Você sabia, leitor, que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, detendo 40% do mercado global ?
. Pois é isto.
. Atente para estes dados foram recolhidos nesta terça de manhã, durante café da manhã que o editor ofereceu ao presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Frango do Brasil, a ABEF, Francisco Turra, o presidente, no Sheraton de Porto Alegre:
- No ano passado, o Brasil produziu 11 milhões de toneladas de carne de frango, resultado do abate de 6 bilhões de aves. Deste total, exportamos para 153 Países, 3,6 milhões de toneladas, no valor de US$ 6,9 bilhões, 60% dos quais para os Países da Opep. O setor gera um milhão de empregos diretos e cinco milhões de empregos indiretos.
. O consumo per capita brasileiro de carne de frango é de 38 kgs. O Paraná é o maior produtor (bateu Santa Catarina no ano passado) seguido de SC e RS.
. A crise global apanhou as 26 maiores empresas brasileiras que integram a associação num momento de grande euforia (as exportações cresceram 40% no ano passado).
. A partir de outubro, os mercados passaram a diminuir as compras, a reagir diante de qualquer tentativa de reajuste de preços e a reclamar por descontos. “Eles alegam que a valorização do dólar foi superior à percentagem da queda dos preços”, disse Francisco Turra ao editor.
. A reação das 26 maiores empresas brasileiras, que dominam 96% do mercado, foi cortar 20% do alojamento dos pintos, reduzindo a oferta para tentar se ajustar ao mercado. Além disto, Francisco Turra, seus colegas de diretoria e as empresas, vão abrir novos mercados. Em fevereiro, Turra irá ao Golfo e depois empreenderá ações na África do Sul, Indonésia, Malásia e Filipinas. A ABEF aposta que a produção interna poderá crescer 5% este ano, mas não se atreve a fazer projeções sobre exportações.
- Desde meados do ano passado na ABEF, o ex-ministro Francisco Turra aponta como seus dois principais êxitos na entidade a abertura dos mercados da China e Índia. Afinal de contas, abriram-se mercados que, juntos, somam 2 bilhões de bocas.
E-mail: turra@abef.com.br Site: www.abef.com.br
Grandes cooperativas do Paraná que possuem sistema integrado com aves, Copacol, Cevale, LAR, Copavel, Copagril estão sentindo o impacto da crise externa, e até mesmo grande projetos de produção como montado pela sadia em Lucas do Rio Verde (MT0 em busca de matéria prima barata como no caso do milho para ração, foram retardados devido ao mercado de exportação. A crise já chegou na Doux já tem funcionários mais graduados não recebendo salário em dia. A esperança é Turra abrir o mercado na Índia pois o custo do milho pra produção de frangos é importado. No mês de outubro a India anunciou o fechamento de 6 mil aviários devido o custo elevado do milho. A China tem um reserva de mercado muito fechado certamente não haverá avanços.
ResponderExcluir