Queimados, Santa Maria - O Brasil (e o RS) ainda usam processos rudimentares para tratar vítimas de incêndios

Pacientes queimados necessitam cuidados especiais em unidade de queimados. São unidades especias com isolamento semelhante a um centro cirúrgico. As vitimas de  Santa Maria estão distribuídas em UTIs normais. Um paciente grande queimado,  tem sua imunidade nos primeiros dias extremamente reduzida e se ficar exposto a bactérias da flora hospitalar, tem uma chance muito grande de se infectar.O uso de pele de cadáver (BANCO DE PELE) não substitui a pele queimada – só serve como curativo temporário. Isto foi muito usado na segunda guerra mundial pelos britânicos, pois os aviões de guerra da Inglaterra tinham o tanque de combustível na parte dianteira e os pilotos, quando sobreviviam a uma queda, frequentemente  queimavam-se gravemente. Da Inglaterra vem a Faca de Blair, instrumento que os cirurgiões plásticos usam para retirar a pele queimada e substituir por enxerto de pele.

. O tratamento dos queimados no Brasil ainda é obsoleto. Na Europa e nos Estados Unidos são utilizados equipamentos como o Versajet, que remove a pele queimada com um jato de água de alta velocidade, com resultados melhores que a simples escarectomia (remoção da pele queimada com uma faca).  Também são utilizados substitutos temporários da pele (PELE ARTIFICIAL) e cultivo de células da pele (queratinocitos) , que ainda não estão a disposição no Brasil.

. Os queimados no Brasil continuam sendo tratados com pele de cadáver e gaze vaselinada, e os colegas nao estao dispostos a compartilhar uma segunda opinião. Muitos pacientes ainda estão internados em unidades comuns no interior do Estado. Esses pacientes necessitam um tratamento adequado, senão o numero de mortes vai aumentar.

* O texto, copidescado pelo editor,
é de especilista brasileiro radicado e trabalhando nos EUA

14 comentários:

  1. O senhor especialista saberia informar o número absoluto de pessoas dentre as vítimas que são grandes queimados?

    ResponderExcluir
  2. O senhor especialista saberia informar a redução de risco relativo dos novos tratamentos para queimados versus o tradicional? Se sabe, automaticamente pode nos informar também o NNT? Por gentileza, descreva também intervalo de confiança, apontando, é claro, de quais estudos tirou esta informação, para que seu desenho e execução possam ser devidamente verificados. Grata

    ResponderExcluir
  3. Mas o que é que no Brasil não é atrasado e obsoleto??

    ResponderExcluir
  4. É incrivel de acreditar mas tem gente da ponta de cima do País que está ironozando a tragedia de Santa Maria, e querem me convencer que somos todos brasileiros.
    Eduardo Menezes

    ResponderExcluir
  5. Espero que aos queimados sejam recuperados

    ResponderExcluir
  6. PLANTANDO E COLHENDO!

    O RS ELEGEU O PT 16 ANOS

    TOMOU,TOMOU,TOMOU...

    JURARAM NUNCA MAIS...

    NOVAMENTE,ELEGERAM O PT E TARSO

    REPETIRAM O ERRRO EM DOSE DUPLA

    PIOR QUE O ATRASO É CHAFURDAR NO ATRASO.

    O PT AINDA VAI CONSEGUIR TRANSFORMAR TODO O BRASIL NUMA "MARAVILHOSA CUBA"

    COLHEM O QUE PLANTAM

    ResponderExcluir
  7. 8 dias (192 horas!) depois da tragédia é que vão começar a ministrar aos hospitalizados um antídoto contra o gás cianídrico e alguém ainda vai achar que não somos tão primitivos na medicina curativa para intoxicados quanto os pré-esculápios cubanos? Não é por acaso que, com este tipo de "medicina", o paranóico Chavez precipitou seu precoce, sofrido e lento destino final.

    ResponderExcluir
  8. Polibio, sugiro que antes de emitir opini'oes sem conhecimento de causa, baseado somente em uma versao estranha, que verifiques, por exemplo, a unidade especializada no assunto ai no Cristo Redentor - referencia nacional em queimados. Meu filho, com 45% do corpo queimado, numa explos'ao de um recipiente com alcool de posto de gasolina, foi salvo pelos profissionais de la depois de 40 dias em coma e 5 cirurgias, com autoaproveitamento de pele nao-queimada e pele artificial. Vai la e te informa. Duvido que mantenhas a tua posi;'ao ao conhecer o que eh um corpo queimado realmente!

    ResponderExcluir
  9. Neste país de m.... só se dá valor para estádio de futebol e carnaval!

    ResponderExcluir
  10. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu, uma doação do governo do Paraná de 300 envelopes de “pele artificial” para serem utilizadas no tratamento das vítimas de queimaduras no incêndio de Santa Maria.As membranas regenerativas, fabricadas no Paraná e certificada pela Anvisa e pela FDA, substituem temporariamente a pele, protegendo o ferimento, aliviando a dor, acelerando a cicatrização e permitindo as trocas gasosas e ações fisiológicas do local atingido.
    O material enviado pelo governo do Paraná permite atender 60 pacientes.
    Texto completo aqui:

    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/parana-doa-pele-artificial-a-vitimas-de-incendio-em-santa-ma_173137/

    ResponderExcluir
  11. como se chama a pessoa que copia mas nao da o credito?Quem é o estilista brasileiro radicado no exterior?

    Dizer que nao é meu, copiei de alguem está certo? Nao seria o caso de dar o credito?

    ou eu li mal?

    ResponderExcluir
  12. Há vários mitos criados no RS. População mais politizada, mais honesto, mais culta. É um ledo engano. Na área da Medicina quem ousar discordar dos professores da UFRGS é ridicularizado, pois estes criaram uma aura de sabedoria absoluta. Nas outras áreas os professores da UFRGS não são diferentes. Assim como há excelentes professores-referência há muitos que criam dogmas baseados na credibilidade da universidade.

    ResponderExcluir
  13. Parem de esculachar os serviços hospitalares da 6a economia do mundo. Aqui o governo prefere dar de presente um estádio de R$ 1 bilhão ao Coríntians, em vez de criar um hospital especializado...

    ResponderExcluir

  14. Alguém reclama de dinheiro para hospitas ?

    Dinheiro, não falta !

    Acesse :

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Mpv/598.htm


    E DEPOIS se fala em falta de $$$$

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/