Nunca um presidente gastou tanto em propaganda como Dilma Roussef. Conheça os números.

Em editorial de hoje, o jornal O Esado de S. Paulo informa que a presidente Dilma Rousseff supera seu mentor e padrinho, Luiz Inácio Lula da Silva, cuja Presidência, em 2009, usou R$ 2,2 bilhões para trombetear as reais e supostas conquistas de seu governo. Somente com a administração direta, a despesa foi de R$ 761,4 milhões, também um recorde. Leia mais:

. Não terá sido por mera coincidência que, tanto no caso de Lula quanto no de sua sucessora, espantosas quantias de dinheiro tenham sido despejadas no período imediatamente anterior a um ano eleitoral.
Lula teve de ampliar o investimento em publicidade porque precisava eleger um "poste", e não se faz isso sem uma formidável máquina marqueteira. Com efeito, o governo Dilma aparece em quarto lugar no ranking do Ibope sobre os investimentos em publicidade em 2013. Supera até mesmo a gigante Ambev, cuja necessidade de disputar mercados - coisa que a maior parte das empresas estatais e o governo não precisam fazer - a levou a gastar R$ 1,8 bilhão.

. Na média do primeiro biênio, o atual governo gastou R$ 1,78 bilhão por ano, 23% a mais do que a média de Lula em seus dois mandatos. Se a comparação for apenas com o primeiro termo de Lula, que gastou, em média, R$ 1,32 bilhão por ano, Dilma é ainda mais perdulária.

. Além da despesa exorbitante, o problema é a óbvia utilização político-eleitoral da propaganda de governo, atitude que afronta a lei. A Constituição, em seu artigo 37, estabelece que "a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social". A publicidade do governo, no entanto, atende a outras finalidades. O padrão da gastança continua firme neste ano. Conforme a legislação, o teto para a despesa com esse tipo de publicidade oficial em ano eleitoral deve ser a média dos três anos anteriores - que, como se observou, foi substancialmente elevada por Dilma. O site Contas Abertas, que acompanha os gastos públicos, mostrou que, nos dois primeiros meses de 2014, o governo Dilma já despendeu R$ 30 milhões a mais em publicidade do que no mesmo período de 2013.

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6 comentários:

  1. A Venezuela é aqui! Leiam a notícia estarrecedora da Folha de Maputo que tem como manchete: "Polícia moçambicana à caminho do Brasil para garantir segurança no Mundial de Futebol"! Em:
    http://www.folhademaputo.co.mz/001.aspx?dqa=0:0:13688:2:0:0:-1:0:0&chnl=37
    Como no país do tirano Maduro que entregou a soberania do país aos militares cubanos, o governo petralha começa à dar demonstração de estar seguindo no mesmo caminho!
    As polícias e as Forças Armadas brasileiras irão aguentar essa humilhação caladas?

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  2. Os gastos em propaganda são de altíssima monta, porém o produto seria rejeitado até pelo Paraguai!

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  3. Não é a toa que a inflação voltou e o dessaranjo é total nas contas públicas. O "Gigante" é subtraído a olhos vistos e o Poder Judiciário, único que poderia dar um basta, também está aparelhado. Tá tudo dominado !!! Nem protesto dá mais para fazer, pois o Gilberto Carvalho colocou a serviço da caterva os Black Blocs, usados, assim como os sem terra, como massa de manobra para os interesses da dita esquerda brasileira, que nada mais é do que um bando de bandidos, criminosos ávidos por se locupletarem as custas do Erário Brasileiro e dê-lhe inflação e quebradeira generalizada !!! Com a palavra o tal Sgarbi ?

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  4. Caro Políbio!
    Não consigo entender o povo brasileiro, nós somos tupiniquins para "eles', esta turma abusa demais gastão um mar de dinheiro púbico e ninguem faz nada. São gastos milhões, bilhóes, trilhões dóloras para CUBA, VENEZUELA, URUGUAI, CHINA, ETC.. Isto somente, o que sabemos,onde esta a oposição neste país? Onde esta os universitários, os futuros do amanhã? Qtos. hospitais foram criados pelo governo federal nestes últimos 12 anos? Qtos. médicos especilizados temos alcance sem que, precisemos esperar uma eternidade para sermos atendidos?
    Qtos bilhões de reais, recebem os sindicatos brasileiros, cut e ongs, para retribuir a eles nas campanhas políticas sem que, aja fiscalização sobre estes valores pelo TCU?
    Assim é fácil, dinheiro público não tem dono, vamos esbanjar por que, o não se cansa de trabalhar para sustentar eles e, os parasitas!!!
    Um abraço

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  5. Partido do Telemarketing.

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