Rio Grande que se cuide. Esta página vem repetindo advertências sobre os riscos que correm o Pólo Naval do RS.
. O material a seguir foi pesquisado junto a especialistas que não querem e não vão aparecer porque sofreriram represálias.
. A verdade é que a bolha do Fundo Nacional da Marinha Mercanti parece ter estourado, porque as encomendas da Transpetro não contam mais com este colcão. Basta examinar o desespero do Bndes, buscando recursos do FGTS para cumprir contratos já existentes.
. O Rio é o primeiro a sentir materialmente o peso da crise.
. O governo do PT esgotou os recursos mais rapidamente do que se imaginava. Neste ponto o PT não é pior e nem melhor do que os demais Partidos que vampirizaram os recursos públicos e o dinheiro do Bndes. Existem denúncias de superfaturamento. recursos com superfaturamentos. O Sindinaval, do Rio, já apontou 10 mil demissões somente neste mês. O motivo é a falta de encomendas.
. O Sindinaval sabe que o problema foi agravado pelo aparecimento relâmpago de mega-estaleiros, capitaneados pelas eternas construtoras (Camargo Côrrea, Andrade Guitierres, Queiroz Galvão, Odebrescht e WTorres) cuja total falta de expertise em construção naval, fez com que buscasse no Oriente a sucata tecnológica da construção. Metodologias erradas, ultrapassadas, produção em massa e soluções ultrapassadas para problemas atuais.
. Com o fim das compras por parte da Transpetro, para quem servirá estas mega-construções? Os investimentos feitos nesses novos estaleiros, quase a fundo perdido, serão uma frustração e o destino natural deles será o fechamento e as concordatas.
. O Brasil vai amargando mais um péssimo episódio de sua história naval pela inconseqüência da governança petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.