Depois de seis meses de trabalho interno, com realização de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o gosto dos consumidores brasileiros e sobre o mercado de vinhos no País, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) concluiu o novo posicionamento do setor. O trabalho - parecido com o que a governadora Yeda Crusius fez com a Gad Design - foi conduzido por outra empresa, a Top Brands. O resultado, porém, foi muito diferente. A Top Brands teve absoluto sucesso na construção da identidade do vinho brasileiro.
. O desafio encampado pelo Ibravin, conta o diretor-executivo, Carlos Paviani, é desfazer o preconceito criado contra o vinho brasileiro no País e romper o desconhecimento do produto no mercado externo., o Brasil se caracteriza por elaborar produtos leves, frescos e frutados, em oposição aos pesados e complexos vinhos europeus. . O problema é de imagem. E é isso que o Ibravin, as vinícolas e as entidades ligadas à categoria irão mudar a partir de agora. Duas agências de publicidade - Escala e Matriz - já foram devidamente brifadas para criarem campanhas publicitárias que cumpram o desafio de reposicionar a categoria de vinhos brasileiros no mercado local e iniciar um processo de construção da imagem e o posicionamento da marca no exterior. e a relação de market share inverte-se: 80% do consumo é realizado com produtos nacionais e 20% com os importados. - O objetivo maior deste projeto, portanto, segundo o Ibravin, é apontar direções para fortalecimento da marca "Vinhos do Brasil" dentro e fora do país.
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