Planalto não esperava queda tão grande da "popularidade" de Dilma

O resultado da pesquisa Datafolha, indicando queda de 27 pontos na popularidade da presidente Dilma Rousseff, foi acima do pior cenário esperado pelo Palácio do Planalto, que previa um recuo máximo de 20 pontos. Esta é a avaliação reservada de assessores presidenciais. Para eles, a forte queda acelera a pressão por uma reforma ministerial e um freio de arrumação no governo.

. Segundo o jornal Folha de S.Paulo apurou, apesar das resistências da presidente, a maior pressão é por uma mudança na área econômica. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem sido alvo de críticas do mercado e dentro do próprio governo. Em público, assessores da presidente buscaram relativizar a queda de popularidade da presidente, atribuindo o recuo a algo “natural” e “conjuntural” num momento de manifestações no país.


. Depois das manifestações que tomaram as ruas nas últimas semanas, Dilma decidiu não comparecer, neste domingo, ao jogo entre Brasil e Espanha, na final da Copa das Confederações. A ideia inicial de Dilma era ir ao Maracanã, apesar de ter recebido muitas vaia, em Brasília, na abertura da competição, no estádio Nacional (Mané Garrincha). Em 2007, o seu padrinho político, Lula, também foi vaiado no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos.

8 comentários:

  1. Não se iludam. Nas simulações eleitoriais se Dilma e Marina se aliarem ganham facilmente. Aliás, foi pela falta de apoio de Marina que Dilma se reelegeu. Caso tivesse apoiado o candidato tucano a história teria sido outra. Nas simulações se Lulla se candidatar ganha no 1o. turno. Tá na hora de chamar os caras que contaminaram Pedro Collor para dar um fim, também, neste patife.

    ResponderExcluir
  2. Eleição 2014:

    Lula venceria eleição já no primeiro turno..

    O povão “lulista” das periferias não foi às passeatas de junho. Mas a classe média arrastou com ela jovens da tal “Classe C”. O Brasil entrou em transe. A velha mídia transformou as manifestações em “festa cívica” contra “tudo o que está ai”.

    Essa foi a versão vencedora. O povão pode não ter ido ás ruas. Mas olhou tudo pela TV e concluiu: Dilma não mostrou força para enfrentar a crise. Passou imagem de fraqueza. Reagiu tarde e ficou na defensiva. Isso explica porque ela despencou no DataFolha.

    Mas o povo parece diferenciar dois personagens: Dilma e Lula. Este último caiu um pouco nas pesquisas para a eleição de 2014. Mas não na mesma proporção de Dilma. É como se o povão pensasse assim: Lula no comando teria força pra enfrentar o caos, negociar e pacificar o país. Mas Lula não é o “criador” de Dilma? Se ela cai, ele não deveria cair junto? Parece que o eleitorado faz uma leitura com nuances: não vê em Dilma “culpa” pelo que se passa. Mas inabilidade ou dificuldade para enfrentar a crise.

    É o que mostram os números abaixo, que estarão na edição impressa da “Folha” neste domingo. Depois de semanas de bombardeio nas ruas e na mídia, Lula seguiria vencendo as eleições em primeiro turno. Dilma, não.

    A questão é: Dilma poderia abrir mão da candidatura para um arranjo com Lula na cabeça de chapa? Eduardo Campos poderia ser o vice de Lula, num acordo em que se extinguisse a reeleição? E o PMDB, iria pro lado dos tucanos?

    O quadro ficou nebuloso.

    A conclusão que se pode tirar é a seguinte: Dilma perdeu muito, os tucanos cresceram quase nada, Marina faturou com a crise. Lula segue como um reserva de luxo. E ele pode decidir o jogo.

    Do outro lado, insisto: não descartaria a candidatura de Serra. Num quadro aberto como teremos em 2014, o ex-governador poderia se lançar candidato por uma legenda menor: MD (o ex-PPS) ou até o PSD de Kassab.

    Por último: Joaquim Barbosa tira votos de Aécio e Marina. Quase nada de Lula ou Dilma.

    Veja abaixo os cenários:

    1) Lula, Marina, Aécio e Eduardo

    Lula – 46%

    Marina Silva – 19%

    Aécio Neves – 14%

    Eduardo Campos - 4%

    2) Lula, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

    Lula – 45%

    Marina Silva – 14%

    Joaquim Barbosa – 13%

    Aécio Neves – 12%

    Eduardo Campos – 4%

    3) Dilma, Marina, Aécio e Eduardo

    Dilma – 30%

    Marina Silva – 23%

    Aécio Neves – 17%

    Eduardo Campos - 7%

    4) Dilma, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

    Dilma – 29%

    Marina Silva – 18%

    Joaquim Barbosa – 15%

    Aécio Neves – 15%

    Eduardo Campos – 5%

    ResponderExcluir
  3. Acho que não vivo no mesmo Brasil e não tenho a mesma visão de quem faz os comentários neste blog. O Lulla ganhou as suas eleições somente do segundo turno e a Dillma a dela idem e com as calçinhas na mão. Esta tal de Lulla já deu o que tinha que dar, ou melhor, já nos roubou o que tinha que roubar.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil decente tem a seu favor a debilitada saúde de 9Dedos, pois seu vice é que deverá assumir e isto lembra a Venezuela e seu bufão empalhado Chavez. O Brasil tem que cuidar muito bem quem será o vice do macunaímico herói das esquerdas, pois se 9Dedos voltar, será enterrado pelo seu vice que será aí o novo presidente da República, por exemplo Maluf, Sarney ou Collor, querem mais?

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, a morribunda extrema direita brasileira ganhou fôlego, e de um jeito muito esperto, mas o tiro está saíndo pela culatra pois nenhum direitão (oriundo do antigo PFL) conseguiu capitalizar.
    Se não conseguirem fazer o que fizeram em Onduras e no Paraguai, podem tirar o cavalo da chuva

    ResponderExcluir
  6. Essa tal de pesquisa não é verdade:

    Rol dos 8 Partidos mais corruptos do Brasil:

    DEM, PMDB e PSDB lideram o ranking dos partidos mais corruptos do Brasil
    Confrontando dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000 a 2011:
    1º) DEM (69)
    2º) PMDB (66)
    3º) PSDB (58)
    4º) PP (26)
    5º) PTB (24)
    6º) PDT (23)
    7º) PR (17)
    8º) PPS (14)

    Dos 623 políticos que foram cassados, quatro eram governadores e vices: Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, mantido no cargo por força de liminar do TSE. Os demais são senadores e suplentes (6), deputados federais (8), deputados distritais (13), prefeitos e vices (508) e vereadores (84).

    De acordo com a pesquisa, o DEM é o partido que lidera o ranking (69), reunindo 20,4% dos políticos cassados. Como a pesquisa foi realizada em 2011, o PSD, criado por políticos do DEM, não aparece porque ainda não existia. Foi criado em 2012

    Não pode ser: Juntando os politicos dos nossos partidos, os verdadeiros, são 143 polititicos onestos que foram retirados do poder injustamente.
    Nota: Os nossos partidos são o DEMOs, PSDB e PPS.

    ResponderExcluir

  7. Não é a oposição, nem a direita, nem os conservadores que estão colocando a cabeça de Dilma na mira do machado.
    A história já mostrou que quem corta cabeça da esquerda é a própria esquerda.
    Dilma já foi pro sacrifício, quem será o próximo?

    ResponderExcluir
  8. Quem sabe ela toma juizo e diminui o número de ministérios pela metade e reduz para 3.000 o número de CCs de livre nomeação e ainda acaba com a propaganda enganosa do Brasil Maravilha.
    Só com isto reduziria as despesas do governo em inutilidades e teria dinheiro para combater a inflação e reduzir o déficit das contas públicas.
    A pedida pela saída do Mantega é basicamente porque a situação da economia está piorando e a inflação está subindo.
    Bola lá um cara responsável e que cuide do dinheiro dos brasileiros.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/