A partir de segunda-feira (dia 1º de dezembro), quem quiser falar com alguém na central de atendimento de empresas de telefonia ou planos de saúde, entre outras, terá de esperar, no máximo, 60 segundos. Essa é uma das novas regras para serviços de atendimento a clientes de companhias de setores regulados pelo governo que passam a valer de dezembro em diante.
. O consumidor que detectar descumprimento nas regras de atendimento poderá denunciar as empresas. As reclamações podem ser feitas nas unidades do Procon, Ministério Público e Defensorias Públicas. Confirmada a irregularidade, as companhias poderão sofrer multas de R$ 200 a R$ 3 milhões como forma de punição.
. Veja a seguir quais são as novas regras:
- O cliente deverá ser atendido em até um minuto;
- O call center deve funcionar 24 horas, 7 dias por semana;
- A empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas subdivisões, o contato direto com o atendente;
- As opções de reclamações e de cancelamento têm de estar entre as primeiras alternativas;
- No caso de reclamação e cancelamento, é proibido transferir a ligação. Todos os atendentes deverão ter atribuição para executar essas funções;
- As reclamações terão que ser resolvidas em até cinco dias úteis. O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda;
- O pedido de cancelamento de um serviço será imediato;
- É proibido, durante o atendimento, exigir a repetição da demanda do consumidor;
-Ao selecionar a opção de falar com o atendente, o consumidor não poderá ter sua ligação finalizada sem que o contato seja concluído;
- Só é permitida a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera se o consumidor permitir;
- O acesso ao atendente não poderá ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor;
- O cidadão que não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.
Tentei cancelar uma conta da TIM nesta sexta-feira de manhã e fiquei mais de 1:30 h esperando e não sei se foi cancelado ou não, porque ficou a recepcionista dizendo "só mais um momento" e "um momento", "aguarde um momento" e ainda no lá meio vinha ela sugerir planos e eu dizendo que queria somente cancelar o numero, e eu pedindo a Deus paciência porque teve momentos que tinha vontade de dizer um monte de palavrão por tamanha enrolação e incompetência. Porque é muito estranho pois quando compra um celular em questões de minutos voce já está operando, mas quando é para cancelar ficam enrolando, pois se é só apertar uma tecla para cancelar qual motivo de tamanha enrolação. Ao final desse tempo deixou a linha ligada e dava para ouvir um cara falando em prêmios e quem tinha feito treinamento, e eu sei saber se tinha feito o cancelamento ou não. Espero que está lei funcione porque já estou sendo vitima da TIM. Pergunto posso usar o numero do protocolo da TIM para exigir o cancelamento e acionar o Procon em caso contrário.
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