Análise, Tiago Lobo (Observatório da Imprensa) - Zero Hora, o jornal e a utopia metropolitana

Zero Hora dá aula de como cavar a própria vala. Suja, rasa, sem lápide, para ser enterrada como indigente. E só eles, enquanto negociam vinhos, pirulitos e “negócios digitais”, não se dão conta do que perdem. Independente dos motivos, grandes nomes que faziam valer a leitura daquelas páginas mal acabadas foram seguindo seu rumo. Altair Nobre, Alexandre Bach, Chico Amorim, Carlos Wagner, Luiz Adolfo, Moisés Mendes e tantos outros jornalistas competentes que foram saindo ou sofreram a degola das tesouras da RBS, para falar só dos jornais impressos do grupo.

. ZH virou um playground com linha editorial remendada, dentro de um segmento de público-alvo que não consegue atingir: o jovem. E nem vai.

. O Diário Gaúcho, subestimado, alvo de preconceitos pelo seu suposto populismo, atropelou a carne nobre dos impressos da RBS. Mas o seu projeto tem prazo de validade e está vencendo. E assim como a Folha de S.Paulo é incorrigível dentro dos seus modismos editoriais, Zero Hora também o é.

. Agora resolveu que o jovem vai salvar o seu negócio. No entanto, sua reforma (apressada, atrapalhada e que causou confusões dentro do departamento de diagramação) é um tiro no pé feito dentro de uma sala escura, já que muda a forma de o jornal se relacionar com o seu leitor de uma hora para a outra, indo do clássico ao desarranjo contemporâneo e caótico sem avisar.

Miscelânea de bobagens


Jornais de verdade levam, em média, 10 anos para implantar uma mudança gráfica e de linha editorial radical. Isso é feito de conta-gotas.

CLIQUE AQUI para ler mais. Lobo é jornalista e editor da revista Pensamento.

13 comentários:

  1. O texto mais parece dor de cotovelo de esquerdalha rejeitado...

    Quem botou Zero Hora no buraco foram os pelegos infiltrados que reduziram o jornal à panfletagem esquedalha...

    ResponderExcluir
  2. Um império de comunicação em acelerado e imprevisível processo de "chinelização"

    ResponderExcluir
  3. Políbio,

    Bahhh, o Tiago Lobo "organizou" o que eu já vinha notando, na ZH, e não sabia definir,

    Deu "nos dedos" do Dudu.

    Parabéns!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso artigo que retrata no que se transformou ZH. O novo site é ruim e as notícias são atualizadas tardiamente. Como aquela turma pra bobo não serve se fica imaginando qual o motivo da esculhambacao. Quebra premeditada? E a empresa S+??? E o bilhão de reais a pagar à receita federal pela operação casa-separa NET?

    ResponderExcluir
  5. Observatório da Imprensa é um covil de petralhas. Que decepção vê-lo citado no teu blogue.

    ResponderExcluir
  6. ZH perdeu o trem da história quando entrou o governo Lulla e por interesses econômicos, em vez de procurar resolver de forma jornalisticamente honesta e assumir seu anterior papel começou descaradamente a apoiar os bandidos deste governo de canalhas que assumiu o Brasil. As esquerdas não gostavam de ZH por elas não apoiarem-nas anteriormente e depois com este regime de corruptocracia implantada , para ganhar dinheiro tentou se parecer que era esquerdista desde criancinha. Perdeu seu público fiel de mais de 30 anos e não ganhou mais retorno das esquerdas exceto por empréstimos com juros benignos para apoiar o governo Lulla. Agora paga o preço da falta de coerência e de vergonha na cara. Virou um grande jornaleco de bairro.

    ResponderExcluir
  7. Quanta mágoa sr editor

    ResponderExcluir
  8. Que jovens vão ler ZH?
    Jovens não leem jornal impresso.
    Realmente, este jornal tem se mostrado provinciano há muito tempo, e isto é a morte nos dias de hoje.
    "Criança brincando de postinho de gasolina" (perfeito!), somado à uma boa dose de arrogância, é fracasso certo.

    ResponderExcluir
  9. Os jornalões estão em crise, seja RS, São Paulo ou Nova York. O modelo de jornal diário com reportagens variadas e seções diversas está esgotado. Aqui e em toda a parte.

    ResponderExcluir
  10. Falando em ZH fala-se em Porto Alegre e falando em Porto Alegre tenho percebido que há de volta uma grande quantidade de carroças andando em locais proibidos a elas e associados às carroças há proliferação de roubos a casas. Há pouco presenciei na minha rua uma carroça cujo carroceiro agia de modo suspeito e quando ele percebeu que era observado saiu dissimulando de que teria sido chamado por outra pessoa. Um minuto depois ouvi gritos e um vizinho de uma casa pegou um bandido tentando roubar sua casa. Foi preso, mas o carroceiro fugiu. Controlem logo as carroças antes que voltem as ruas o transporte preferido dos petistas! Também estão aparecendo papeleiros em quantidade nos bairros.

    ResponderExcluir
  11. A Zero-Hora perdeu totalmente a credibilidade, e de vez em quando publica um artigo de alguém contra esse governo bolivariano petralha, como o Puggina por exemplo, para dar um disfarçada! Já era!

    ResponderExcluir
  12. Meu avo compra o diario gaucho so para trocar os selos pelo brinde e eles neste ano atrasaram as entregas dos mesmos so um exemplo o ultimo que deveria ser entregue a 45 dias atras sera entregue somente a partir do dia 05/01/2015 onde anda o ministerio publico que não se manifesta sobre os atrasos nas entregas dos brindes são milhares segundo fontes da propria RBS.

    ResponderExcluir
  13. O que eu entendi desse texto foi: ai, como eu queria trabalhar na Zero Hora e nunca me deram bola. Agora quero que se ralem.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/