Clipping, reportagem, Rosane Oliveira, RBS - A Havana que poucos viram durante a missão gaúcha em Cuba

A reportagem a seguir é da editora de Política da RBS. Ela acompanhou Tarso Genro na visita a Cuba. A jornalista Rosane Oliveira nutre simpatias evidentes por Cuba e por Tarso, mas é uma profissional bastante competente e quando quer faz registros sobre toda a verdade do que viu. Claro que ela não procurou a blogueira Yoani Sanchez, sua colega de trabalho, presa durante a estada da missão gaúcha a Cuba, nem procurou os dissidentes – sequer fala na violação dos direitos humanos.  O editor fez copydesk do material, separando as duas reportagens: a pobreza que beira à miséria e a chaga da prostituição generalizada. É Rosane Oliveira quem produz o episódio abaixo, para ilustrar de que modo o governo ditatorial familiar castrista comunista transformou-se numa organização criminosa sem moral, sem ética e sem lei. Leia:

Ortiz avisa à prostituta cubana: “Quero tua irmã casada”. O marido levanta da sala e sai para que ela possa ganhar alguns trocados. A prostituição alimenta uma rede que fornece dólares para a ditadura familiar castrista comunista de Cuba. Os Castro viraram rufiões da pior espécie.

Pelas leis cubanas, a prostituição é uma atividade proibida. Volta e meia, os policiais fazem batidas em hotéis para retirar as moças que se refestelam na recepção à caça de um turista disposto a pagar por uma relação sexual, por uma noite em seu quarto ou para ter uma "acompanhante" pelo tempo que desejar. A ousadia das roupas e o excesso de maquiagem permitem identificar com facilidade quem são as chamadas "jineteras", que, apesar da proibição formal, abordam os turistas sem maior dificuldade. No malecón, o calçadão à beira mar, protegido por um muro, o assédio é permanente.
(...)
Entre os homens que participaram da comitiva do governador Tarso Genro, foram comuns os relatos de assédio por parte das prostitutas. Todos os que contam seu caso garantem ter resistido. Um deles relata a história de um conhecido que pagou 200 CUCs (mais de US$ 200 ou cerca de R$ 407,04) para ter uma cubana em sua cama no próprio hotel. Valor superior ao que ganha em um ano um médico, professor ou engenheiro, Os prédios degradados pela ação do tempo, do salitre e da falta de manutenção podem ser vistos e fotografados por qualquer turista que visite Habana Vieja. Mas é quando se sai fora do roteiro turístico assinalado nos mapas que se percebe a pobreza em toda a sua extensão. São ruas em que nenhum prédio passou por restauração nos últimos anos, e os moradores se amontoam em verdadeiros cortiços. As sacadas com gradis de ferro, que lembram o estilo das construções parisienses, estão carcomidas pela ferrugem.O deputado Alexandre Postal aproveitou uma brecha na agenda da comitiva para conhecer essa Cuba com a qual os turistas frequentadores das praias de Varadero não têm contato.— Fiquei chocado — resume Postal.Pobreza e miséria em Cuba - Os cortiços contrastam com hotéis de Varadero e mansões do bairro de Miramar, ocupadas por embaixadas e estrangeiros.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Fotos Rosane de Oliveira.

20 comentários:

  1. Modelo de saúde, educação e segurança, sr. "jornalista" de meias verdades...

    ResponderExcluir
  2. e todos voltarão iguais como antes foram...

    nada muda essa gente, nem mesmo quando a realidade lhes eh jogada na cara...

    socialismo e marxismo são mesmo uma especie de psicopatia...

    ResponderExcluir
  3. Estes caras vão à Cuba amparar amorosamente em seus braços ao moribundo assassino ou ter prazeres não solitários com as extremamente abundantes prostitutas cubanas, cujos maridos evitam passar por sob os marcos das portas para não trancarem as galhadas? Tenho certeza que é por causa do Fidel!

    ResponderExcluir
  4. Cuba virou a latrina da américa, tudo devido ao egoísmo e mau caratismo do tal Fidel, que é idolatrado pela esquerda brasileira.
    O que pensar de pessoas que adoram o Fidel ?

    ResponderExcluir
  5. CARO POLIBIO, ESTE BLOG ESTA CHEIO DE INFILTRADOS, CCs PUXA-SACOS

    ResponderExcluir
  6. Anônimo disse...
    Modelo de saúde, educação e segurança, sr. "jornalista" de meias verdades...

    11 de novembro de 2012 16:05

    * Não entendi!!! A quem o Sr. dirige essas palavras?

    ResponderExcluir
  7. Isto mesmo -Cuba é um modelo de merdicina, tanto que Huguito Chávez lá foi se tratar e tá saltitante por aí...

    Quanto à educação cubana, ela também é fantástica. Ensina todo mundo a ficar de quatro para Fidel e passar fome com segurança total.

    ResponderExcluir
  8. Pergunta prô L.F.Veríssimo de quem é a culpa por essa miséria toda... elle dirá que é culpa do embargo americano. Só que o regime comunista cubano mantém comércio com o mundo todo, inclusive com os americanos. O maior confronto entre os dois regimes - capitalismo X comunismo é ver a riqueza da Coréia do Sul(rica) e a Coréia do Norte(miserável, mas com míssel atômico).

    ResponderExcluir
  9. Políbio,

    Citar essa pseudo jornalísta é a mesma coisa que ir do nada para a coisa nenhuma.

    ResponderExcluir
  10. Mas será que depois ela não vai dizer também que a culpa pela miséria do regime socialista cubano é dos EUA? Ela é abertamente pelega esquerdalha.

    ResponderExcluir
  11. Uma das características do marxismo é a eliminação de valores na sociedade.
    Vejam o caso narrado, o sujeito sai da sala para que a mulher se prostitua por algums trocados, já que os ganhos são ridículos.
    Imaginem se o Zé Dirceu tivesse ganho a guerra na década de 60, o que seria o Brasil hoje ?

    ResponderExcluir
  12. modelo de saúde e segurança??? a segurança todos sabem como é feita, usavam até um paredão, já a saúde, tudo bem, preventiva e tal, mas o mais interessante é o nível dos médicos formados lá, aferido pelo exame aquele de revalidação do diploma: comparával aos enfermeiros brasileiros. Nada contra os enfermeiros, mas os outros se formaram médicos.. Enfermeiro brasileiro pode clinicar na cuba?

    ResponderExcluir
  13. Medicina? Segurança? Educação? Em Cuba Tudo lorota. E tem trouxa que acredita...

    ResponderExcluir
  14. Agradeço ao Exercito Brasileiro por ter me educado na decada de 70 e me tornado um homem independente, me dando visão politica, lembro do falecido sgto Padilha que dizia, vcs se afastem de tudo que termina com (ISMO), exemplo; socialismo,comunismo,vigarismo,lulismo, etc. A Russia quando acabou os oficiais das forças armadas tiveram que tolerar suas esposas e filhas fazerem programas para o sustento do lar e na cuba para sustentar os castros, somente uma segueira ideológica ou alguns aproveitadores do sistema não percebem.

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKKKKKKK, o "anônimo" das 16:05 é totalmente pirado, burro e cego...

    O único modelo ao qual cuba serve de exemplo é o presídio central, anônimo, ou será que é "El Jefe" escrevendo direto de cuba ???? KKKKKKKKKKK, cada um que tem nas hostes petralhas que vou te falar...

    ResponderExcluir
  16. Parece que foi cuba que investou a profissão mais antiga do mundo a "prostituição".

    Apenas para pegar um pais (chamado de 1o mundo) que é a Espanha e vejam o trafico de mulheres de todos os paises de 3o mundo, para serem prostitutas/escravas, principalmente brasileiras, depois só conseguem sair da Espanha figindo.

    ResponderExcluir
  17. E este eh o modelo de "economia solidaria e participativa" que o PT do RS tenta a 30 anos enfiar goela abaixo dos gauchos.... Como um povo tao "politizado" como o nosso aguenta esse mal caratismo e total falta de moral e respeito com o ser humano.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo das 16,05: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    ResponderExcluir
  19. E ainda tem gente que diz que a saúde é de graça. Na verdade é a das mais caras do mundo. Custa a liberdade e uma vida condigna impedidas ser ser atingida.

    ResponderExcluir
  20. Que o RS quer lá??

    Trazer uma montadora de Charutos!!!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/