Lya Luft denuncia permissividade em casa e nas escolas. É isto que degrada a educação no Brasil.

Lya Luft, professora universitária, escritora gaúcha, escreve na Veja desta semana um instigante artigo sobre a deterioração do nível de ensino no Brasil, situação da qual já nos deu notícia a imprensa global, ao revelar o ranking das 200 melhores universidades do mundo, nenhuma das quais é do Brasil.

. E nem da América Latina.

. Esta parte das Américas transformou-se na América Latrina.

. Claro que Lya Luft não usa este tipo de linguagem, mas ela lembra no artigo (“Sem esforço e sem exemplo") que a exigência aos alunos baixou de nível assustadoramente, e com isso o ensino entrou em queda vertiginosa. Eis o que acontece:

- Tudo deve parecer brincadeira. Na infância, ensinam a chamar as professoras de tia, coisa com que, pouco simpática, sempre impliquei: tias são parentes. Professores, ou o carinhoso profes, ou pros, são pessoas que estão ali para cuidar, sim, mas também para educar já os bem pequenos. Modos à mesa, civilidade, dividir brinquedos, não morder e nem bater, socializar-se de maneira menos selvagem possível. Depois, sim, devem educar e ensinar. Sala de aula é para trabalhar: pátio é para brincar. Não precisa ser sacrifício, mas dar uma sensação de coisa séria, produtiva e boa.

. No artigo, Lya Luft denuncia que alunos comem, jogam no celular, conversam, riem na sala de aula – na presença do professor que tenta exercer sua dura profissão – como se estivessem no bar. E completa:

- Tente o professor impor autoridade, e possivelmente ele, não o aluno malcriado, será chamado pela direção e admoestado. Caso tenha sido mais severo, quem sabe será processado pelos pais (...) A continuar esse processo antieducação, e nos altos escalões o desfile de péssimos exemplos,impunidades, negociatas e deboches, além do desastroso resultado do julgamento do mensalão, apesar de firulas jurídicas, teremos probemas bem interessantes nos próximos anos em matéria de dignidade e honradez.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler, também, nota de hoje da BBC,que informa que a China desestimula até namoros nas escolas, porque não quer perder o foco, que é o de tornar o País potência de primeira grandeza no mundo, portanto capaz de gerar melhores condições de vida para sua população. 

13 comentários:

  1. Políbio,

    Concordo plenamente!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  2. Atualmente, a "educação" só serve para "formar" mão-de-obra para trabalhar nas fábricas.

    Aliás, educar é (ou deveria ser) tarefa dos pais; a função da escola, tanto pública quanto privada, deveria ser oferecer instrução.

    ResponderExcluir
  3. Os PeTralha$ estão obtendo sucesso na criação do novo cidadão brasileiro que mugirá e se locomoverá sobre quatro PaTas.

    ResponderExcluir
  4. Pirueta de Marina desorientou a mídia:

    Foi engraçado ler os jornais hoje. Nota-se um sentimento de total desorientação diante do novo cenário.

    Alguns analistas bem que tentaram forçar a barra e dizer que a nova chapa desestabiliza a reeleição de Dilma Rousseff. Mas todos concordaram que o principal prejudicado é Aécio Neves e o PSDB, que periga ficar de fora, pela primeira vez em décadas, de um segundo turno presidencial. E se isso acontecer, o PSDB não perde apenas 2014; perde 2018 também.

    Não por outra razão, até Dora Kramer, convertida há tempos ao antipetismo como filosofia de vida, deu hoje uma truncada forte em Marina Silva.

    “A maneira como ela lidou com as providências práticas exigidas para que conseguisse registrar a legenda a tempo de incluí-la na eleição de 2014 não fala bem sobre os atributos de Marina para presidir um país. Tarefa que requer, sobretudo, capacidade de fazer acontecer.”

    A bem da verdade, ninguém está engolindo o chororô de Marina contra a justiça eleitoral. Eurípedes Junior, presidente do recém-criado PROS, legenda que está apanhando que nem gente grande da mídia, acusada de ser legenda de aluguel, resumiu bem a coisa:

    “Zombaram de mim. Acharam que eu não conseguiria montar um partido. Passei quatro anos por muitas dificuldades e não apenas sete meses, como alguns”, alfinetou.

    Detalhe: Eurípedes não teve apoio do maior banco privado do país, o Itaú, nem de uma das maiores empresas da América Latina, a Natura, como teve Marina.

    Lembre-se que o deputado federal Miro Teixeira, conhecido hoje nos meios progressistas como o principal lobista da Globo, se filiou ao Pros. Então, qualquer crítica ao Pros deve ser também destinada a Teixeira, tão paparicado pela mídia.

    No jornal O Globo, os analistas entrevistados foram unânimes. Quem perdeu mais foi Aécio Neves.

    Na Veja, Reinaldo Azevedo arriscou ontem uma análise tímida sobre o novo cenário, na qual enumera as contradições com que a nova aliança irá se deparar. Hoje não volta a tocar no assunto. Está com medo.

    A Folha, por sua vez, escalou sua analista política mais arguta, Vera Magalhães, para identificar pontos negativos à Dilma na nova configuração eleitoral. Ela achou alguns, até válidos, mas não se conteve e quase encerrou com uma nota de pêsames endereçada à Aécio Neves.

    O fim da polarização afeta também Aécio Neves. Para se contrapor à nova força que surge e pode ocupar o espaço de oposição, o tucano terá de ir atrás de aliados que sobraram no tabuleiro, como o PPS de Roberto Freire.

    Um candidato cuja única salvação é procurar o PPS de Roberto Freire, minilegenda mais chutada que vira-lata em porta de botequim, está realmente em maus lençóis (...)

    ResponderExcluir
  5. Vivemos uma suruba Paulo Freiriana na educação e o resultado é uma grande M....! Se a esquerda fosse boa Cuba seria um Paraíso de prosperidade, cultura e liberdade, já sei os lulo-petistas bolivarianos de plantão dirão que é culpa duzamericanus, mas Cuba não faz nem o papel higiênico do ditador das fraldas geriátricas, só pode ser culpa duzamericanus mesmo. Viver de favor e da generosidade criminosa é ter dignidade?

    ResponderExcluir
  6. Desorientado mesmo, e se contorcendo de dor, está o gênio político que levou um direto no fígado. Uhhh, esta doeu!

    ResponderExcluir
  7. Lya Luft tem toda razão e fala com conhecimento de causa. A educação como está é uma vergonha. Existem professores que são fracos mas as autoridades educacionais tiraram do professor toda a autoridade.

    ResponderExcluir
  8. ..

    Taí uma que teria meu voto...

    Vai se candidatar? NUNCA.

    Creio que nunca..
    Gente decente, com ideias...
    Ideias decentes principalmente no que se refere à educação..
    tem ficado longe da política eleitoreira.

    ..

    ResponderExcluir
  9. Correndo conforme o planejado, desde os tempos de Janete Clair e Franklin Martins na Globo, colocar tudo no chão para, então, aparecer a sonhada utopia, "reforma cultural" esquerdalha a ferro e fogo.

    Primeiro, estes destruidores das instituições precisam ficar ricos, caso ocorrer um levante contra irão fugir para Paris com toda a grana espoliada do Brasil, depositada nas Ilhas Kaimann ou nos Bancos Suiços.

    ResponderExcluir
  10. É a imbecilização coletiva protagonizada por Paulo Freire e o sócio-construtivismo.

    ResponderExcluir
  11. Ué, Carlos Sgarbi não comentou esta? Sei que ele acha que a Luft está errada, mas não teve peito para defender o indefensável... Então faz de conta que não viu.

    ResponderExcluir
  12. Já notaram que o petralha das 11:27 é o encarregado de postar diariamente neste e em outros blogs a Newslletter que o publicitário do Planaldo manda divulgar?

    ResponderExcluir
  13. Brasil único país no mundo em que o analfabetismo aumentou.Me ajuda aí ô. 12 anos de País de Tapuias.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/