Dica do editor - Airbnb terá que pagar 3% de ISS em Gramado. Porto Alegre pensa também cobrar.

 A prefeitura de Gramado confirmou que a partir do dia 9 de março passará a cobrar ISS de 3% sobre o valor de qualquer aluguel de temporada. Há bastante tempo, hoteleiros, prefeitura e vereadores vinham pensando em impor a cobrança. Aluguéis por temporada fazem concorrência desleal aos hotéis e pousadas, sujeitos ao pagamento do ISS. O maior contratante da área, o Airbnb, protestou, mas só ele possui 2.500 imóveis cadastrados para aluguel por temporada.

Porto Alegre não cobra ISS de empresas como Airbnb, mas a tendência é de que isto venha a acontecer no curto prazo, gerando centenas de milhões de reais para os cofres da Capital.

O fato gerador não tem a ver com o aluguel propriamente dito, mas o aluguel com o fornecimento de serviços como limpeza, recepção e fornecimento de enxoval, muitas vezes até café da manhã, que configuram "serviço de hospedagem", tornando a atividade passível de ISS.

12 comentários:



  1. E aí eles vão embora e … a tragedia social com certeza será maior ainda !!

    Vão taxando … Vão taxando !!!!

    ResponderExcluir
  2. Neste caso 3 % é pouco, deveria ser 20 %

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam cobrar 20% do pixuleco que tu recebe , cara.

      Excluir
  3. quando não tem o nome do prefeito e/ou o partido a gente já sabe que é um político de direita. imagina qualquer politico de esquerda querendo cobrar MAIS impostos a choradeira desse véio decrépito nesse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe por que, #jeguePTba patriotááááááário???
      É porque foi o degoverno do Llulladrão que criou mais esse imposto!!!

      Excluir
  4. Falta pouco para o estado cobrar imposto pelo ar que respiramos.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar. Esse absurdo é possível porque uma das leis do pacote da reforma tributária os equiparou aos hotéis. E vale para toda e qualquer locação por temporada, até para a vó Maria que tem umas kitnets para alugar no fundo do seu terreno. A carga tributária da locação por temporada pode chegar até 44%, considerado o IRPF, IBS E ICBS. A fiscalização será feita monitorando o pix , cartões etc, via inteligência artificial da Receita. Ninguém aguenta mais tanto imposto. É um assalto !

    ResponderExcluir
  6. Não é o PT que cria impostos toda hora?
    Então Gramado também tem seu Tachado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem criou o imposto foi o PT. É lei federal, aprovada no âmbito da maldita reforma tributária. Óbvio que os Municípios vão aproveitar para cobrar.

      Excluir
  7. Centenas de milhões de reais??? Em que mundo o editor vive? Quanto muito, 1 milhão por ano!

    ResponderExcluir
  8. Estes aluguéis temporários é só gente mal educada ( maioria ) que aparece, não cumprem regras, porcos e relaxados.

    ResponderExcluir
  9. Inexplicável:
    Pesquisei e fiquei sabendo que os governadores do RS, SC , PR , Minas, e, acreditem, Tarcísio de São Paulo também aumentaram o ICMS sobre a gasolina.
    Eu achava que era só o PT que aumentava impostos

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/