No Facebook, grupo convoca protesto para este domingo no Maracanã

O clima para a final da Copa das Confederações, neste domingo, entre Brasil e Espanha, começará a esquentar já pela manhã, quando está previsto um ato contra a privatização do Maracanã. O Comitê Popular Copa e Olimpíadas Rio, por meio de sua página do Facebook "O Maraca é nosso", está convocando internautas para uma manifestação a partir das 10 horas, com concentração na Praça Saens Pena, na Tijuca.

. "Contra a entrega do nosso estádio! Pela garantia de setores populares com ingressos baratos no novo Maracanã!", diz mensagem publicada na página do Facebook.

. A incerteza sobre o tamanho do protesto torna duvidosa, até o momento, as participações da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes – num surpreendente recuo dos governantes da ‘era olímpica’ do Rio. Para minimizar as chances de um vexame, o esquema de policiamento programado é inédito, e segue o ‘padrão Fifa’ de qualidade que os cidadãos têm cobrado para áreas como segurança, educação e saúde. Ao todo, 10.000 agentes estarão envolvidos na proteção dos torcedores, segundo a secretaria de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Na primeira partida da Copa das Confederações, o total era de 6.000.

- Os editores deste site apostam em vitória brasileira neste domingo por 3x2 contra a Espanha.

9 comentários:

  1. Datafolha é seletiva e esconde o óbvio: Se avaliação de Dilma caiu, a da oposição virou pó:

    A pesquisa Datafolha é seletiva e maliciosa ao colocar só o governo Dilma no foco da pesquisa. Por que não perguntar a avaliação do governo Alckmin? Do Congresso Nacional? Do Aécio? Do Judiciário? Da mídia? Do empresariado?

    Dada as características das recentes manifestações, é espe
    rado que a avaliação de praticamente todas as instituições estabelecidas tenham sido rebaixadas.
    Protestos por melhores serviços públicos não atingem só o governo federal. Aécio Neves (PSDB) foi governador de Minas durante 8 anos e fez o sucessor, portanto é o responsável por desmandos no serviço público estadual, nas unidades de saúde, nas escolas, na segurança pública, e nos ônibus urbanos que ligam cidades da região metropolitana, de alçada estadual.

    O mesmo acontece com Eduardo Campos (PSB-PE), Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), e praticamente todos os governadores.

    Na primeira hora, a TV Globo usou da estratégia de confundir em vez de informar para jogar o custo dos estádios da Copa no colo do governo federal (que apenas viabilizou empréstimos do BNDES), mas quem licitou, contratou obras e controlou os custos foram os governadores. Assim que baixar a poeira, isso ficará muito claro para todo mundo. Como Aécio pode "faturar" para si protestos contra a Copa, se foi ele quem contratou a reforma do Mineirão? Não dá.

    Quanto à corrupção nem se fala. Aécio Neves leva uma vida nababesca incompreensível com o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, e pesa contra si vários escândalos blindados pela imprensa amiga dele. Enquanto Dilma já teve sua vida vasculhada por adversários e pela imprensa desde antes das eleições de 2010 e nunca encontraram nada. Nem adversários tiveram como atacá-la em sua honestidade.

    E quanto à imagem desgastada de políticos em geral, Dilma é uma das que mais foge ao padrão de político profissional. Já Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Eduardo Campos são profissionais da política. Nunca exerceram outra profissão. E são herdeiros de famílias que estão na política há pelo menos três gerações. Nasceram e foram criados em gabinetes, com carros oficiais e motorista, acostumados a nepotismo, e frequentando tapetes vermelhos de palácios, longe de conviver com a realidade da vida cotidiana do cidadão brasileiro comum. São os mais desgastados.

    Para complicar mais ainda a oposição, a pesquisa Datafolha mostra que a esmagadora maioria dos pesquisados apoia plebiscito para reforma política e mesmo uma constituinte exclusiva. Estas propostas foram levantadas por Dilma e estão sendo combatidas por Aécio, mostrando completa falta de sintonia do tucano com o sentimento popular.

    Dilma é a liderança política que melhor se credenciou para dar respostas à esta agenda das ruas. Foi ela quem teve iniciativa de chamar prefeitos e governadores para acelerar coisas já decididas para melhorar a vida dos cidadãos. É ela quem articula destravar a reforma política e com participação popular. É ela quem está ouvindo as diversas demandas dos movimentos sociais que apareciam difusas nas manifestações.

    Já a avaliação de Aécio é se ainda reúne condições de ser candidato. Está tão rebaixado, fugindo do povo e buscando acordãos de bastidores com velhas raposas políticas e midiáticas, que José Serra já o desafia abertamente na postulação de presidenciável do tucanato.

    Essa pesquisa Datafolha tem característica de ser exceção. Foi feita num momento de perplexidade, boataria, guerra de informações, e até de comoção. Será preciso ver outras pesquisas mais adiante para tirar conclusões.

    Se Dilma obtiver êxito em dar boas respostas a esta agenda trazida pelas ruas, e ela tem condições de fazer isso, sua avaliação deverá voltar a subir com força.

    Mas não se pode ter ilusões. O jogo político mudou e a oposição, sobretudo midiática também jogam e pesado, conspirando. Vivemos tempos de guerra de informação, e todos nós que não queremos um retrocesso temos que travar esta guerra.

    ResponderExcluir
  2. É assustador descobrir que o Maracanã é do governo.Agora dá para entender o porquê de todo este barraco em torno do futebol e da copa.Podemos imaginar o que tem de corrupção no esporte mais popular do Brasil.Assim não tem economia que suporte.Depois da copa veremos que o Brasil vai oficializar sua entrada na economia dos sem calça e sem camisa!

    ResponderExcluir
  3. Comitê Popular? Sinto cheiro de naftalina...

    ResponderExcluir
  4. Outro dia fiz o seguinte comentário em um post dO blog:

    ” Num itinerário, ida e volta, apenas, seriam R$ 0,40; multiplicado por 22 dias = R$ 8,80;aí o cara economiza isto num mês, mas no fim de semana, no barzinho, toma quantas cervejas?”

    Aí a VEJA publicou a respeito de gente do MPL (deve ser mentira, pois, segundo eles, a mídia mente):

    ...” Nina e Mayara se viam quase “todos os dias” antes das manifestações e mais ainda agora. Seu grupo mais próximo inclui Matheus Preis, de 19 anos, que liderou a marcha de 65.000 pessoas pela Zona Oeste de São Paulo na segunda-feira, 17, e amigos ligados a movimentos como o MTST e a partidos como o PSOL. Costumam se encontrar em um bar no centro da cidade, próximo à Câmara dos Vereadores, para falar de política e beber cerveja. De dia a ex-punk Mayara trabalha em um bar na Vila Madalena. “ ...

    ResponderExcluir
  5. Sou "ESPANHA" desde que nasci !!! kkkk

    ResponderExcluir
  6. o petralha das 18:11 leu a pesquisa mas se nega a acreditar...

    a aprovação da oposição nao virou pó...

    mas subiu, aumentou...

    eh duro de admitir, né?

    ResponderExcluir
  7. Tem elementos que são tão tendenciosos que torcem para a Espanha ganhar do Brasil para ver o circo pegar fogo, mesmo que para isso saim queimados.

    ResponderExcluir
  8. o petralha das 18:11 leu a pesquisa mas se nega a acreditar...

    esse cara deve ser tão doente mental ao ponto de achar que bolsa familia e outros beneficios do pt são bondade

    ResponderExcluir
  9. 'jjj' pelo visto tu gostou de ser chamado de macaco

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/