIQUE AQUI para examinar preços de construção de pistas
de aeroportos dos Estados Unidos.