Impeachment no Paraguai: aquilo que o Congresso não fez quando devia, faz agora o Congresso do Paraguai com Fernando Lugo

- O presidente poderá cair ainda esta noite no Paraguai. Presidentes do bolivariano Unasul, inclusive Brasil, mandam chanceleres para pressionar o Senado de Assunção.

A missão de chanceleres precisa chegar ainda hoje ao Paraguai por uma razão bem objetiva: o rito de impeachment de Lugo será sumário no Senado do país (a Câmara já o aprovou). Os senadores começam hoje à noite a realizar 3 sessões em apenas 24 horas: uma de acusação, outra de defesa e a de votação propriamente.

Os chanceleres latinos devem desembarcar no Paraguai à noite e ir diretamente ao Senado do país.

O secretário-geral da Unasul, Alí Rodríguez, disse em entrevista no Riocentro, onde se realiza a Rio+20, que não há intenção de prejulgar o que se passa no Paraguai. Mas que “todo processo dessa ordem precisa garantir o direito de defesa” aos acusados.

Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da presidente Dilma Rousseff, já houve 23 anúncios de intenção de impeachment contra Fernando Lugo –eleito em 2008. Esse pedido atual era mais um, mas acabou prosperando e pegou a todos de surpresa no Rio Janeiro. Lugo não havia comparecido à Rio+20.

Na reunião dos presidentes latino-americanos que estavam no Riocentro, o colega do Paraguai conversou com todos ao telefone –no sistema viva-voz– por cerca de 15 minutos.

Embora em público nenhum dos ministros latino-americanos admita, a impressão geral das autoridades reunidas no Riocentro é que há uma tentativa de golpe congressual contra Lugo.

“Parece que as coisas foram feitas com uma rapidez incrível”, disse Marco Aurélio Garcia. “Não parece ser um procedimento normal”.

16 comentários:

  1. Até no Paraguai existem mais congressistas com coragem e não vendidos do que na terrinha dos esquerdo-bananeiros malufistas!

    ResponderExcluir
  2. Isto me cheira ação do Foro de São Paulo visto que la não utilizaram as famosas urnas brasileiras agora estão aplicando um golpe. Os "sem-terra" paraguaios estão muito bem armados o que transparece mais uma luta armada; quem financiou? Cuba? ou todos os canalhas do Foro Sao Paulo?

    ResponderExcluir
  3. esse individuo jamais deveria ter sido empossado!

    o seu passado de garanhão eh absolutamente incompatível com o cargo!

    um filho por mulher!

    eh um boi reprodutor?

    esse papo de separar vida pessoal de profissional ou politica eh coisa de calhorda...

    você eh quem eh, e se eh um patife na vida pessoal, provavelmente sera um patife na vida profissional...

    na vida politica então, sem comentários...

    ResponderExcluir
  4. Será que na opinião sapientíssima do Sr Marco Aurélio "top top" Garcia o Mensalão foi um procedimento normal?

    ResponderExcluir
  5. Dizer que os paraguaios são mais eficazes do que nós....

    ResponderExcluir
  6. Marco Aurélio Garcia virou tutor da America Latina?

    se mete em todas, esse abominável...

    golpe congressual eh o que a petezada tentava fazer nos governos anteriores e só não lograram exito porque não tinham maioria...

    ResponderExcluir
  7. Vai sobrar tempo para dedicar-se aos filhos!

    ResponderExcluir
  8. Este Srº Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da presidente Dilma Rousseff está equivocado em querer meter o nariz onde não é chamado. Já chega nós termos que aturar essa nulidade. O congresso é formado, mal ou bem, pelo voto do povo, portanto, pode sim destituir o famoso bispo metido a reprodutor.

    ResponderExcluir
  9. ATÉ NISSO NOS GANHA O PARAGUAI

    OS PETRALHAS DEVEM TREMER A PERNA SE LUGO SE ESCAFEDER,É O PETRALHA DELES,E SE EMPERNOU COM GUERRILHEIROS E DESORDEIROS PARAGUAIOS.

    SE FOR, JÁ VAI TARDE.

    BOM SE A MODA PEGAR.

    ResponderExcluir
  10. Vai ser tão rápido quanto o padre Lugo traçou as suas paroquianas. Como dizia aquele velho jornalista: ferro vai, ferro vem...

    ResponderExcluir
  11. Olha podem cair:
    Lugo
    Mugica
    Morales
    Hugo Chaves
    Rafael
    Dilma
    Cristina
    Tudo uns "estragados"
    Aqui na America "Latrina" Escapa Chile e Colombia + Peru ....resto lata do lixo.

    ResponderExcluir
  12. Desde quando a dipromassia brazuca tem autoridade para pressionar as decisões do congresso de um outro país? As bodas do Lula com o Maluf está causando um desarranjo mental na cumpanherada. Vão ser ridículos lá na casa da Noca.

    ResponderExcluir
  13. Para o cumpanhero PeTralha Marco Aurélio Garcia o "procedimento normal" deve ser aquele que vige em nosso país: o governo faz de conta que governa, o congresso faz de conta que legisla e o judiciário faz de conta que faz justiça.
    Temos o caso do Mensalão como exemplo: se o cumpanhero Toffoli assumir que está impedido de participar do julgamento ou o Procurador Geral pedir o seu impedimento, tudo volta para trás por que este cumpanhero participou de algumas sessões em relativas a este caso.
    No Brasil tudo é levado nas coxas e o que vige é o "vamos deixar assim para ver como é que fica".
    O Paraguai está nos mostrando que em termos políticos somos mais Paraguaios do que eles.

    ResponderExcluir
  14. Não gosto do Presidente do Paraguai, mas um Presidente da República ser cassado por um Congresso a "toque de caixa" (48 hs) e duas horas para fazer sustentação oral no Senado é o fim da picada.

    Se isso não é "colpe" então não seio o que é "democracia".

    Para termos uma idéia o Senador DEMOstenes Torres teve uns dois meses para se defender e, depois da leitura do Relatório do Relator na Comissão que o investiga ganhou mais 72 hs do STF (Ministro Tófoli)para fazer a defesa do dito relório.

    Pegansdo o exemplo do próprio Paraguai o último Presidente Cassado nos anos 90 teve cinco dias para fazer sua defesa.

    ResponderExcluir
  15. O que o cancer não conseguiu o congresso paraguaio fez. Isso demonstra como o rito judiciário paraguaio é muito rápido, tanto que nas execuções de terras hipotecadas em 24 horas o mesmo deverá sair da propriedade. Não há protelamentos e manobras juduciais como no pais dos cumpanheros.
    Esse vai sair mesmo, o Lugo veio com a mesma receita do Lula, muito populismo e demagogia, mas parece que o povo paraguaio não caiu no conto do Vigário, ou melhor do Bispo.
    Marco Aurélio "toptop" Garcia esse é a maior vergonha que nasceu nestas plagas, quem sabe ele vai lá em Assunção se manifestar contra "golpe" e levar umas cacetadas da polícia.

    ResponderExcluir
  16. Este tal de Marco Aurélio é mais um descabeçado esquerdo-malufista de carteirinha, vale tanto quanto uma nota de 3 reais contrabandeada do próprio Paraguai!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/