O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou em quatro das sete capitais pesquisadas na primeira leitura de julho em relação à quarta medição de junho, divulgou a instituição nesta quinta-feira.
Em Porto Alegre o avanço foi de 0,85% para 0,88%. No geral, o IPC-S teve leve alta de 0,82%, repetindo a mesma taxa de inflação verificada na última quadrissemana do mês passado.
Por região, o IPC-S apresentou elevação na taxa de variação de preços em Brasília (de 0,64% para 0,69%), Belo Horizonte (de 0,38% para 0,54%) e São Paulo, de 0,97% para 1,04%). Em Salvador a taxa ficou estável em 1,16%). Foram verificadas quedas na taxa de inflação no Recife, de 0,60% para 0,58%, e no Rio de Janeiro, de 0,75% para 0,54%.
Na capital gaúcha as classes de despesa componentes do índice que apresentaram aceleração em suas taxas de variação foram Alimentação (de 1,15% para 1,46%) e Vestuário (de 0,56% para 0,84%). Também execeram pressão acima da variação média foram os grupos Despesas Diversas (2,47%), Educação, Leitura e Recreação (1,73%) e Alimentação (1,46%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.