Fracassa lançamento de satélite brasileiro em parceria com a China

O repórter da Folha, Marcelo Ninio, contou na manhã desta segunda-feira no site www.uol.com.br que fracassou  a tentativa de colocar em órbita o satélite CBERS-3, o quarto lançado pelo programa de observação da Terra que o Brasil mantém em parceria com a China. Marcelo foi enviado especialmnente a Kelan, base do lançamento, para contar tudo. Leiamais:

Informações preliminares apontam uma falha no foguete que efetuou o lançamento. Ainda não se sabe o que provocou o problema. O foguete caiu no polo Sul. O lançamento, realizado na base de Taiyuan, no norte da China, aconteceu no horário previsto, à 1h26 (horário de Brasília) desta segunda-feira. Inicialmente, as informações eram de que tudo ocorrera bem. Mas cerca de uma hora depois do lançamento, os responsáveis chineses informaram que o satélite não entrou em órbita.

. A presidente Dilma Rousseff já tinha pronto um comunicado para parabenizar o sucesso da operação, mas foi informada por telefone do fracasso do lançamento do foguete.

. O clima é de frustração na delegação brasileira que viajou para acompanhar o lançamento. Entre eles, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.
Raupp disse que o plano agora é antecipar para 2014 o lançamento do Cbers-4, previsto para 2015. Os equipamentos estão prontos, mas técnicos do Inpe acham improvável que a integração da parte chinesa com a brasileira seja concluída em menos de 14 meses.

. O custo do lançamento foi de US$ 15 milhões. O modelo do foguete chinês utilizado foi o Longa Marcha 4B. Esse modelo já fez 34 lançamentos de satélites com 100% de sucesso

16 comentários:

  1. Quem sabe se colocarem o LULA dentro do foguete ele não cairá, sobe e se aproxima da LUA, e fica orbitando por lá eternamente.

    ResponderExcluir
  2. Falem com Fidel, o dele sobe!

    ResponderExcluir
  3. NEM ISSO SABEM FAZER, KKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. No desgoverno dos PeTralha$ até o "Longa Marcha 4B" se transforma em Marcha Lenta 171.

    ResponderExcluir
  5. DEU CHABU NO FOGUETE DA DILMA.

    ResponderExcluir
  6. Tudo isso aconteceu porque esqueceram de colocar o Lula dentro.

    ResponderExcluir
  7. coloca o Lula dentro que muita gente vai pagar para dar certo...

    ResponderExcluir
  8. Deve ser coisa dusamericanus ou FHC.

    ResponderExcluir
  9. Só sobe no Brasil a inflação,A dívida da Petrobrás e a corrupção.

    ResponderExcluir
  10. A única coisa que sindicalistas sabem é de 171, neste artigo são craques , já no resto são deploráveis!

    ResponderExcluir
  11. Fez uma longa marcha foi parar no pólo Sul!!!!!!

    A China está na era medieval dos foguetes, com combustível sólido.

    Os Estados Unidos e a Russia tem knowhow, os outros são principiantes.

    ResponderExcluir
  12. Vamos lançar da próxima vez pela agência espacial Cubana. Lá eles têm tecnologia de ponta e um dos caras mais ricos do mundo segundo a Forbes.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/