* Clipping:
www.noblat.com.br desta quinta-feira
No último domingo, às 18:57, sob o título "Na lista de Dirceu", postei uma nota que terminava assim:
"O Senador (Aloisio Mercadante) é o terceiro nome da lista de desafetos com quem Dirceu pretende acertar as contas um dia. O primeiro é Lula. O segundo, Tarso Genro."
Entre amigos, Dirceu fala mal de Lula sem a menor inibição. O mínimo que o chama é de "frouxo". Mas de público ele ainda não falara. Chamou-o de "personagem difícil" em entrevista à revista Fórum - e foi só.
Pois no último fim de semana, no Rio, ele avançou. E foi ouvido pelos jornalistas Jorge Bastos Moreno, de O Globo, e Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O que disse está publicado, hoje, nos respectivos jornais.
Vale mais pelo que esconde ou sugere. Examinemos:
* "Vocês acham que o establishment, o sistema, a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo ), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) e a elite vão deixar o Serra ser presidente? Já não deixaram da outra vez e não vão deixar agora. Serra é muito independente. Eles querem um pau-mandado, um presidente dócil às regras do capital internacional. Eles não querem o Serra presidente muito mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos, que são muitos".
(Comentário meu: Dirceu fez um elogio escancarado a Serra. E indiretamente criticou Lula. Porque o establishment não apoiaria a eleição e o governo de um presidente que não fosse dócil às regras do capital internacional. Enfim, que não fosse um pau-mandado. E o establishment digeriu muito bem a eleição de Lula. E apóia seu governo. Está feliz com seus resultados.)
* Sobre a reeleição de Lula: "Eu só voto no Lula, e só faço campanha para o Lula, se ele disser o que vai fazer no segundo mandato. É o que eu defendo que ele faça. Votar no Lula só porque ele é o Lula? As pessoas já fizeram isso em 2002."
E o que ele espera que Lula faça? Que mande o ministro Antônio Palocci para casa e "mude a política econômica".
(Comentário meu: Quer dizer: as pessoas votaram em Lula só pelo que ele representava - ou por aquilo que imaginavam que ele representava, entende Dirceu. Ele não vota uma segunda vez - salvo se Lula mudar a política econômica de Palocci. Bem, mas se ele mudar a política terá contra si o establishment.
No momento, Dirceu está mais para Serra do que para Lula.)
Zé Dirceu faz elogio oblíquo a Serra e crítica indireta a Lula.