Brasil: Confiança do pequeno e médio empresário

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) caiu de 71 pontos no terceiro trimestre deste ano para 70,1 pontos no quarto, baixa de 1,3%, de acordo com pesquisa do Insper realizada em parceria com o Banco Santander. O resultado também é inferior ao registrado no quarto trimestre de 2012 (74,6 pontos).

. A queda na confiança pode ser observada em cinco das seis áreas apuradas pela pesquisa: economia, faturamento, lucro, empregados e investimento. O único que teve alta foi ramo de atividade, de 74,7 pontos no terceiro trimestre para 75,0 pontos no quarto. O destaque de baixa foi o quesito investimento, segundo a sondagem, ao cair de 68,1 pontos para 65,6 pontos entre os dois períodos.

. Segundo o levantamento, os empresários das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste se mostraram menos otimistas com a economia nacional. Na região Centro-Oeste, por exemplo, a queda da confiança foi de 5,2%. Já os empresários das regiões Norte e Sul se encontram mais otimistas. A região Sul apresentou o aumento mais significativo da confiança, de 1,8%.

2 comentários:

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/