O grande derrotado na convenção nacional do PSDB foi ex-governador José Serra, que comandará o conselho político do PSDB, mas depois de perder a presidência do Partido e até a presidência do Instituto Teotônio Villela. O cargo foi "inventado" para acomodar Serra. O vitorioso do embate foi o senador Aécio Neves. Os tucanos bateram o martelo somente no início da tarde deste sábado, após várias reuniões, em São Paulo e em Brasília – uma delas nesta manhã, na capital federal, quando a convenção para a escolha da executiva nacional do partido já estava em curso. Serra pleiteava a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), mas foi vetado pela bancada do PSDB no Senado, que apoiou o ex-senador Tasso Jereissati. Após longa negociação, aceitou a presidência do conselho político.
. Ainda não se sabe qual será o peso do conselho, que deve ser criado oficialmente esta semana. O que se sabe é que ele terá caráter deliberativo, mas se funcionar desta forma, criará um monstro de duas cabeças no partido. Do grupo farão parte, além de Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, o governador Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves e o governador Marconi Perillo. A novidade surgiu para acomodar tucanos de todas as plumagens e trazer esperança de tempos de menos brigas internas.
Executiva – Durante a convenção, o conselho e a executiva foram aprovados por aclamação. Como era esperado, o atual presidente, Sérgio Guerra, foi reconduzido ao posto. FHC é o presidente de honra; Alberto Goldman, o primeiro vice-presidente; o deputado federal Rodrigo de Castro (MG) permanece na secretaria-geral e Jereissati fica com a presidência do ITV. O ex-senador foi aclamado por partidários. O placar: 277 votos sim, sete votos não e seis abstenções. apenas Goldmann é homem de Serra na Executiva. Muito doente, o ex-governador talvez nem possa exercer o cargo.
Eu vejo como vencedor o Serra pela humildade, mesmo porque não vejo como comparar a força a capacidade, experiencia e o peso em votos entre os dois, quero ver se aecio tem força é em 2014 quando será escolhido o candidato, quando juntar FHC, serra, aluizio, alkim e por fora Kassab que só dará apoio se for o Serra.
ResponderExcluiro culpado eh um só: Serra!
ResponderExcluiros erros cometidos durante e após a campanha são impressionantes, em se tratando de um politico tão experiente em eleições e em cargos do executivo...
o abandono do eleitorado - 44 milhões!!! - para focar mais nas picuinhas da politica partidária me deixou estupefato apontando a falta de habilidade do tucano em gerenciar essa herança de milhões de votos recebidos...
alguém que consegue 44 milhões de votos tem por obrigação, no dia seguinte a eleição, redobrar as forcas e partir para a próxima etapa...
e pior, com suas atitudes ambíguas - como defender Paloffi antes mesmo do Planalto ou dos petistas - ele conseguiu a proeza de enraivecer muitos dos que tinham sido seus eleitores e não mais o serão!
Serra sumiu, desapareceu, deixou os eleitores de mãos abanando...
eu com 44 milhões de votos na bagagem, me junto aos eleitores que consegui e peito qualquer companheiro de partido que queira me fritar...
só o RA viu uma vitoria de Serra nesse episódio da convenção...
imagina se não iria ver...
Bom dia, Políbio. Gostaria da tua avaliação sobre o artigo de um colega teu, Reinaldo Azevedo. Ele chega a uma conclusão bem diferente da tua. Podes avaliar e comentar?
ResponderExcluirO título é: "O que de fato aconteceu na convenção tucana e os três presidenciáveis....."
Grande abraço e obrigado desde já pela atenção que me for dispensada. Segue abaixo o link.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-que-de-fato-aconteceu-na-convencao-tucana-e-os-tres-presidenciaveis-ou-psdb-muda-estatuto-e-conselho-politico-tera-poder-efetivo-aecio-e-guerra-tiveram-de-ceder/
Políbio,
ResponderExcluirDê uma olhada no blogue do Reinaldo Azevedo. Ao que consta, o estatuto do PSDB foi reformulado para dar mais poderes ao conselho político, que não será consultivo, mas deliberativo, podendo decidir sobre alianças, programa partidário e definição de candidatos.
Serra não morreu politicamente graças, em parte, a Alckmin, que fez valer o peso de São Paulo no PSDB. Tire-se São Paulo e veja qual seria a importância do PSDB nacionalmente... Não é à toa que os petistas querem ganhar a todo custo a próxima eleição daquele estado.
Um abraço,
NAPALM
Aécio, Guerra, Jereissate é tudo traíra, FHC e Serra, deveriam pedir aposentadoria pelo INSS e irem cuidar dos netos e do tempo que lhes resta neste mundo. Infelismente PSDB, morreu, só falta marcar o dia e a hora do enterro.
ResponderExcluirVão tentar reeditar a politica do café com leite para tenter assumir o governo e vender o resto do País aos gringos,A nossa sorte é que temos O Grande LUIS INÀCIO LULLA DA SILVA e com este os TUCANALHAS não terão qualquer chance seja o Zé CHIRICO
ResponderExcluirou o BEBADO e IRRESPONSÁVEL que digige bebado,sem carteira e se nega a soprar o bafomêtro.
Polibio ! Estamos percebendo o contrário.
ResponderExcluir