Artigo, Henrique Meirelles, Folha - Concessão ao bom senso

O Brasil passa por momento econômico difícil. Podemos ter uma das piores recessões das últimas décadas. Até as vendas do varejo, ponto de resistência da economia, estão caindo.

Se o ajuste for completo e bem-sucedido, o país pode voltar a crescer nos próximos anos, mas a taxas relativamente baixas. Tudo correndo muito bem, o país entra em 2017 com crescimento baixo e o mesmo nível de produção do final de 2014.

Para crescer a taxas mais elevadas, serão necessárias reformas que promovam avanços nas áreas tributária, trabalhista, burocrática, entre outras, e elevem a produtividade da economia.

A reforma mais viável e de efeito mais rápido é a mudança das regras de concessões de infraestrutura. O crescimento na década passada gerou grande demanda por transportes e energia, capaz de sustentar retorno atraente aos investimentos. Dada a grande disponibilidade de recursos no mundo, o Brasil tem condições de obter mais de R$ 100 bilhões para a infraestrutura.

Mas é preciso entender as tentativas fracassadas dos últimos anos, quando, ao tentar controlar o ganho dos investidores, foram fixadas taxas máximas de retorno abaixo dos níveis que justificassem investimentos. Para viabilizá-los, o governo ofereceu recursos do BNDES.

Foi uma combinação que deixou o investidor em situação desconfortável, com seu retorno e seu acesso a capital controlados pelo governo. Isso prejudicou pilar básico numa economia de mercado: o apetite de investir. Existiram também problemas específicos, como nas grandes hidrelétricas, onde se exigiram regras de desempenho durante a construção que seriam adequadas só ao final das obras.

Agora o governo discute novos modelos de concessão, e autoridades sinalizam mudanças realistas e na direção correta, com as taxas de retorno sendo decididas por livre competição. Ganha a concessão quem oferecer melhores condições para o governo e para a prestação de serviços à sociedade.

Se esse modelo for viabilizado, abrirá via importante aos investimentos e ao crescimento. No primeiro momento, os investimentos geram aumento de demanda. Depois, reduzem o custo Brasil e aumentam a oferta.

A oportunidade está aí. Pelas experiências brasileira e mundial, já ficou claro o modelo que funciona: regras que levem à escolha dos investidores com os melhores preços e condições de investimento. A partir daí, deixa-se o mercado funcionar normalmente. Outra alternativa seriam investimentos públicos, mas não há recursos. O caminho, portanto, é claro.


Esperamos que o governo tenha o bom senso e a sabedoria de fazer o óbvio –deixar que o nível de competição determine quem serão os vencedores dos leilões das concessões. 

2 comentários:

  1. Com este governo ilegitimo, eleito pelas urnas fraudadas da Smartimatic venezuelana, estas possíveis concessões de infraestrutura poderão ser questionadas num futuro próximo. Acho que estão invertendo prioridades.
    Primeiro remove-se o governo ilegitimo, depois discute-se concessões.

    ResponderExcluir
  2. Ajuste ?
    Ajuste ?
    Pois eu queria saber o que esses economistas aprendem nas faculdades, embora eu tenha certa desconfiança.
    Quando essas "sumidades" falam, só conseguem ver uma forma de promover ajustes: cobrando impostos!
    Então, se mais esse letrado tivesse juízo, diria o óbvio: para "ajustar" alguma coisa ao mundo civilizado, o Brasil precisa reduzir enormemente sua máquina estatal ... demitir vagabundos, acabar com benesses sem origem, acabar com subsídios tolos e .... cortar impostos !
    Ouviram? Cortar impostos ! Porque não é engordando ainda mais essa camarilha de ladrões que nós vamos ver o brasileiro progredir.
    Então ... sumidades ... peguem o bloquinho de rascunho e escrevam cem vezes: vou cortar impostos ... vou diminuir a máquina.
    Caso contrário, que procurem outro emprego ... mas em qualquer deles ... exceto no governo ... eles vão descobrir que o gás mais venenoso do cigarro é o imposto; que o componente mais tóxico da bebida é imposto ... que o gosto mais amargo da comida é o imposto ... e assim por diante. Vamos lá! Fazer lição de casa, bando de alienados.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/