Refugiados africanos e haitianos procuram empregos que não existem mais em Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, segundo mais importante município do RS, ninguém sabe o que acontecerá com os 400 ganeses, senegaleses e haitianos que se refugiram ali.

. A prefeitura vem garantindo assistência social, inclusive moradia e alimentação, serviço que é complementado por facilidades propiciadas na forma de agilização de documentação e mobilização do Sine.

. O problema de médio e longo prazos é buscar e garantir empregos para todos.

. As autoridades locais enfrentam dificuldades enormes neste quesito, porque a desaceleração da economia,puxada por quedas continuadas da produção industrial, começou a produzir desemprego em Caxias do Sul.

. Grandes indústrias como Randon e Marcopolo reduziram drasticamente a produção, eliminaram horas trabalhadas e suprimiram postos de trabalho, o que quer dizer que estão sem vagas para os refugiados.

. A região oferece empregos, mas ganeses, senegaleses e haitianos querem permanecer em Caxias do Sul.


- A onda de imigração para Caxias do Sul é inédita e inusitada. O governo federal não investiga, mas na cidade há a percepção clara de que "gatos" foram usados para promover tráfico humano. 

19 comentários:

  1. O povinho de Caxias deve estar adorando isso ... bem feito !

    E os metalúrgicos da Marcopolo a Randon, entre tantas outras grandes empresas, que elegeram pra Deputado Federal pelo PCdoB um sindicalista, bem feito também !

    Agora, vão chorar pra esses bandoleiros da esquerda a perda dos seus empregos.

    ResponderExcluir
  2. O que eu gostaria de saber é como essa gente sem dinheiro e sem documentos foi parar em Caxias?
    Cadê a policia federal?
    O país esta jogado as traças.

    ResponderExcluir
  3. FORA...FORA....FORA...COM TODOS ELES JÁAAAAAAA.....PREFEITURA PAGANDO COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE....JÁ TEMOS POBRES DEMAIS POR AKI....FORA COM TODOS ELES JÁÁÁÁÁÁÁ.

    ResponderExcluir
  4. Acho que chegaram atrasados,a bolha de emprego estourou.

    ResponderExcluir
  5. Políbio,

    Como já acontece na Europa, daqui a uns 6 meses estão dominando o tráfico de drogas em Caxias do Sul!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  6. Não os levam pra CUBA porque lá a escravidão continua.

    ResponderExcluir
  7. Da quadrilha do mensalão, só podemos esperar coisa ruim.

    ResponderExcluir
  8. Baita pexe friu está aplicando aos africanos. O emprego está nos serviços, tipo super mercado, onde ninguém quer trabalhar por pagar apenas salário mínimo.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil já tem muitos problemas como esse, por aí, e os PeTralhas que vivem na ilha da fantasia lá em Brasília, vendem lá fora que o Brasil é o "paraíso prometido", atraindo essas pessoas desesperadas e iludidas!

    ResponderExcluir
  10. Que o Município de Caxias do Sul e todos os que estão nessa situação desastrosa, paguem ônibus e encaminhem todos para a Granja do Torto e que façam companhia à Dilma e catrefa. Se o local foi conspurcado com a presença do assassino de Cuba, que ao sirva com viés humanitário, até porque a responsabilidade dessa invasão indesejada é total do desgoverno federal.

    ResponderExcluir
  11. O PREFEITO TEM UMA PARCELA GRANDE PARCELA DE CULPA É SÓ PARAREM DE DAR COMIDA QUE ELES PARTEM PARA SÃO PAULO OU BRASILIA, ENQUANTO TIVEREM COM O BUCHO CHEIO NÃO PARTEM.

    EDUARDO MENEZES

    ResponderExcluir
  12. Eu não vejo os Haitianos ou Ganeses irem para CUBA,por quê será heim?Lá não é um bom lugar para se viver?Não tem empresários exploradores,todos estão na mesma situação,até o Coma Andante come,bebe,veste e usa veículos igualzinho ao da população,todos tem acessos ao que há de mais moderno no mundo,a Educação é excelente,saúde é a melhor do mundo que até exporta uma infinidade de médicos.Vejam quantas vantagens para os imigrantes,por quê não querem CUBA?

    ResponderExcluir
  13. Não é só em Caxias do Sul RS, várias cidades do Brasil recebem
    essa "invasão" travestida de imigração que parece resultado da competência de nosso governo federal... das viagens e blablablá do senhor Lula em países comunistas, além dos africanos. Eta governinho de quinta categoria... FORA DILMA e leve o PT com você!

    ResponderExcluir
  14. O desgoverno federal e a polícia federal não precisam investigar. Ambos sabem que estes "imigrantes" serão os futuros integrantes da guarda pretoriana, assim como os haitianos e os "médicos" cubanos.

    ResponderExcluir
  15. O desgoverno federal e a polícia federal não precisam investigar. Ambos sabem que estes "imigrantes" serão os futuros integrantes da guarda pretoriana, assim como os haitianos e os "médicos" cubanos.

    ResponderExcluir
  16. Em SP as hatianas aparecem trabalhando nas escolas como faxineiras Muitas ja estao gravidas , um metodo facil de ficar no Brasil.Eles estao esperando bolca familia
    .Alerta total....com nosso dinheiro!..

    ResponderExcluir
  17. Quem nao estuda, nao trabalha sempre acha que esses probrezinhos vem para tirar as oportunidades. levantem ! estudem! e voces verao que esses miseraveis empregos nao sao seus.

    ResponderExcluir
  18. simples assim, O PT da Dilma sabe que o Brasil ficou repartido e como dar continuidade ao PT criando mais uma bolsa"imigrante" que engrossa o voto cabresto das bolsas e por lambuja ainda tem como aliados imigrantes que estão acostumados com conflitos armados que pode ser muito útil para o governo do PT. Agora uma pergunta quando algum torcedor age de forma errada no estadio quem tambem e punido não e o clube? pq o PT não e punido pela maioria dos seus corruptos? Att

    ResponderExcluir
  19. é lamentável ver tantos comentarios cheio de preconceito..

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/