Não foi por acaso e nem por bondade que o prefeito José Fortunati, Porto Alegre, recebeu no ano passado e deverá receber novamente este ano, o troféu "Prefeito Amigo da Criança", concedido pela respeitada instituição que é a Fundação Abrinq.
CLIQUE AQUI para saber o que é a Fundação Abrinq.
CLIQUE AQUI para relembrar a entrega do prêmio.
É que nenhuma Capital conseguiu o resultado que a prefeitura de Porto Alegre conseguiu na retirada de crianças de rua, uma chaga social que constrangia a população pela falta de resolutividade do problema.
O editor conversou sobre a revolucionária Ação de Rua com o presidente da Fasc (Fundação de Assistência Social e Comunitária), Marcelo Soares, que o editor convidou para um café da manhã, esta manhã, no Hotel Radison. Foi uma hora de entrevista. O que ele disse:
- A Ação Rua começou em 2007, por iniciativa do então prefeito José Fogaça, com quem o editor também conversou sobre o assunto. Multiplicamos a única equipe multidisciplinar de 9 membros cada uma,. para 13 equipes de 8 membros cada uma. Cosneguimos reduzir de 640 para 47 o número de crianças em situação de rua. Somente para atendimento social para 16.800 crianças e adolescentes, aplicamos anualmente R$ 63 milhões.
Não é pouco.
A prefeitura investe pesadamente em 22 abrigos com 20 adolescentes em cada um, 46 casas lares de 8 a 10 crianças em cada uma, e espaços de acolhimento, portanto tudo no âmbito de um serviço público que fortalece e dá instrumentos reais para a convivência e fortalecimento do vínculo.
Porto Alegre é agora uma referência nacional.
´´E p/ isso que deve servir o estado e não p/ atolar-se de CC'S ou manter estatais inúteis que atravancam a economia e o bem estar social Certo gov Sartori?? certo petezada??
ResponderExcluirisso: ou é matéria paga ou é brincadeira né ehehe
ResponderExcluirPARABÉNS EM PARTE ao Prefeito!
ResponderExcluirMas, o Prefeito tem que completar o serviço, dar a estas crianças toda informação necessária para a vida mantendo-as presas dos 7 aos 14 anos. Desta forma menos adultos nas prisões.
Ou CCs professores destas crianças para estes 7 anos de estudo ou CCs nas prisões como diz o Anonimo das 10:33. Pelo fato de que somos um pais socialista este encargo do Estado. Ora! Trabalhamos até 31 de maio somente para o Estado!
Caso fossemos País capitalista a responsabilidade seria das instituições privadas de caridade.
Agora falta tirar os adultos. Nunca vi uma cidade com tantos moradores de rua/mendigos/drogados circulando...
ResponderExcluirAGORA TEM QUE TIRAR ESTE MONTE DE MENDIGOS QUE ESTÃO TORNANDO PORTO ALEGRE TERRA DE NINGUEM. ACAMPAM ONDE QUEREM , SUJAM , FAZEM ALGAZARRA, BEBEM, ETC. E O QUE É A SAIDA DA RAMIRO COM A CASTELO BRANCO, AO LADO DE UMA DP TEM UMA CRACOLANDIA, ISSO, NA CALÇADA PÚBLICA AO LADO DE UMA DP.
ResponderExcluirRealmente diminuiu bastante, mas todas é um pouco de exagero ....
ResponderExcluirNo Parcão e Padre Chagas seguem várias crianças pedindo dinheiro ou sendo usadas por maiores de idade "vendendo" panos de prato !!
Mas realmente nesta o Fortunati está melhor que seus antecessores!!
Agora conta uma piada di menor.
ResponderExcluirAgora sai do computador e da uma passadinha na cidade baixa de seg a sex das 20 as 7. E para de dizer bobagem.
ResponderExcluirEsta "verdade" não é verdadeira.
ResponderExcluirAlgumas coisas não fecham, por exemplo quantas são as crianças acolhidas?
ResponderExcluirQuando foi investido no total?
Precisamos cruzar as informações e sempre termos em conta o número de crianças e o valor gasto.
CR$ 63.000.000 é muita grana.
Conheço um pastor que lidera 12 casas lares com 8 crianças em cada casa e um casal para cuidar delas. Um lindo trabalho. Não é propaganda.
ResponderExcluirmuitas "crianças de rua" não são de rua, apenas são mandadas pelos pais para conseguir dinheiro ou apenas não tem ninguém para cuidar, e voltam para casa a noite.
ResponderExcluirParabéns ao prefeito.
ResponderExcluirTenho que reconhecer que neste ponto, tão importate, PoA é exemplo.