O olho da Polícia Federal atravanca expansão do Iguatemi e novas torres da Multiplan

Peres foi um dos maiores doadores da campanha eleitoral de Porto Alegre em 2010. A Polícia Federal está de olho nele e na sua empresa, Multiplan, dona do BarraShoppingSul, desde o início da Operação Concutare. 

Ainda não foram desatados os nós que impedem a liberação das obras de ampliação do shopping Iguatemi, Porto Alegre, investimento calculado em R$ 150 milhões. O caso se arrasta sem solução da prefeitura de Porto Alegre, que exige contrapartidas repelidas pelos controladores do shopping.

. O debate se arrasta desde 2008.

. Este ano o caso encrespou de vez diante das investigações feitas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Concutare.

. No total, as contrapartidas somam R$ 16 milhões, mais do que 10% do valor total da obra.

. Além da extensão da rua Anita Garibaldi, o Iguatemi terá de arcar com o alargamento de um trecho da rua João Wallig, a construção de 2,5 kms de ciclovias e passarelas de pedestres sobre a avenida Túlio de Rose, ligando Iguatemi ao Bourbon Country.

. As exigências da prefeitura não obedecem critérios técnicos contemplados em lei.

. A Polícia Federal trata do caso do Iguatemi no âmbito das investigações que faz para o projeto de novos investimentos dos controladores do BarraShoppingSul na área do Jockey Club (18 novas torres residenciais e comerciais). Neste caso a prefeitura também exige medidas mitigatórias, mas a Multiplan, dona do negócio, não quer pagar. Nos grampos feitos pela Operação Concutare, o próprio dono da Multiplan, Jopsé Isaac Peres, é flagrado em conversas com diretores seus e servidores municipais, reclamando da contrapartida. O diretor Paulo Bastos Cezar foi flagrado em dezenas de intervenções com funcionários e executivos municipais, interferindo diretamente sobre as ações da prefeitura. Numa das conversas com um secretário de José Fortunati, Paulo Bastos Cezar foi direto ao ponto:

A contrapartida custa dez por cento do valor e do empreendimento. Aí é muito. Enfim, olha só: nós temos uma audiência marcada com o prefeito, o Peres vai visitar o prefeito. Ia ser agora no dia sete, então passou para o dia 14, as 4 da tarde, e no dia 13 vamos fazer uma reunião preparatória, tá bem ?

. A Multiplan tem promessas de que uma audiência pública marcada para o primeiro semestre, poderá sair em setembro. 

. A Multiplan deu muito dinheiro para as campanhas de prefeitos e de vereadores em Porto Alegre. Ela foi uma das maiores doadoras do RS em 2012.

. O que acontece é que na prefeitura ninguém mais quer saber de tocar adiante mais nada e nem assinar coisa nenhuma sobre os casos do Iguatemi e da Multiplan, nem com ações mitigatórias e muito menos sem ações mitigatórias.

. O inquérito da Operação Com cutare ainda não terminou.

. Muito mais gente foi ouvida depois que terminou a primeira fase do inquérito. 

9 comentários:

  1. Cambada de sem-vergonhas este empreiteiros que somente pensam em lucro, e que se ralem os cidadãos.

    Por isso é que tem de haver reforma política... para acaber com as doações de campanha... eles "doam" depois vem cobrar a conta.

    Faz bem a PF em enquadrar estes verdadeiros mafiosos.

    ResponderExcluir
  2. Empreiteira doando pra campanha me deixa nervoso, e PF grampeando empresário como se fosse bandido me deixa mais nervoso ainda.
    Afinal,o que está havendo?

    ResponderExcluir

  3. Libera estas merdas logo sem medidas mitigatórias.

    Os caras tão rodando como moscas porque a prefeitura fica interpondo dificuldades e "vendendo" facilidades.

    Por isso que este estado não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  4. Absurdo este tipo de extorsão contra as empresas, para fazer o que o governo deveria fazer para viabilizar novos empreendimentos, mas que não faz porque todo dinheiro vai para pagar inúteis funcionários públicos que só consomem dinheiro e não servem para nada.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas deveriam se informar melhor sobre medidas mitigatórias, ficam dando palpites. Já existe também relaxamento da Prefeitura de Porto Alegre nas medidas mitigatórias da arena do grêmio.
    Alguém por acaso viu o estado de conservação da ciclovia da Av. Ipiranga? O prefeito só defende os proprietários de ônibus e "empreendedores" e como fica a buraqueira, a saúde pública, a falta de contrato para coleta de lixo?
    Cadê o prefeito (agora ele não pode nem aparecer, por isto estão indo buscá-lo em casa.)

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura tem que endurecer!
    Todos sabemos que o trânsito em POA está um caos e o poder público não tem recursos para investir nesta e em nenhuma outra área. Se os empresários querem novos investimentos, têm que viabilizá-los, se não fica como a Arena do Grêmio, um gigante no meio do nada esperando por recursos públicos que não existem.

    ResponderExcluir
  7. Eta sistema fajuto...Voce precisa empreender, cumprir normas, correr riscos, viabilizar financeiramente, responder criminal e civilmente por qualquer erro, pagar impostos, vencer a burocracia, gerar empregos....e ainda ouvir críticas de que é um capitalista inescrupuloso por não fazer o que o estado deveria fazer....é o completo atraso de pensamento...Não dá pra entender.. Neste país vc é punido por querer empreender. Penso que tem cabeças que achariam melhor se sentássemos em volta de um foguinho pra ficar sorvendo um chimarrão e vendo os boizinhos pastarem no campo.

    ResponderExcluir
  8. Brilhante anonimo das 18:11. Você acaba de definir "vanguarda do atraso"

    ResponderExcluir
  9. Sr. Políbio se o sr. tem contato com os investidores do Iguatemi e Bourbon, sugira a eles que ao invés de uma passarela ligando os dois shoppings, que reunam esforços para construir um túnel sbuterrâneo para pedestres e que poderá ter espaços comerciais, quiosques, etc...Será bom pra todo mundo, basta analisar as vantagens.
    1- Mais pontos comerciais;
    2- Menor risco de acidentes, atropelamentos;
    3- Fluidez do trânsito de veículos;
    4- Pedestres protegidos da chuva e calor intenso;
    5- Pool para o financiamento e construção do túnel.

    Abraços
    Paulo Albuquerque

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/