Governo Federal reduz investimento em manutenção de estradas federais

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e as empreiteiras responsáveis por obras rodoviárias entraram em rota de colisão. Enquanto a autarquia tenta destravar um programa de R$ 16 bilhões em obras nas estradas federais, as empresas do setor garantem que a malha de rodovias cobertas por contratos mais amplos de manutenção poderá cair de 15.104 quilômetros no início deste ano para apenas 1.316 quilômetros em dezembro.

. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, disse que estudo realizado aponta que,o Dnit,  em 2009, lançou editais de licitação para contratar obras em 313 lotes de rodovias federais e no valor total de R$ 14,3 bilhões. Mas esses números já tiveram pequena redução em 2010. E,  em 2011, os editais para obras em 196 lotes previam investimento de apenas R$ 1,9 bilhão.

. Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicam que  existem 12,8 mil quilômetros de rodovias brasileiras em condições ruins ou péssimas (falta sinalização, roçada e capina, limpeza dos elementos de drenagem ou recuperação funcional dos viadutos e pontes, além de haver acostamentos inadequados e/ou pistas de rolamento com defeitos).

. O resultado, conforme avaliação da associação das empreiteiras, é que os investimentos na manutenção da malha rodoviária federal vão recuar para o mesmo nível de 2009. E contratos para a manutenção de mais de 19 mil quilômetros de rodovias ainda não tiveram editais lançados.

. Para repor a malha descoberta, o Dnit já soltou a licitação para contratos de cinco anos - Crema 2 - que envolvem 4.451 quilômetros. De acordo com a Aneor, o objetivo da autarquia era completar 32 mil quilômetros até novembro de 2012, mas as empreiteiras consideram que esse cronograma não tem como ser cumprido.

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4 comentários:

  1. Sr. Políbio, por favor, diga alguma coisa sobre o que está acontecendo com o senador Demóstenes Torres. Não posso acreditar no que leio nos jornais do Brasil, será que é verdade?

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  2. Esse é o país da sucata e da infra-estrutura de 3º mundo, bem ao gosto dos eleitores imbecis da esquerda obtusa e incompetente.

    BEM FEITO !!!

    Sonhemos todos com a copa do mundo, que é única alegria que esse país pode propiciar ao cidadão pagador de impostos ... mas pensem em alegria cara !

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  3. Esse país vai de mal a pior. Povo que se vende por migalhas, governo corrupto, dinheiro público desviado de suas finalidades e aí por diante. Investimentos? Nada disso, precisa-se economizar para garantir aposentadorias do funcionalismo e novos concurso. Quanto ao setor privado, ora bolas, será que ninguém percebeu que o período feudal está mais presente do que nunca!

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  4. Como o transporte faz parte da composição de custo para o produto , quanto mais precaria a infraestrutura , maior o valor final . E em um pais com dimensões continentais que adotou o modelo rodoviarista ,pior ainda .

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