IBGE: Nos últimos 11 anos, Brasilia teve acréscimo de 558 mil habitantes, Manaus, 427 mil e Porto Alegre apenas 53 mil

O IBGE divulgou hoje as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2011. Estima-se que o Brasil tenha 192.376.496 habitantes, 1.620.697 a mais que em 2010, quando a população chegou a 190.755.799.

. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11,3 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (6,4 milhões), Salvador (2,7 milhões), Brasília (2,6 milhões) e Fortaleza (2,5 milhões). A capital federal, que em 2000 ocupava o 6º lugar entre os municípios mais populosos, passou, em 2011, para o 4º lugar. Belo Horizonte, que no ano 2000 estava na 4ª posição, em 2011 caiu para a 6ª (2,4 milhões), sendo ultrapassado por Brasília e Fortaleza.

. Já Porto Alegre ocupa o 10º lugar com 1,4 milhões de habitantes. De 2000 a 2011, a capital gaúcha teve um acréscimo de apenas 53 mil habitantes. Compare abaixo o crescimento de algumas capitais brasileiras nos últimos onze anos:

Brasilia - 558 mil
Manaus - 427 mil
Fortaleza - 335 mil
Salvador - 250 mil
Goiânia - 225 mil
Curitiba - 177 mil
Belo Horizonte - 147 mil
Recife - 124 mil
Belém - 122 mil
Porto Alegre - 53 mil

CLIQUE na tabela acima e veja o ranking das maiores cidades do Brasil. (Fonte: IBGE)

8 comentários:

  1. Brasília cresceu com a cumpanheirada que lá se instalou... Porque nunca dantes na história deste país um partido inchou tanto a máquina pública.
    Esta ilha da fantasia tem um custo muito alto. E o governo está empurrando esta conta para os cidadãos, e a maneira de cobrir estes prejuízos bilionários é pelo aumento da carga de impostos.
    A nova e a velha classe média tem motivos de sobra para iniciar uma revolta contra o imposto injusto que tem servido para cobertura da corrupção exlícita. Além de colocar o brasileiro num manicômio tributário.
    Está muito equivocado o governante que confiar na letargia social...

    ResponderExcluir
  2. Essa PTralha é tão parasita que incharam a máquina pública a ponto de alterar o perfil demográfico de Brasília. É brincadeira, contando ninguém acredita!

    ResponderExcluir
  3. Isto deve-se a controle de natalidade, ou porque ninguém quer morar aqui?

    ResponderExcluir
  4. Brasília ter aumentado tanto a população não é culpa do PT. Todos os políticos acabaram criando uma casta de funcionários públicos muito bem pagos na capital federal. Óbvio que isso acaba atraindo muita gente do interior do Nordeste, Centro-Oeste e até Norte para serem lá empregados domésticos, cabeleireiros, donos de restaurante, de minimercados, etc. etc. enfim ,uma infinidade de negócios gravitando junto aos funcionários públicos.

    Ricardo2

    ResponderExcluir
  5. Se Porto Alegre estivesse nos EUA, estaria na 7ª posição no ranking por habitantes em um país com 300 milhões de indivíduos e o maior PIB do planeta.

    Se ter população tivesse algum significado importante, talvez Xangai, Bombaim, Karachi e Nova Deli ( as quatro cidades mais populosas do mundo segundo o Wikipédia )teriam habitantes alegres e saudáveis.

    Oslo com 900 mil moradores é a capital com maior renda per capita do mundo e não participa de nenhuma "disputa populacional".

    Qual cidade você escolheria para morar ?

    ResponderExcluir
  6. Se formos pensar no descontrole de natalidade, chegamos a conclusão de que seja o político inescrupuloso e inconsequente que fode com a população sem camisinha.

    ResponderExcluir
  7. Nada hoje é culpa do PT?
    Antes era tudo culpa do FHC?
    A novilingua mudo tudo de acordo com suas conveniencias.

    ResponderExcluir
  8. Caro Políbio,
    Porto Alegre tem crescido nesse ritmo nos últimos 40 anos; devemos agradecer aos técnicos da SMOV que se negam a aprovar projetos que permitam o desenvolvimento urbano desta Capital, e a solução está com o prefeito Fortunati: tem que dobrar a espinha e acabar com essa raça. Só um exemplo: o projeto do Hospital Ernesto Dornelles demorou oito anos para ser aprovado, há outros há mais de 10 anos tramitando... tramitando... tramitand....

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/