Energia elétrica ficará mais cara em janeiro no RS e em todo o País

O consumidor gaúcho, na verdade todo o consumidor brasileiro, começará 2015 pagando mais caro pela eletricidade. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que serão vermelhas as bandeiras tarifárias em todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro de 2015. Dentro do sistema de bandeiras tarifárias, que entra em vigor a partir do ano que vem, a cor vermelha indica que as contas terão um acréscimo de 3 reais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A regra valerá para todos os Estados, com exceção de Amazonas, Amapá e Roraima, que ainda não estão interligados ao sistema nacional de energia elétrica. 

. Além de sinalizar aos consumidores qual é a real situação da geração, o sistema de bandeiras tarifárias repassa mensalmente às tarifas parte dos custos quando estes estão maiselevados. Atualmente, isso ocorre devido ao acionamento das usinas térmicas, já que reservatórios das hidrelétricas estão em níveis baixos, afetados pela crise hídrica que o país enfrenta. Bandeiras amarelas, que indicam condições um pouco menos desfavoráveis, representarão um acréscimo menor, de 1,50 real por 100 kWh. Já a cor verde sinaliza que as condições para geração de energia são favoráveis, e, portanto, não haverá aumento de tarifa. 


. Apenas para exemplificar: uma conta de 65,20 reais subiria para 67,65 reais na bandeira amarela e para 70,09 reais no caso da bandeira vermelha. Considerando o universo de 74 milhões de unidades consumidoras no país, em um mês de bandeira amarela, as empresas recolherão 400 milhões de reais a mais em todo o Brasil, valor que chegará a 800 milhões de reais em um mês de bandeira vermelha.

9 comentários:

  1. a presidentA ate fugiu pra Bahia para não anunciar na tv o AUMENTO do valor da conta de luz...

    eleitor brasileiro é o mais trouxa que eu ja vi...

    ResponderExcluir
  2. Políbio, não se assuste quando a sua conta de luz chegar, porque eu acho que o aumento será bem maior que esse aí que você mencionou. Mas isso tudo é reflexo da "administração eficientíssima" da gerentona petralha, que possuía "grandes conhecimentos" sobre o setor elétrico, mas que consegui falir uma lojinha de R$ 1,99 no tempo em que elas faziam o maior sucesso! Essa anta quebrou o Brasil por inteiro menos os bancos e as empreiteiras, que continuam lucrando bilhões!

    ResponderExcluir
  3. E o resto? Também vem de reboque.

    ResponderExcluir
  4. Time que está ganhando não se mexe! O Brasil tinha uma política energética com contratos vigentes e tudo organizado, aí de forma eleitoreira, irresponsável e de uma canalhice atroz foram encerrados os contratos vigentes e criado um samba do crioulo doido energético! Agora pagamos o preço desta esquerdalhada ideologizada a tal ponto que não usa mais nenhum neurônio. Deu no que deu e agora pagaremos muito caro por isto. Quem é o culpado? É o rapinoso governo Lullo-dilmista.

    ResponderExcluir
  5. Mais um purgante da mae do PACote de aumentos.

    ResponderExcluir
  6. ATÉ ESTOU NA DUVIDA SE OS VILEIROS NÃO TEM RAZÃO EM FAZEREM GATOS.

    ResponderExcluir
  7. 3 reais já estão com os impostos ?
    Senão, aproximadamente mais 50 por cento.

    ResponderExcluir
  8. voces querem o que?

    o povo reelege uma presidentA que durante o debate eleitoral sugere à uma economista formada de 55 anos fazer um cursinho no Pronatec para arrumar emprego...

    como alguém consegue votar numa individua dessas???

    era coisa para sair do debate e ser internada direto em um manicômio...

    no entanto, esta na Presidência do país!!

    eu nao sei mais o que fazer, e como eu ja ha muitos que nao conseguem enxergar qualquer claridade no horizonte...

    só vejo nuvens carregadas pela frente...

    só o Políbio (esse negocio de chamar de "editor" é coisa de petralha) é que consegue ser otimista com 2015...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/