A proposta da criação da Banrisul Seguros visa entregar a nova seguradora ao controle de grupos privados, mediante a venda de 49,99% das ações ordinárias e 50,01% das preferenciais, um negócio que pode chegar a R$ 3 bilhões. -
O governador Ivo Sartori quer emplacar o projeto de criação da Banrisul Seguradora, proposta que o ex-governador Tarso Genro tentou emplacar e não consegui levar adiante na Assembléia. Na época, a bancada do PMDB, que agora é favorável, opôs-se tenazmente ao projeto.
No mercado segurador, há muito tempo que essa proposta é contada em prazo e verso. Ela visaria beneficiar a Icatu Seguros, que há mais de uma década possui verdadeiro monopólio na colocação dos seguros através da recde do Banrisul. O editor conseguiu cópias de decisão do TCE, que na época, 2002, governo Olívio Dutras, puniu o presidente do banco, Túlio Zamin, PT, por ter contratado a Icatu.
Todos os governos seguintes mantiveram a Icatu.
No governo Tarso, o Banrisul firmou memorando de entendimento com a Icatu
Seguros para iniciar estudos com vistas à participação societária em uma
seguradora, a qual teria a exclusividade, pelo período de 20 anos, para
comercialização de seguros de vida e previdência nos canais de distribuição do
banco, sem, contudo, limitar-se somente a estes. O objetivo dessa parceria seria consolidar o Banrisul com uma posição de destaque na comercialização de seguros
no Estado do Rio Grande do Sul e na região sul, diversificando e aumentando
suas fontes de receita. A Icatu é uma das principais seguradoras independentes
no Brasil e líder de mercado de Seguro de Vida no Rio Grande do Sul, com 27,9%
de participação de mercado.
O Banrisul deteria metade do capital total da nova
seguradora, sendo 49,99% das ações ordinárias e 50,01% de ações preferenciais.
A Icatu, por sua vez, deveria ter 50,01% das preferenciais.
PRIVATIZAR? Ótimo, evitarás futuros contenciosos contra o Estado. Menos reclamantes e advogados mamando e Improdutivos.
ResponderExcluirse a gauchada perceber que isso é privatização será contra,por outro lado não quer pagar por mais impostos e quer serviço gratuito.
ResponderExcluirPodem entregar o banrisul inteiro. Pessimo banco. E terminen com o badesul, o brde faz a mesma função. João Medeiros/Viamão
ResponderExcluirO PMDB tem 2 pesos e 2 medidas, típico do RS, por isto nosso estado virará a Grécia Brasileira !!
ResponderExcluirO governo já deveria ter privatizado o Banrisul há muitos anos, pois é um banco a serviço de politicos, um grande cabide de empregos e que presta um péssimo serviço a população! Também deveriam privatizar quase tudo que é estatal, pois assim diminuiria a máquina improdutiva, as greves por qualquer coisa, terminariam e o governo teria que administrar somente os impostos, que sobrariam em maior volume, revertendo ao progresso do RS e ao bem estar da população que os paga.É algo absurdo, que toda a arrecadação de impostos vá para pagamento do funcionalismo. Nós gaúchos pagamos impostos, para mantermos as instituições publicas? Pagamos tudo isso para recebermos um péssimo atendimento, pois os funcionários publicos, que tem a obrigação de atender bem a população, parecem que são os donos das repartições, visto a má vontade com que atendem o público, que só falta termos que pedir, por favor à eles! Qualquer empresa que tem funcionparios a mais, demite e adequa a empresa a nova realidade, então porque manterem essa enorme massa de gente, se a arrecadação do Estado é insuficiente para paga-los! Por essas e por outras, que praticamente TUDO que o governo faz, faz errado ou de maneira errada!
ResponderExcluirBanrisul não depende do governo para pagar suas contas, o governo sim depende do Banrisul, e ainda por cima embolsa anualmente milhões de reais em dividendos. Privatiza o Banrisul, não resolve nada da dívida gaúcha e daqui 3, 4 anos estaremos passando pelo mesmo problema de agora, e o melhor, sem mais nada para vender!!! Genialidade absurda dos defensores da privatização do Banrisul, o único que dá algum dinheiro pro governo!!! Merecem parabéns pela inteligência.
ResponderExcluirTá bom. Então não precisa mais aumentar o ICMS
ResponderExcluirObrigado, Sartori!
ResponderExcluirA iniciativa privada agradece... você é bem melhor que o Antônio Britto!
O PMDB era contra isto. E daí? Como Sartori somente pensam em si. Nunca no bem do Estado. Agora vão votar a favor.
ResponderExcluirComo governador, o Sartorão é um grande "pastor de bode".
ResponderExcluir"Banrisul não depende do governo para pagar suas contas, o governo sim depende do Banrisul"
ResponderExcluirO texto do anônimo, provavelmente funcionário do Banrisul, as 18:01, nos reforça a nossa justificativa para PRIVATIZAR o BANRISUL.
O ESTADO não existe para ser BANQUEIRO. O ESTADO não precisa de banco, precisa sim cumprir com sua obrigações constitucionais. Obrigações do Estado não é para manter a existência de CASTAS.