O governo federal está emperrando a implantação de 27 novos parques eólicos no RS. A única usina eólica de produção de energia em operação no Estado, com proteção do Proinfa, é a Ventos do Sul, de Osório. A outra usina, a da Tramandaí, da alemã Innovent com a gaúcha Elebrás, vai começar a ser construída agora, porque durante três anos foi torpedeada pela Eletrobrás. Os dois grupos venceram todas as demandas em juízo.
. O problema das novas usinas decorre do fato de que apenas em 2009 o ministério de Minas e Energia pretende realizar leilões para a compra de energia eólica , medida que poderia atrair investidores nos projetos.
. Estudos da secretaria de Infra-Estrutura e Logística dão conta de que os parques poderiam produzir metade da energia gerada atualmente no RS. O suficiente para atender uma área com 3 milhões de habitantes.
. O Estado tem um dos maiores potenciais de geração de energia eólica do país. Já conta com o maior parque da América do Sul, em Osório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.