Padilha manda Infraero rever decisão de congelar obras de extensão da pista do Aeroporto Salgado Filho

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, tirou nota esta tarde para informar que mandou as Infraero reunir seu Conselho de Administração e rever a posição já tomada de não ampliar a pista atual do aeroporto Salgado Filho.

. O editor recebeu a nota oficial ainda há pouco.

. No documento, o ministro alega que as razões listadas para o congelamento das obras de extensão da pista, todas de ordem econômica (folga atual para o tráfego de cargas e passageiros) são insuficientes. Ele quer que também se considerem razões de segurança de vôo, apontando para o recente incidente com avião da Azul, que não encontro espaço suficiente no Salgado Filho para pouso de emergência, sendo obrigado a procurar a Base Aérea de Canoas. 

34 comentários:

  1. Taí! Sempre gostei desse Padilha! Honesto pra dedéu!!!!

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  2. Cadê a nota? Vai ter ampliação então? Qd começa e qd termina? Sem pegadinha? Ele assina em cartório isso, sem voltar atrás depois pela milhonésima vez? Sai dessa vez a ampliação mesmo? Dessa vez tem mais de cem entidades para cobrar. Como diz o Cid Moreira: "estamos de olho".

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  3. A conversa agora é que o Conselho de Administração da Infraero vai vetar a obra e que Padilha assim apenas "transferiu" a culpa que ele e Dilma carregariam para sempre pelo veto ao referido órgão.

    Então fiquemos de olho se houver mesmo essa manobra, pois não há nenhum argumento técnico que vete essa obra. Não tem nenhum bobo aqui. Todos lutaremos até que saia essa obra.

    Que Dilma substitua quem for preciso na Infraero para que essa obra saia. Ela está prevista no plano diretor e o único argumento contra era o custo da obra, mas o custo da obra não pode prevalecer diante da maior segurança para as operações que a extensão da pista trás e dos prejuízos que o estado sofre pela não ampliação.

    Estamos de olho! Não nos desmobilizaremos até a entrega da obra.

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  4. A Infraero sempre quis a obra. O governo que não queria bancá-la. Vamos ver se a obra sai mesmo, sem manobras e revezes, pois não há nenhum argumento técnico (nem financeiro, já que os prejuízos são maiores que o custo da obra) que sustente o veto.

    A ampliação da pista significa proteger vidas. Vidas valem mais do que dinheiro. Se tivesse dado um acidente no Salgado Filho alguém teria que pagar por isso então a Infraeo não tem como vetar a obra. E ninguém é bobo de aceitar o veto dela caso venha a fazê-lo.

    A ampliação é algo inegociável e sem volta. E tem que iniciar logo. O prefeito disse que está livre a área para iniciar já.

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  5. A segurança e a vida de todos os que utilizam o Salgado Filho enfim prevaleceram! Vidas valem mais do que números, especialmente números maquiados.

    Observem que Viracopos só tem uma pista de 3240 metros e é o grande exportador do país, ou seja, o Salgado Filho ampliado terá pista semelhante e poderá alçar altos voos! O Rio Grande agradece!

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  6. O exército implicava com a obra, mas a Infraero sempre quis. Se agora vetar é por manobra política e terá que rever como Padilha o fez. Dinheiro pra ampliação da pista de arruma, independente de qto for necessário, até mesmo com a iniciativa privada. O que não dá é pra continuarmos perdendo 3,3 bilhões a cada ano e correndo risco de vida no caso de uma eventual emergência no Salgado Filho atual.

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  7. "rever" quer dizer fazer tudo o contrario do que foi feito, é isso?

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  8. Parabéns, Padilha! Os grandes homens não tem vergonha de reconhecer um erro! A humildade é essencial na política!

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  9. Quando teremos tratores na pista e qd teremos faixa pra cortar e placa de bronze e busto pra inaugurar?

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  10. Agora queremos saber de datas, pois é pra ontem! O Prefeito disse que poderia começar amanhã mesmo.

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  11. Políbio,

    O primeiro a levantar o assunto SEGURANÇA(1 dia antes da Azul usar a Base) foi um COMENTARISTA ANÔNIMO do Blog.

    Nenhum Blog, Portal, RBS ... levantou o "tema".

    Necessitou dar me... para o Governo voltar atrás?? Sindrome de Congonhas??

    Governinho fajuto da FAJUTA!!

    JulioK

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  12. Como foi a reunião do movimento pró-salgado filho hoje?

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  13. pois é, será que não existem outros interesses na área do Salgado Filho?
    Imaginaram as propinas e os fantásticos lucros dos eventuais investidores que transformariam a área do aeroporto em
    milhares de apartamento0s e condomínios fechados/
    Já imaginaram ir até Portão no horário do pico para tomar um avião?
    Cuidado com os ladrões!!!!!

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  14. Nem assim Padilha mostrou humildade. Permaneceu batendo o pé dizendo que as cargas são insuficientes e que as afirmações em contrário são infundadas. Desconhece ele que os aviões operando a meia carga tem o seu frete encarecido e que por isso as empresas gaúchas optam por Viracopos. Ou seja, se a quantidade de demanda de carga não aumenta no Salgado Filho é devido ao alto preço cobrado pra subsidiar a operação do avião a meia carga. Se pudessem operar a plena carga (carga total) o preço do frete seria mais em conta e a demanda maior, pois não engessaria a margem de lucro das cargueiras.

    E não senti firmeza nele. Jogou pra Infraero, mas ele na posição de Ministro da SAC e Dilma como Presidente tem poder sobre as decisões do Conselho de Administração da Infraero, pois os graúdos da Infraero são indicados pela presidência e tem trato direto com a SAC, cabendo à SAC o planejamento executivo estratégico do setor da aviação civil.

    A Infraero sempre quis a obra, só alegou algumas vezes falta de verba para custear extras, então cabe à Infraero continuar o desenrolar da obra e à Dilma injetar capital para tanto.

    Qualquer eventual incidente como o que ocorreu com a Azul poderia chamuscar o governo e todos os diretamente e indiretamente envolvidos, então investir na ampliação é troco. Não se brinca com vidas.

    Nós gaúchos estamos de olho e só baixaremos a guarda depois da ampliação pronta e inaugurada.

    Obs.: na nota nada foi dito quanto à fase 2, que deveria ficar pronta em 2016, tendo sido dito apenas qto à fase 1, que teve a inauguração adia de 2014 pra 2017. Ou seja, teria a segunda fase ficado pra Lula em 2018/2019? Se não ficar pronta até 2018 esqueçam meu voto. E farei campanha contra.

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  15. AGORA ENTÃO ESTÁ TRANQUILO, POIS A INFRAERO SEMPRE DISSE QUE A ÚNICA COISA QUE IMPEDIA A OBRA ERAM OS GASTOS COM O REFORÇO DA PISTA!!!!

    CONSIDERANDO QUE O MINISTRO PERCEBEU QUE A SOCIEDADE CORRE RISCO DE VIDA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA PISTA ATUAL, PODEMOS TER CERTEZA QUE ELE CONSEGUIRÁ QUE DILMA REPASSA A GRANA NECESSÁRIA PARA OBRA À INFRAERO!!!

    AFINAL ELE É GAÚCHO E MINISTRO DA SAC E SE COMPROMETEU EM RESOLVER OS IMBRÓGLIOS DO ATUAL E DO NOVO AEROPORTO QD ASSUMIU O CARGO! NÃO VAI QUERER DEPOIS FICAR MARCADO POR NÃO CUMPRIR AS PROMESSAS!!!

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  16. Atualmente sai muito mais barato mandar por terra até SP e de lá mandar por via aérea, pois o que encarece mesmo o frete é a via aérea lá com os aviões cargueiros podendo operar com carga máxima o frete aéreo barateia.

    Já em POA com os aviões tendo que operar parcialmente vazios o frete acaba tendo que ser calculado considerando essa peculiaridade, o que o encarece. Se em Campinas uma carga pra Europa custa X, em POA terá que custar 2X pra compensar o avião 50% vazio devido à atual pista limitada. Então só cargas urgentes ou perecíveis seguem por POA.

    Com a pista ampliada o Salgado Filho terá a pista com a mesma capacidade de carga de Viracopos, o maior aeroporto cargueiro do país.

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  17. Quando será a comemoração!!!

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  18. Quero saber das datas e da reunião de ontem. Como foi?

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  19. Enfim lembraram de onde vem os votos e resolveram dar ouvidos aos legítimos anseios do povo.

    Todavia recomendo ao movimento pró-salgado filho que permaneça mobilizado até o final da obra, pois já vimos essa novela antes e é sempre um vai e vem. Que seja definitivo dessa vez, pois não somos trouxas. Precisamos de datas para podermos cobrá-las, ou melhor, exigimos datas. E pra começar e terminar logo.

    A ampliação da pista é e sempre será algo necessário e inegociável. E precisamos dela pra ontem, não pra depois de amanhã.

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  20. A ampliação é algo sem volta. Iríamos (e iremos) até o fim.

    O povo unido jamais será vencido.

    Que Padilha garanta o que prometeu em seu primeiro discurso e que a ampliação e demais obras sejam retomadas imediatamente. Sem firulas.

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  21. Se Padilha mandou a Infraero agora terá que cumprir ou é ele que ficará desmoralizado.

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  22. E a reunião das entidades na oab ontem?

    Procurei na internet e não achei nada. Estou achando que nem teve. Vc foi, Políbio?

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  23. Padilha falou hoje cedo na Gaúcha que ele, Dilma e a Infraero se preocupam com a segurança dos gaúchos e por isso garante a obra. Ou seja, é algo sem volta, ou ficará muito feio pro Ministro.

    http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/radio-gaucha/2015/01/houve-uma-inversao-prioridades-diz-padilha-sobre-ampliacao-salgado-filho/111371/

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  24. Pois eu acho que o Rio Grande começou a impor o respeito que merece. A formação do tal Comitê foi a "tijolada nos rins do padilha". É preciso acabar com as "brincadeiras políticas" que infestam o País e, no caso do RS, muitas vezes proporcionadas com compadrio de políticos nativos, desta Terra, como é o caso. Mas é só o primeiro "round" -- não dá para dormir de toca...

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  25. Tira o bode da sala ....... bota o bode na sala ...... tira o bode da sala ............ e assim o glorioso estado de bombachudos segue acreditando em duendes,

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  26. Agora vai, pois com segurança não se brinca!

    Padilha se comprometeu em nome dele, SAC, Dilma e Infraero a fazer! Disse que todos eles se preocupam com a segurança dos gaúchos e por isso finalmente farão e logo, pois ele pessoalmente pediu pra apressar! Utilizará o prestígio dele em prol da segurança dos gaúchos!

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    1. Ele tb disse que a ampliação tb é um compromisso da Infraero. Ou seja, agora sai mesmo.

      Queremos datas!

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  27. Quem e o órgão responsável pelas obras de engenharia e capacitado para tal e o CREA este sim deve ser houvido e adiantando o presidente atual do CREA e contra a expansão do Salgado Filho.

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    1. O CREA-RS está interessado é em eliminar as restrições às construções perto do aeroporto e de olho no próprio terreno do aeroporto. Ele já disse isso abertamente na Gaúcha.

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  28. Os interesses do CREA-RS no assunto são os mesmos da especulação imobiliária, que está se lixando se os porto-alegrenses vão ter que pagar 200 reais de táxi pra pegar um avião no aeroporto de Portão,da Cochinchina, ou qualquer outro lugar que não atrapalhe os negócios milionários que se abririam com a liberação das alturas dos prédios na Zona Norte da Cidade.

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  29. Cobrem o aeroporto deste cara, exijam dele, não deem folga, não aceitem enrolação, a cada evasiva façamos democráticas ameaças ao futuro político deste cara, como ele é muito ambicioso não vai querer ficar mal na foto aqui no RS, a menos que queira sair do Rio Grande o que será um benefício para nós!

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  30. Fortunati, ponha tratores na terra e começa as obras do final em direção a pista ao aeroporto, vão embargá-la mas deixaremos assim o desgoverno federal em uma péssima posição! Depois publiquem fotos aéreas mostrando a pista e a obra da prefeitura que o governo de Estela não permite ser concluída por pura sacanagem política!

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