Entrevista, Darcy Carvalho dos Santos - Entenda por que Tarso e Fortunati não terão dinheiro algum para o metrô

Darcy Francisco Carvalho dos Santos

O governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati assumiram compromisso seguro de investir valores bilionários no metrô de Porto Alegre.
Eles não possuem e nem possuirão esse dinheiro todo.

Por que razão?
A prefeitura até tem margem de endividamento, ao contrário do governo estadual, mas nenhum dos dois possui superávit primário para pagar empréstimos. A Lei de Responsabilidade exige um e outro para pegar financiamento.

Qual é a situação financeira da prefeitura?
Este ano é delicadíssima, assustadora. A prefeitura possui receita e despesas previstas para este ano que remetem a um déficit de R$ 538 milhões. A previsão do prefeito Fortunati é de investir este ano algo como R$ 1,5 bilhão, mas empenhou até agora apenas 31%.

Não é um investimento alto demais para a prefeitura de Porto Alegre?
Com certeza absoluta. Você veja que desde 1999, apenas em 2010 o governo estadual investiu mais do que o total que quer fazer este ano a prefeitura. A média anual de investimento estadual é de R$ 790 milhões. E ainda assim opera em permanente déficit primário. Este ano, serão R$ 2,5 bilhões, mais igual valor no ano que vem e na média anual de R$ 3,5 bilhões até 2018. Ora, déficit primário é dívida. O governo precisaria de superávit primário para pagar a dívida, mas opera com déficit.

E então?
Ora, ninguém terá dinheiro para metrô. 

Veja o comentário do editor: Tarso e Fortunati sabem que não terão dinheiro para o metrô, mas vão na onda... ou nos levam na onda eleitoreira.


11 comentários:

  1. Querem andar de metrô, trem vão para Europa.
    Fim de Papo, aqui se pode andar a cavalo, bicicleta, a pè.

    ResponderExcluir
  2. O que vou escrever tenho total conhecimento, quando o PT perdeu a prefa para o Poeta havia uma quebradeira total no município, pasmem, a SMOW não tinha asfalto para tapar buracos nas ruas da cidade, a reposição de inflação nos salários teve que ser reposta em 8 parcelas, lampadas para as ruas não havia em estoque. Levaram uns três anos para que a prefa prestasse um serviço de qualidade, mas depois de todo este sofrimento o Magrão está se encarregando de afundar novamente, infelizmente quem vai pagar a conta num primeiro momento é o funcionário e em seguida o contribuinte.
    É muito triste quando temos gestor preocupados em por o nome na história, quando na realidade deveriam administrar a cidade dentro da realidade financeira.

    ResponderExcluir
  3. Mas gaucho bom vota mesmo em PINOQUIOs. Assim pode reclamar bastante depois.

    ResponderExcluir
  4. Quer andar no melhor metrô do Mundo?Vá a São Paulo linha 4 amarela,Estação da Luz até o Butantã, poder ver pelo You Tube.Quer andar de trens com Ar condicionado?Vá a São Paulo,CPTM,Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, só tem 260 kms.Quer andar no Monotrilho mais moderno do Mundo?Vá a São Paulo mas aí terá que esperar,pois começará em novembro/2013 os testes e em janeiro de 2014 ao público.Se quer saber mais a respeito é só ver no You Tube ou pesquisar no Google,Metrô São Paulo,CPTM ou no Portal do Governo do Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Políbio,

    Não vamos esquecer que o Fortunatti é sindicalista e cria do PT!!

    Estão enganando a população com esta palhaçada toda.

    A Ponte do Guaíba esta no mesmo rol de mentiras!!

    JulioK


    ResponderExcluir
  6. Este metrô cheira a pré-sal, todo governo fala, mas ninguém viu vantagem nenhuma até hoje, inclusive tem aumentado nossa importação de petróleo. Se temos pré-sal, porque falta petróleo e os combustíveis são tão caros? Este é mais um dos "mistérios bananeiros", a mais nova novela dos bobos, estrelando 9Dedos, o que tem o Rose preso e Dilma, a terrorista que nunca devolveu o dinheiro que roubou!

    ResponderExcluir
  7. Claro, quem vai bancar é o governo federal, do governo do Pt, de Dilma, Lula e Tarso.

    ResponderExcluir
  8. NOVA PONTE DO GUAIBA, METRO DE POA, BLÁ,BLÁ,BLÁ...................
    TUDO EMBUSTE ELEITOREIRO E VEM MAIS POR AÍ.E A GHAUCHADA GOSTA E ACREDITA E VOTA NELES. ÉCA.

    ResponderExcluir
  9. Sou gaucho e moro em SP. Aqui temos um metro de qualidade. gracas ao PSDB, nao ha um centavo do governo sanguessuga de brasilia (leia-se PT).

    Agora voces ai no Sul tiveram a Yeda e transformaram a vida dela, uma mulher decente e com boa formacao, num inferno. Entao abracem essas nulidades de Tarso/Luciana Genro/Dilma/Fortunati/Maria do rosario e se afundem na mediocridade esquerdopata.

    ResponderExcluir
  10. Não entendo muito de obra. Mas se o metrô vai custar 5 bilhões para fazer aproximadamente 9 quilômetros, e o aeromovel custou 37 milhões para fazer 1 quilômetro.

    Se está correto, com o dinheiro do metrô é possível fazer 135 quilômetros de aeromóvel. Dá para atender todos os bairros em regiões planas como Beira Rio, Tristeza, Ipanema,Farrapos, Assis Brasil, toda a av Bento Gonçalves, toda a avenida Ipiranga. Se um vagão do aeromóvel carrega 300 passageiros - como o que chegou nesta semana a Porto Alegre - dá o mesmo de 5 ônibus lotados.

    E a construção do metrô ( SE SAIR REALMENTE ) ainda é uma incógnita sobre o que os engenheiros vão encontrar sob a terra - uma rocha na Anita Garibaldi (se não me engano) atrasou a obra e os custos subiram. Imaginem isso, num túnel de 9 quilômetros.

    Se o preço da obra é de 5 bilhões, certamente chegaremos a uns 15 bilhões.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/