Época descobre base de treinamento da guerrilha urbana que atua nas manifestações de rua

Da mesma forma que fizeram os voyeurs de esquerda que desfilaram nus na Câmara de Porto Alegre, os "gladiadores" (é como se intitulam) aprendem táticas de guerrilha urbana, no Mato Grosso, para incendiar os desfiles de 7 de Setembro e o Rock in Rio. A denúncia é de Época.



Leonel Rocha, Época desta semana, descobriu que os bandoleiros de esquerda treinam no Mato Grosso com delinquentes do  MST, dissidentes das Farc e remanescentes dos Tupamaros e COB. Eles se preparam para  meter fogo com bombas molotov no desfile do dia 7 e no Rock in Rio. Leia:

Primeiro, a ONG Defensoria Social espalhou voluntários pelo país para defender

manifestantes presos por vandalismo. Agora, os anarquistas também recebem treinamento de instrutores experientes. Nos fins de semana, os jovens se reúnem em cidades de Mato Grosso para fazer coquetel molotov e escudo de madeirite e produzir líquidos que anulam o efeito do gás lacrimogêneo. Nesses encontros, eles escolhem bancos e empresas multinacionais como alvos de depredação. Participam dessas reuniões os anarquistas Anonymous, Anarcopunk e Acción Directa, ex-militantes do MST, alguns dissidentes das Farc e remanescentes da guerrilha uruguaia Tupamaros e da Central Operária Boliviana. Os próximos atos de vandalismo como ação política estão previstos para o desfile de 7 de setembro e o Rock in Rio.

RS tem dez cidades entre as cem com maior IDH; Porto Alegre é a sétima capital. Veja, aqui, a posição da sua cidade.


CLIQUE AQUI para examinar a posição da sua cidade.



Apenas dez cidades do Rio Grande do Sul estão entre as cem primeiras no ranking que avalia Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do País, estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nomeado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013".

. Entre as capitais brasileiras, Porto Alegre é o município gaúcho mais bem colocado, em 28º lugar, e sétima capital. Florianópolis é a capital mais bem colocada em 3º lugar. Depois aparecem Vitória (ES), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), todas à frente de Porto Alegre.

. No Rio Grande do Sul, as cidades com melhor IDH são Carlos Barbosa, na 53ª posição, Três Arroios e Ipiranga do Sul, ambas na 62ª colocação, além de Lagoa dos Três Cantos (71º), Garibaldi (87º), Nova Araçá e Casca - ambas em 92º lugar -, e Ivoti e Santa Maria, as duas na 100ª posição. Dom Feliciano, em 4467 º, é pior a cidade gaúcha no ranking, com 0.587.

. O Brasil registrou um salto de 47,8% no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país entre 1991 e 2010, um avanço consistente puxado pela melhora acentuada dos municípios menos desenvolvidos nas três dimensões acompanhadas pelo índice: longevidade, educação e renda.


CLIQUE na imagem acima para ver quem são as 50 primeiras cidades brasileiras no ranking de IDH (Quadro: Site G1).

Editorial, Estadão - O Lula de sempre

Em editorial deste domingo, o Estadão escreveu que enquanto o povo estava nas ruas cobrando gestão governamental competente e sem corrupção, Luiz Inácio Lula da Silva escondeu-se como se não tivesse nada a ver com o assunto. Leia tudo:

Bastou as manifestações populares refluírem - ao que tudo indica, momentaneamente - para ele voltar. E voltou para mostrar que continua exatamente o mesmo, que não aprendeu nada com o retumbante "chega!" que a voz das ruas bradou para os políticos que se julgam muito espertos e capazes de manipular eternamente os anseios populares.

. Em dois eventos públicos em dias sucessivos, em Brasília e em Salvador, o ex-presidente lançou mão de todos os recursos de seu arsenal do mais demagógico populismo, na tentativa de reverter a queda livre do prestígio do governo petista em todos os segmentos da população brasileira e em todas as regiões do País. Na verdade, mais do que preservar a imagem do governo e de sua pupila Dilma Rousseff, Lula demonstra estar preocupado em salvar o ameaçado projeto de poder do partido que comanda. E para tanto usou, como de hábito, seu melhor argumento de defesa: o ataque.

. Na arenga de mais de uma hora no Festival da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha, na terça-feira em Brasília, os dotes palanqueiros de Lula revelaram, como única novidade, a admissão implícita do enorme desgaste de Dilma Rousseff com suas repetidas trapalhadas na tentativa de dar satisfação aos protestos populares.

. O script não foi diferente no dia seguinte, na capital baiana, durante evento comemorativo dos 10 anos de poder do PT.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

NESTA SEGUNDA-FEIRA
Você tem um motivo a mais para degustar os melhores chopes e cervejas de Porto Alegre (classificação da revista Veja). Dezenas de rótulos dos melhores artesanais do mundo.
O cliente que mais consumidor no Bier Markt durante todas as segundas-feiras de julho (valor cumulativo durante o mês), terá uma surpresa no dia 30: vai ganhar duas diárias, com direito a um acompanhante, no hotel Varanda das Bromélias, Gramado.
Seu happy hour de hoje ficará ainda mais divertido. Harmonize tudo com o cardápio de petiscos.
Bier Markt, Castro Alves
Bier Markt Vom Fass, Barão de Santo Ângelo
www.varandadasbromelias.com.br
ESTACIONAMENTO FÁCIL. SEGURANÇA. AR CONDICIONADO.

Estação Gramado foi fiasco da RBS na superlotada Gramado

Foi um fiasco a Estação Gramado, empreendimento que o grupo RBS implementou durante o mês de julho na cidade da Serra do RS. A própria RBS, que mudou de mala e cuia para a cidade vizinha de Canela, como também a Band, que instalou seus estúdios de inverno em Nova Petrópolis, conseguiram melhores resultados fora de Gramado.

. Superlotada, trânsito em permanente conflito, cada vez mais contrariada com turistas que invadem a privacidade da população, incapaz de atender a enorme demanda por produtos e serviços, Gramado começa a apertar o cerco sobre novos empreendimentos. O caso mais recente foi a decisão do prefeito Nestor Tissot de proibir qualquer novo projeto de construção de hotéis na cidade. 

Supermercados querem faturar R$ 330 milhões na sua Expoagas 2013, agendada para 20 de agosto em Porto Alegre

A Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2013 chega a sua 32ª edição com foco na concretização de negócios entre comerciantes de diversos segmentos e fornecedores de produtos, equipamentos e serviços. Marcado para os dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o evento reunirá 38 mil players da cadeia do abastecimento dos 27 estados brasileiros e de outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e, principalmente, a feira de negócios.

.  “Nossa intenção é oportunizar à indústria uma grande vitrine, já que teremos compradores de toda a América Latina visitando os estandes. Além disso, reforçamos o trabalho para que o pequeno supermercadista do Interior conheça a feira e agregue ferramentas para potencializar o seu negócio”, destaca o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Para dar oportunidade aos pequenos fornecedores, a Associação disponibilizou uma área com estandes pré-formatados com 4 e 9 metros quadrados, que demandam investimento menor. Ainda que o setor supermercadista tenha mantido, no primeiro semestre de 2013, a média de crescimento dos últimos anos – cerca de 6% em relação ao mesmo período do ano passado –, as projeções dos organizadores apontam para um incremento maior nos resultados da Expoagas 2013. Para Longo, o volume de negócios concretizados nos três dias do evento deverá atingir os R$ 330 milhões, número 8,4% superior ao do ano passado. 

Bloco dos Pelados ameaça recrudescer nesta quinta em Porto Alegre

Agora eles ameaçam repetir a cena na prefeitura de Porto Alegre, desta vez sem foto de Manoela D'Ávila. 



O Bloco dos Pelados, também conhecido como Bloco de Luta pelo Transporte Gratuito, tentará nova manifestação nesta quinta-feira a tarde diante da prefeitura de Porto Alegre. Na última tentativa, apenas 30 manifestantes responderam às convocatórias. 

. Os pelados não anunciaram se invadirão e ocuparão a prefeitura, replicando ali as cenas de violência, droga, rock and roll, vandalismo e orgia sexual que promoveram durante uma semana, conforme testemunhos, imagens e som recolhidos pela Câmara de Vereadores.

. O grupo é ligado ao PT e ao PSOL, que os amparam política e financeiramente.


. Entre as propostas do bloquistas está a estatização das empresas de ônibus. 

Papa deu puxão de orelha nas comunidades marxistas eclesiais de base, nas ONGs católicas e nos argentários jesuítas

Este recado, ele iria certamente dar, depois de ter sido cardeal na Argentina e conhecer muito bem a Igreja latino-americana. Deu à sua maneira, advertindo com jeito, mas foi entendido. Com isto, criticou de uma vez só as comunidades marxistas de base da teologia da libertação e o estilo empresarial dos próprios jesuítas, na forma como organizam a atuação da companhia da Igreja , visando resultados o tempo inteiro - e se divorciando da população e seu sofrimento diário. A América Latina está cheia de ONGs católicas financiadas pela Igreja, pretendendo atuar em inúmeras áreas onde não devem ter ingerência alguma, especialmente em regimes democráticos. Não é função da Igreja fazer política partidária,  nem cuidar de questões políticas de partição dos governos. Para o Papa, a Igreja deve ser um movimento de fiéis, esclarecimentos e exposição permanente de credo e sua experiência como forma de mudança do mundo. Esta é a revolução social que ela deve fazer. e no plano aplicado, transmitir as formas de socialização deste movimento e credo. Ou seja, aquilo que Cristo fez. Leia a informação completa:

'Peço que não se ofendam, mas creio que estamos muito atrasados', diz Papa em encontro com bispos da América Latina. O Papa Francisco se reuniu na tarde deste domingo com o comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Durante o evento, que aconteceu no auditório do Centro de Estudos de Sumaré, o Pontífice falou sobre a importância dos missionários no continente, e disse que o trabalho das pastorais na América Latina ainda está muito atrasado.

- Peço que não se ofendam, mas creio que estamos muito atrasados - disse o Santo Padre, que questionou se os fiéis e os agentes das pastorais se sentem parte da Igreja.

. Em espanhol, o Papa pediu ainda mais proximidade e encontros entre as pastorais da América Latina e do Caribe. Ele disse ainda que quando a Igreja se coloca como 'centro', acaba virando uma Organização Não Governamental (ONG):


- Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Governo Tarso Genro, PT, "beneficiou" com redução do ICMS o setor calçadista... que já gozava da vantagem desde 2008

Esta redução do ICMS de 17% para 12% para as saídas de insumos dirigidos à indústria do RS que integrou o pacote de bondade anunciado pelo governador Tarso Genro, deve ser lida a partir de dois contratempos bastante bizarros:

1) Há duas semanas, o primeiro a falar sobre o benefício para 16 (depois ampliado para “18” ramos industriais) ramos industriais foi o líder do comércio varejista do RS, o presidente da Federação de CDLs, Vitor Koch, que não conseguiu nada para seus representados, mas festejou a conquista como sua, embora beneficiando a indústria.
2) O governador Tarso Genro, ao comemorar a ampliação do benefício para 18 ramos industriais, incluiu na lista os fabricantes de calçados, mas acontece que este ramo industrial já tinha sido contemplado com a vantagem em 2008, conforme decreto 45.770, assinado por Yeda Rorato Crusius.

. O governo estadual gaúcho não se deu por achado, mas retirou o ítem “calçados” da lista do seu próprio decreto.

- Quem descobriu tudo e revelou a “mutreta” foi a atenta ACI de Novo Hamburgo, que informou seus associados “em benefício da correta informação”, coisa que é muito desprezada pelo governo Tarso Genro.

Voz rouca das ruas apressa decisão do STF de enviar para a cadeia os bandidos do Mensalão

Até mesmo os mais otimistas advogados dos mensaleiros acham que o STF vai não apenas apressar o julgamento dos recursos apresentados pelos condenados, como além disto vai rejeitar tudo e enfiar gente como o ex-ministro Zé Dirceu imediatamente na cadeia.

. É a voz rouca das ruas fazendo pressão.

. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, espionado e caluniado com virulência por boa parte da mídia impressa – uma fração dela sob instigação do governo – tentará apressar ao máximo o desfecho.

. Os ministros querem encerrar logo o assunto, porque receiam acampamentos às protas do tribunal.

. Em setembro poderão acontecer as primeiras prisões, iniciando por Zé Dirceu e Marcos Valério, mas concluindo por personalidades menos estrelares, como a banqueira Kátia Abreu, José Genoíno e Delúbio.

. A oposição torce para que o desfecho do caso só aconteça em plena campanha eleitoral de 2014. 

94% dos leitores concordam com o Papa: "Combate às drogas precisa ser muito duro"


94% dos leitores desta página concordam com a posição do Papa Francisco, que na semana passada defendeu dureza no combate às drogas no Brasil, posição que confronta discursos mais recentes de líderes de Partidos como o PT e de personalidades como o ex-presidente FHC.

. Acompanhe a pergunta e os resultados da enquete:

O Papa quer dureza no combate as drogas, contradizendo o PT e FHC. O que você acha disto?
Ele está correto. Tem que ser tolerância zero, 94%

O Papa não sabe o que diz, porque tem que liberar pontualmente, 5%

Renan apadrinhou nora, mãe e irmã da nora, todas sem concurso, para empregões no Senado

O senador Renan Calheiros volta ao centro das notícias sobre malfeitos que costuma praticar a todo instante, indiferente à voz rouca das ruas. Desta vez, o caso envolve a nora Paulo Meschesi, que em 2006 foi nomeada sem concurso para um emprego de R$ 17 mil no Senado, às vésperas de dar à luz o neto  de Renan. A revista IstoÉ, que pesquisou a história, descobriu que em junho, Paula faturou R$ 26,7 mil, somados salário, antecipação de gatf8icação natalina e auxílio pré-escolar.

. A mãe de Paula, Mônica, e a irmãs, Eduarda, também foram contratadas pelo Senado. As duas trabalham em feudos do PMDB (lidderança e quarta-secretaria.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Espiões do governo Dilma, PT, espionam até governadores aliados

A revista IstoÉ desta semana passou a informação de que um espião da Abin foi apanhado nas proximidades da casa do governador Sérgio Cabral e levado para a delegacia.

. Tem sido intrigante a presença de agentes do governo Dilma Roussef, PT, em sites sob administração de governadores de outros Partidos.

. O caso mais escandaloso mais conhecido foi dos quatro espiões da Abin que foram presos no porto de Suape, xeretando as ações do governador Eduardo Campos, PSB.

. Sobre outros casos nada vazou - ainda.


. O governo Dilma Roussef usa a espionagem em larga escala.

Daslu já monta loja no BarraShoppingSul, Porto Alegre

Três dos atuais 15 espaços para lojas desocupados no BarraShoppingSul, Porto Alegre, irá para a Daslu. A loja paulista já está montando suas gôndolas. 

Grupo gaúcho K1 confirma investimento de R$ 130 milhões para diversificar e ampliar produção

O grupo gaúcho K1 (Kappersberg) confirmou nesta segunda-feira informação já passada aqui neste espaço, segundo a qual investirá R$ 130 milhões na ampliação do seu parque fabril.

. O projeto do trupo de Tupandi, RS, é implementar linhas de móveis planejados, ampliar a produção e integrar as unidades fabris. Atualmente o grupo produz 10 mil móveis por dia e emprega 1.730 trabalhadores. O novo investimento permitirá elevar em 10% a produção e contratar mais 300 empregados.

- K1 já está pensando em abrir o capital e negociar suas ações na Bolsa de SP.

A principal lição da visita do Papa é que ninguém mais permanecerá tolerante diante das mazelas brasileiras.

No comentário do editor que você poderá examinar na imagem acima, fica claro que a visita do Papa ao Brasil, mesmo para quem não é católico, recolocou na agenda das discussões uma série de conceitos que andavam perdidos desde que o PT tomou o governo há 12 anos.

. O que fica de substrato é a retomada do princípio de que os meios não justificam os fins.

. Até o momento da fala do Papa, o PT sempre passou o conceito de que os meios justificam os fins.

. A partir de agora, fica mais fácil defender a prevalência da bondade sobre a maldade, a verdade sobre a mentira e a honestidade sobre a corrupção.

. Ninguém mais poderá permanecer indiferente aos protestos das enormes massas de brasileiros que foram para as ruas, porque elas exigem exatamente a prevalência de um estado de bem estar social – o mais próximo do que isto possa significar.

Saiba como você pode receber a newsletter diária deste site.

A Newsletter diária do site www.polibiobraga.com.br ganhou nova configuração desde a quinta-feira da semana passada. O modelo anterior de negócio foi descontinuado, mas desde quinta os leitores podem usar a ferramenta própria existente aí ao lado, acima, à direita, na qual precisam apenas digitar o e-mail para o qual desejam direcionar o envio da newsletter diárias.

. Segue abaixo um passo a passo para cadastrar o seu e-mail.

1) Inserir o seu e-mail na janela abaixo que se encontra no site, em cima, à direita:















2) Confirmar a solicitação na janela que vai aparecer igual a esta:



















3) Você vai receber um e-mail de: Activate your Email subscription to: Jornalista Polibio Braga e deverá clicar no link igual ao abaixo para confirmar a sua inscrição.















. Tão logo fique disponibilizado o endereço do leitor, os serviços do próprio Google serão acionados automaticamente e o assinante começará a receber a newsletter diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados.

. A nova newsletter é bem mais clean. Ela é constituída por manchetes, trechos iniciais das notícias e link para a leitura completa das informações que mais interessarem ao leitor. Neste novo formato, não são admitidos anúncios ou qualquer tipo de publicidade. Desta forma, somente no site serão aceitas autorizações para veiculações de banners. O envio da newsletter diária passa a ser mais uma disponibilidade fornecida gratuitamente pelo site.

. A seguir um modelo da nova newsletter que o assinante vai receber:

Desgastada, musa do Bloco dos Pelados, Manoela não repetirá os 500 mil votos de 2010


Recordista de votos em 2006 (272 mil votos) e 2010 (500 mil votos), a deputada Manoela D’ávila, PCdoB, não repetirá o desempenho em 2014. A derrota acachapante que sofreu na disputa para prefeito de Porto Alegre, 2012, e o desgaste do PCdoB no governo Tarso Genro (Operação Concutare) custarão caro à comunista.


. A musa dos jovens irados gaúchos, além disto, já virou balzaquiana, porque passou dos 30 anos, embora continue inspirando os integrantes do Bloco dos Pelados.

PMDB gaúcho reunirá dia 5 para discutir falta de candidatos a deputado Federal

O PMDB do RS está um pouco aflito com a sua nominata de candidatos a deputado federal, porque encontra dificuldade para preencher todas as vagas, mas o mesmo não acontece com a nominata de candidatos a deputado estadual.

. É por isto que o Partido convocou reunião para o dia 5 de agosto.

. Com um bom candidato a governador - José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias - o PMDB espera aumentar suas bancadas federal (4 para 5) e manter a estadual (8).

- No caso do Partido, estima-se que um deputado federal precisará 100 mil votos para se eleger, número três vezes menor para eleger um deputado estadual. 

Omnicom e Publicis promovem fusão e se tornam maior agência publicitária do mundo

Omnicom e Publicis, segundo e terceiro maiores grupos de comunicação do mundo, anunciaram por meio de comunicado divulgado este domingo, 28, que chegaram a um acordo de fusão. Desta forma, o novo grupo intitulado Publicis Omnicom passa a ser responsável por receitas na ordem de US$ 22,7 bilhões, levando em conta os números dos dois grupos em 2012, além disso, a nova holding empregará, aproximadamente, 130 mil pessoas.

. WPP, que até então era líder entre as holdings, fica na segunda posição

. A maior negociação da história da publicidade mundial. O valor de mercado dos dois grupos, segundo o comunicado, alcança a cifra de US$ 35,1 bilhões.

Redução da conta de luz pode custar R$ 6,7 bi

O governo federal não tem mais recursos em fundos setoriais para as indenizações que terá de pagar às empresas do setor elétrico. Essas empresas aderiram ao pacote de renovação antecipada das concessões, que bancou o desconto médio de 20% na conta de luz para os consumidores.

. A redução foi anunciada por Dilma em cadeia nacional de rádio e televisão. Com saldo insuficiente para essa despesa, caberá ao Tesouro Nacional e, em última instância, ao contribuinte, desembolsar pelo menos R$ 6,7 bilhões nos próximos quatro anos para reembolsar as companhias.

Planalto inclui Serra em pesquisas para 2014

O Palácio do Planalto está convencido de que o ex-governador de São Paulo José Serra será candidato à Presidência. Pela primeira vez, analistas eleitorais do governo e do PT incluíram Serra nas pesquisas de intenções de votos.

. Os petistas apostam que Serra deixará o PSDB.

Depois da neve, temperatura pode chegar a 30 graus nesta semana

Depois de temperaturas negativas, tardes frias, manhãs congelantes, neve, geada e muito frio, vem aí o efeito cebola. Quem sair de casa cedo, entre segunda e sexta-feira, terá que se agasalhar, mas ao longo do dia vai precisar tirar os casacos, em função da alta nas temperaturas, que podem chegar aos 30 graus. 

. Já na manhã desta segunda-feira, a neblina tomou conta da região, porém ao longo do dia o tempo melhora com o aparecimento do sol. 

. Segundo a MetSul Meteorologia, na quinta-feira, a máxima pode ser até 20 graus mais alta do que no mesmo dia da semana passada. No domingo, a máxima chegou a 24 graus à tarde, enquanto na última terça-feira não passava de 10 graus em algumas cidades do Vale do Sinos. Então, a semana será de tempo seco, sol, calor e frio, com mínimas entre 6 e 13 graus, e máximas de 21 a 30 graus. 

Confiança da indústria cai 4% em julho

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 4% em julho ante junho, de 103,8 pontos para 99,6 pontos, anunciou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do menor nível do indicador desde julho de 2009 (95,7 pontos) e sinaliza desaceleração da atividade industrial no mês e pessimismo moderado das empresas em relação aos meses seguintes.

. De acordo com a FGV, a piora no dado é resultado da queda tanto das avaliações em relação ao momento presente quanto das expectativas para os meses seguintes. No âmbito do ICI, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 4%, para 100,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,1%, registrando 98,6 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), medido pela FGV, ficou estável, em 84,4% em julho.

Manifestantes bloqueiam avenida Castelo Branco em Porto Alegre

Cerca de 40 pessoas bloquearam o tráfego na avenida Castelo Branco, uma das principais via de acesso a Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. O fluxo de veículos foi interrompido no sentido interior-Capital a partir da Ponte do Guaíba.

. Os manifestantes são pessoas que prestaram concurso para a Guarda Municipal, foram aprovados e ainda não foram chamados. O grupo segue em direção à área central de Porto Alegre monitorados por agentes da EPTC.

Governo Dilma permite novas regras para privatização dos aeroportos de Galeão e Confins

O governo recuou e decidiu permitir que fundos de pensão de estatais participem do leilão de concessão dos aeroportos de Galeão e Confins (Belo Horizonte), no limite de até 15%, em grupos ou isolados. Além disso, no novo edital, que sai no dia 15, retirou a proibição de que vencedores de leilões anteriores disputem a segunda rodada.

Prefeitos gaúchos do PSDB afivelam os ponteiros em São Leopoldo

Prefeitos e vices de oito municípios gaúchos governados pelo PSDB, vereadores e representantes do partido se reuniram, neste sábado, com o prefeito de São Leopoldo, Grande Porto Alegre, RS, Moacir Aníbal, o Moa. O PSB tem 20 prefeitos no Estado. Nenhum dos seis deputados estaduais compareceu e nem mesmo o presidente estadual, Adilson Troca. O único deputado federal, Marchezan Júnior, também não foi a São Leopoldo. 

- Precisamos nos unir cada vez mais, trocar ideias e fazer com que o jeito de governar do PSDB, com gestão e seriedade, ecoe por todo o país e se reflita nas próximas eleições para o Estado e governo federal - declarou o prefeito Aníbal Moacir. 

. A iniciativa recebeu elogios de diversos prefeitos, como Luiz Paulo Fontana, de Arvorezinha, que destacou a oportunidade de poder sentar com prefeitos para tratar também de assuntos relativos ao partido. Segundo o 1º vice-presidente do PSDB estadual, Luís Irineu Schenkel, a ocasião abriu um importante canal para os prefeitos aproximarem ainda mais da Executiva do partido, pois nos encontros informais normalmente ocorre grande troca de informações.     

Tarso quer PT totalmente alinhado com a esquerda. Posição poderá excluir PTB das alianças petistas para o Piratini.

Caso o governador Tarso Genro leve às últimas consequências a tese que defende para a nova postura nacional do PT, que terá reflexos no PT do RS, alianças como a que fez com o PTB para governar não ocorrerão mais, inclusive para as eleições de 2014. O problema para o PT do RS é que também na esquerda a possibilidade de aliança é reduzida, já que PSB e PDT parecem buscar outros caminhos. Do ponto de vista nacional, o governo Dilma, do PT, como ocorreu no governo Lula, aliou-se a Partidos de direita ou de centro-direita, como PTB, PP, PR e PMDB, só para citar os casos mais notáveis. O próprio vice de Dilma é do PMDB.  O site www.brasil147.com.br trata desta forma a sucessão nacional dentro do PT:

. A ala do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defende que o PT faça alianças para a eleição de 2014 mirando partidos de esquerda e centro-esquerda. A sugestão consta no documento intitulado "Para o PT liderar um novo ciclo da revolução democrática", elaborado pela corrente Mensagem ao Partido, a mesma em 2005 propôs a "refundação" da legenda. O texto, redigido pela chapa que apoia a candidatura do deputado Paulo Teixeira (SP) à presidência do PT, afirma que as parcerias com "setores conservadores" são um "empecilho" para mudanças, como a instituição do imposto sobre grandes fortunas. "O novo quadro anuncia, neste momento, uma disputa mais complexa do que a anteriormente esperada para as eleições de 2014. Não parece mais bastar a divulgação dos enormes avanços dos dez anos do governo Lula e Dilma e a comparação com o período anterior", diz o texto, numa referência ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Mercado mantém estável previsão de PIB de 2,6% para este ano no Brasil

O material a seguir é de Kelly Oliveira, Agência Brasil, que informou na manhã desta segunda-feira, com base em dados do Banco Central, que  depois de dez quedas seguidas, a projeção para o crescimento da economia, este ano, estabilizou-se em 2,28%. A estimativa é de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo Banco Central (BC).

Para 2014, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, também ficou estável em 2,60%. A estimativa para a expansão da produção industrial também não foi alterada: 2,10% para este ano e 3%, em 2014. A projeção das instituições financeiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB segue em 35% para este e foi ajustada de 34,90% para 35%, no próximo ano. A expectativa para a cotação do dólar subiu de R$ 2,24 para R$ 2,25, no final de 2013, e segue em R$ 2,30, ao fim de 2014. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) passou de US$ 5,85 bilhões para US$ 5,70 bilhões, este ano, e de US$ 8 bilhões para US$ 8,92 bilhões, em 2014. Para o déficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior), a estimativa foi alterada de US$ 75 bilhões para US$ 76,15 bilhões, este ano, e de US$ 80 bilhões para US$ 79,5 bilhões, em 2014.

- A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) foi mantida em US$ 60 bilhões tanto para 2013 quanto para o próximo ano.

Outro José baixa ao hospital. Desta vez foi José Sarney.

Depois de José Genoíno e José Serra, chegou a vez de José Sarney baixar ao hospital. Um processo infeccioso agudo levou José Sarney, 83 anos, a ser hospitalizado na manhã deste domingo em São Luís. Os médicos do UDI Hospital informaram que estão investigando o quadro de Sarney, mas que ele passa bem.

. O senador realizou exames e está sob observação. A previsão é que ele seja liberado na manhã desta segunda-feira.

. Em abril do ano passado, Sarney foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Entrevista, Ronald Krummenauer - A população do RS diminui e envelhece, enquanto a riqueza estadual cai R$ 25 bi a cada 10 anos

Ronald Krummenauer, diretor Executivo da Agenda 2020,RS

Há quanto tempo vocês trabalham para estabelecer uma nova agenda para o nosso Estado?
Eu diria que há mais de sete anos. Neste período temos feito diagnósticos e apresentado soluções. Queremos implementar tudo a partir de 2020.

Qual é o problema central do RS?
Da economia é nosso empobrecimento. A cada 10 anos, nossa participação no PIB do Brasil cai 0,5% por cento. Isto quer dizer que ficamos R$ 25 bilhões mais pobres a cada dez anos.  Algo como 20 Maracanãs por ano.

Na prática, 10,9 milhões de gaúchos empobrecem
Aliás, este é outro problema. Eu diria que é a segunda variável básica.

Qual?
A questão demográfica, porque a população diminui e envelhece mais do que a média brasileira. 13% da população já tem mais de 65 anos. Em 2050, serão 30%. Até 2022, o RS só acrescentará 100 mil habitantes à população atual de 10,9 milhões. 

Médicos param tudo nestas terça e quarta-feiras. O protesto é contra o governo Dilma.

Nestas terça e quarta-feiras os médicos farão greve geral em todo o País. No RS, o Simers advertiu que só emergências e urgências serão atendidas.

. A greve atingirá todas as unidades de saúde do setor público e também do setor privado.

. Os médicos protestam contra o programa "Mais Médicos" lançado pela presidente Dilma Roussef. Eles questionam dois pontos com maior ênfase: 1) a imprortação de médicos sem passar pela revalidação dos diplomas. 2) a ampliação do curso de medicina em dois anos, com obrigação compulsória de atendimento em regiões carentes de médicos.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a greve, inclusive serviços que serão atingidos.

Até Tarso acha que seu governo "regular", embora seja "ruim", mas editora da RBS acha que ele é "ótimo" ou "bom"

CLIQUE AQUI para examinar o video do editor sobre o assunto.

O esforço da editora de Política da RBS, Rosane Oliveira, para salvar a cara do governador Tarso Genro, chega a ser patética e beira à desonestidade intelectual, porque ela resolveu montar uma equação aritmética primária e arbitrária, para encontrar uma colocação melhor para ele no ranking dos 11 governadores avaliados pelo Ibope. Nesta segunda, nos jornais, o próprio Tarso acha que seu governo é "regular", embora ele seja muito ruim e medíocre.

. A editora montou uma regra  simples de subtração.

. A jornalista calculou ótimo e bom de um lado e ruim e péssimo de outro lado, para examinar o resultado e com base nele classificar cada governo.

. Neste caso, Tarso Genro deixou de ser o antepenúltimo pior governador brasileiro, para se colocar como o 6º na lista de 11.

. O correto é estabelecer o ranking dos ótimos e bons, como manda o figurino, o que foi feito por todos os jornais e analistas.

. O Ibope também ajudou na confusão, porque ao conceder ao eleitor a opção de escolher a condição “regular”, não permitiu que o pesquisado cravasse em “regular para melhor” ou “regular para pior”.

. O detalhamento da pesquisa do Ibope, neste sábado, demonstra que Tarso Genro vai mal nos três quesitos principais sobre a administração:

Como considera o governo Tarso
Ótimo e bom, 25% - Regular, 52% - Ruim e péssimo, 20%
Aprovação da maneira de governar
Aprova, 46% - Não aprova, 44% - Não sabe, 10%
Confiança no governado
Confia, 46% - Não confia, 47% -  Não sabe – 7%

OAB começa a discutir novo marco regulatório para ensino jurídico no Brasil

OAB/RS realiza, nesta segunda-feira.14h, , audiência pública para elaboração de um novo marco regulatório do ensino jurídico no país.

Artigo, Astor Wartwhow - Factoring estatal (a irresponsabilidade fiscal do governo Tarso Genro)

Título original: "Factoring estatal"

Neste artigo que publicou na edição desta segunda-feira no Jornal do Comércio, o advogado gaúcho Astor Wartchow alerta para a circunstãncia de que o governador Tarso Genro não tem autorização legislativa para negociar com o Banco Santander a venda de ativos financeiros da receita estadual, estimada em R$ 4 bilhões. Ele avisa que o melhor caminho, fora isto, é o do leilão, mas deixa claro que o que Tarso busca de verdade é antecipar receitas, extraindo dinheiro reservado para futuros governos. Mais uma vez, o governador do PT busca o caminho mais fácil da irresponsabilidade fiscal leia tudo:

O governador Tarso Genro (PT/RS) esteve em Lisboa (Portugal) para um encontro com representantes do Banco Santander (Espanha). Objetivo: proceder a venda de ativos financeiros da receita pública estadual. Seria parcela – estimada em R$ 4 bilhões - dos créditos vincendos da dívida ativa, resultante de processos e acordos judiciais decorrentes de tributos não quitados. Esclarecendo: a dívida atual totaliza R$ 30 bilhões, porém, inexecutável e irrealizável. Não foi esclarecido se o governador precaveu-se política, legislativa e juridicamente, haja vista que há várias indagações e divagações pertinentes. Por exemplo: em se tratando de créditos públicos, e que está disposto a alienar, obviamente por quantia menor, tem autorização legislativa para tanto? É ético e legal o contato direto e prévio com identificada instituição financeira? Não seria o caso de proceder a um leilão entre diversos bancos, de modo a tornar pública e ampla a concorrência e obter o máximo de vantagem financeira aos cofres públicos?

. Declarado de antemão que pretende obter R$ 1 bilhão, considerou o governador que a alienação do montante da dívida ativa, ou de parte, implica diminuição dos ingressos anuais (nos próximos cinco anos), realizados em torno de R$ 430 milhões, média dos últimos cinco anos? Ou seja, considerou que estará usando receita de competência de futuros governos, que receberão o Estado com enormes déficits e sem margem para endividamentos e investimentos?

. Importa considerar também que há compromissos constitucionais com a parcela destinada aos municípios, o que corresponde a 25%. Se efetivar o negócio, repassará o respectivo percentual aos municípios? Cabem outras tantas indagações e questionamentos. Entretanto, e em tese, a ideia não é má. Assemelha-se aos procedimentos e negócios privados conhecidos como factoring, isto é, a venda de créditos futuros, mediante deságio, para obter capital de giro. Haja vista a gravíssima situação econômica e financeira de nosso estado, é louvável a atitude de buscar soluções inovadoras, a exemplo da positiva troca de dívidas (por taxa de juros menores e dilatamento de prazo) realizada pela ex-governadora Yeda Crusius, à época, porém, incompreendida e combatida pelo Partido dos Trabalhadores (PT-RS). Agora, estimo que o governador Tarso Genro não sofra desabonadora pecha político-ideológica, nem desconfiança ético-comportamental.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/