Defensoria Pública rejeita defesa de Eduardo e dá nos dedos de Alexandre de Moraes

Ao contrário da PGR, que tem se mantido servil aos interesses de Alexandre de Moraes, a Defensoria Pública da União, DPU, deu, hoje, nos dedos do ministro, ao protocolar manifestação na qual avisa que é ilegal atribuir-lhe a defesa do deputado Eduardo Bolsonaro.

O que diz a DPU:

- Na prática, está-se a atribuir à DPU a elaboração de defesa meramente formal, que não surge do contato com o denunciado e, portanto, não constitui verdadeira defesa.

A DPU diz isto porque ensina a Moraes que ele deve citar o deputado por carta rogatória, como estabelece a lei e avisa:

- Apresentar uma resposta sem comunicação direta com o réu significaria chancelar a violação ao devido processo legal, vulnerando-se o direito de defesa do réu, papel que, a toda evidência, não pode ser assumido pela Instituição.

Dica do editor - A reunião entre Lula e Trump sairá neste domingo. Será em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

 A agência Reuters, citando autoridade não identificada da Casa Branca, confirmou que a reunião bilateral entre o presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva e o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá ser realizada durante a viagem do petista à Malásia, de 24 a 28 de outubro. 

Lula já está na Ásia e reservou agenda para o possível encontro. A agenda reservada é para domingo, mas Lula não sabe se Trump confirmará ou não o encontro, embora as evidências confirmem que a reunião sairá.

Até onde se sabe, caso o encontro saia, ele não será público.

Entrevista, Osmar Terra - Eis por que razões eu defendo as Comunidades Terapêuticas

Osmar Terra foi secretário da Saúde no RS e ministro de Bolsonaro. Ele é médico.

Quando o senhor foi secretário da Saúde no RS, um dos principais programas de governo foi a implementação de política pública sobre Comunidades Terapêuticas.
Elas, as Comunidades Terapêuticas, demonstraram a importância desse serviço aos que mais precisam. As comunidades terapêuticas são, para milhares de pessoas em situação de pobreza, o único lugar onde encontram acolhimento e esperança para vencer a dependência química.

Por que razão ?
Principalmente porque é ali que encontram a abstinência assistida, fundamental para a recuperação. São lugares que oferecem cuidado, dignidade e uma nova chance de vida. 

Os críticos dessa política pública defendem liberdade para se drogar.
Eles não lidam com a realidade de quem está nas ruas, sem acesso à saúde, à família ou a qualquer rede de apoio.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Dica do editor - Veja como a extrema esquerda quebrou tudo na Câmara de Porto Alegre

Quem conta é o vereador Ramiro Rosário, NOVO. Rosário é candidato a deputado estadual.

Artigo, especial, Alex Pipkin - O Brasil da inveja e do orgulho vazio

Alex Pipkin, PhD em Administração

Poucos motores impulsionam tanto o Brasil quanto a inveja — essa paixão disfarçada de virtude que, sob o lulopetismo, virou política pública. A inveja é o grande mote da ação governamental; o “coitadismo”, neste desgoverno, é a grande “virtude cívica”.

Daí brota o slogan patético que costura o populismo nacional: “Justiça Social e Soberania Nacional”. Um bordado de ressentimento e demagogia, costurado com a linha grossa da ignorância econômica, do oportunismo moral — até os desesperados e desinformados que angariam as esmolas estatais sabem disso.

A tal justiça social não nasce da compaixão, mas do rancor. É o ódio dos improdutivos contra ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Memória - Dilma fala para Lula que enviou "Bessias"

Este diálogo foi resultado de grampo aplicado há 9 anos pela Polícia Federal. Dilma era presidente e queria nomear Lula para o ministério da Justiça. 

Opinião do editor - Não se surpreenda se Messias for rifado e Pacheco saia como indicado para o STF

 O presidente nomeado Lula da Silva queria anunciar a indicação do seu valete Jorge Messias, chefe da AGU, pra a vaga de Luiz Barroso no STF, mas não fez isto porque percebeu que ainda não tem garantia de que o nome será aprovado pelo Senado.

Há resistência inédita à indicação e ela não parte apenas da oposição.

Acontece que os senadores da base aliada que integram o Centrão não querem saber de Messias, apostando no nome de Rodrigo Pacheco.

O editor aposta em recuo de Lula e na indicação de Pacheco.

Dica do editor - Esta noite, 20h30min, tem o documentário "Anistia - As histórias não contadas"

Será hoje, esta noite, 20h30min, o lançamento do documentário "Anistia - As histórias não contadas", da Revista Oeste. 

Bolsa e dólar operam em pequenas altas na manhã desta quarta-feira

 Bolsa e dólar abriram o dia em pequenas altas.

10h31min

Bolsa, +0,37%, 144.614 pontos
Dólar comrcial, +0,03%, R$ 5,3920 para venda

Edital para adesão de devedores do ICMS ao Acordo Gaúcho demora demais para sair dos porões da PGE e da Fazenda

A secretaria da Fazenda e a Procuradoria Geral do Estado demoram em demasia para colocar na rua os editais relacionados com o Acordo Gaúcho, na verdade a lei do deputado Marcus Vinicius, PP, aprovada há um ano.

A lei foi sancionada foi regulamentada, mas os editais para as adesões não saem por desídia, por decisão política ou porque a máquina está mesmo emperrada.

Até agora saiu apenas o edital relacionado com o IPVA.

O edital relativo ao ICMS foi prometido para este mês, conforme disse ao editor o deputado Marcus Vinicius, que se louvou em informações da Fazenda e da PGE, mas isto não ocorreu. O deputado tem promessa de que tudo será publicado nas "próximas semanas" e o deputado acredita na promessa.

CLIQUE AQUI para saber as condições desta verdadeira anistia fiscal.

Dica do editor - Nova lei incentiva diagnóstico de TEA. 2,4 milhões de brasileiros são autistas, mas número é subnotificado.

 O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto de lei (PL) 4540/2023 que incentiva o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) entre adultos e idosos. O projeto, inclui esse incentivo entre as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O projeto vai para sanção.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em maio de 2025 2,4 milhões de brasileiros (com 2 anos ou mais de idade) declararam terem sido diagnosticados com TEA por algum profissional de saúde, o que representa 1,2 % da população nessa faixa etária. Segundo o senador, esse percentual não corresponde à realidade, em vista do subdiagnóstico.

Câmara de Vereadores previne-se para impedir novos atos de violência, hoje, na votação do projeto do Dmae

O projeto de lei que prevê a concessão parcial dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) à iniciativa privada está previsto para abrir a pauta de votações desta quarta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O texto autoriza a Prefeitura a conceder à iniciativa privada os serviços públicos de saneamento básico. O documento estabelece que não estão inclusos os serviços de captação e tratamento de água

O Sindicato dos Municipários prometeu levar militantes de extrema esquerda para protestar, mas o ingresso será limitado a 228 pessoas.

CPI - A vereadora Mariana Lescano pediu a instalação de CPI para identificar e punir manifestantes e parlamentares que invadiram, agrediram vereadores e depredaram instalações públicas, semana passada.

Recomendado - O editor recomenda este curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens

O editor vem testando o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração.

Dica do editor - Quadrilátero Central do centro histórico de Porto Alegre, agora, está com novo paisagismo

Por ordem do prefeito Sebastião Melo, foi concluído, ontem, terça-feira, 21, o serviço de paisagismo na avenida Borges de Medeiros, no calçadão dos Andradas e na rua Uruguai. Em cerca de 20 floreiras, foram plantadas mudas de bougainville, dinheiro-em-penca, triális e caliandra. “Com o paisagismo, concluímos mais uma etapa importante da revitalização do Quadrilátero. A intenção é a de proporcionar mais conforto e bem-estar à população nos espaços coletivos e valorizar, ainda mais, o Centro Histórico”, explica o titular da Smoi, André Flores.As vias integram o chamado Quadrilátero Central que passa por revitalização. As três ruas também receberam 39 bancos em concreto. Está prevista, ainda, a instalação de 25 bicicletários.

STF antecipa publicação do acórdão e se apressa para enfiar Bolsonaro na cadeia. Leia, aqui, a íntegra do acórdão.

Moraes e a maioria do STF querem meter Bolsonaro na cadeia antes do Natal.

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou, esta manhã, o acórdão referente ao questionado juilgamento político que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro  e outros 7 réus. Eles integram o chamado núcleo 1 da suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Não se esperava a publicação neste momento, até porque o ministro Luiz Fux pediu para revisar seu voto, mas Moraes e a maioria do STF têm pressa.

.As defesas têm 5 dias corridos para apresentar os embargos de declaração. O prazo começa a contar na 5ª feira (23.out), no dia seguinte da publicação. Bolsonaro, 70 anos, foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

CLIQUE AQUI para ler o acórdão completo.

Outro jovem atleta, no caso o gaúcho Kadu Santos, morre surpreendentemente aos 31 anos

O fisicultor Kadu Santos, no caso Ricardo Nolasco dos Santos, morreu nesta segunda-feira em PortoAlegre. Ele tinha 31 anos e acumulava uma carreira de sucesso na modalidade, com diversos títulos conquistados ao longo dos anos. 

A morte foi surpreendente, mas a causa não foi divulgada.

Kadu foi campeão de fisiculturismo em 11 ocasiões e também conquistou por duas vezes o título geral do Muscle Contest Rio Grande do Sul. 

O velório ocorre em Novo Hamburgo..

CLIQUE AQUI para saber por que morrem tantos jovens atletas. O material é da USP.

Tempo continuará bom no RS, mas MetSul prevê nova frente fria para o fim de semana

 Os próximos dias ainda serão de bom tempo e temperatura amena, antes que chegue nova frente fria ao Rio Grande do Sul, segundo a MetSul.

Leia o que diz o boletim da MetSul:

A frente fria mudará o tempo no fim de semana no Rio Grande do Sul com chuva.

O sol aparece em Porto Alegre até sábado.

A sequência de dias de tempo firme prossegue no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira sob a influência de um grande centro de alta pressão no Oceano Atlântico. O dia ainda começa um pouco frio para outubro, mas aquece rapidamente e a tarde será agradável a quente com máximas próximas dos 30ºC em vários pontos do Oeste e do Centro do estado. 

Fux pede para sair e quer ir para a 2a. Turma. Saiba o que isto poderá mudar no STF.

A foto é de Gustavo Moreno, STF.

Após mais um voto pela absolvição de investigados pela suposta trama golpista e pela rejeição total dos atuais processos, o ministro Luiz Fux Fux pediu para sair da Primeira Turma.

Ele quer ir para a Segunda Turma, na vaga aberta com a saída de Luiz Roberto Barroso.

A Primeira Turma é constituída por ele e 4 falcões: Dino, Zamin, Moraes e Cármem Lúcia.

No caso da Segunda Turma, Fux iria na companhia de André Mendonça, Dias Toffoli, Cássio Matos e Edson Fachin. Neste caso, haveria maioria de pelo menos 3 a 2 contra os atuais atropelos do STF.

. Se o pedido for aceito pelo presidente do STF, Edson Fachin, o ministro não participará dos julgamentos dos núcleos 2 e 3, que serão analisados nos próximos meses. Moraes criou 5 núcleos para acusar lideranças da oposição. 15 réus já foram condenados.

Noutro julgamento de carta marcada, por 4 x 1, STF condena mais sete perseguidos políticos do regime. Saiba quem são eles.

 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, como se sabia deste jogo de cartas marcadas, nesta terça-feira,os sete réus do Núcleo 4 da chamada trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por 4 votos a 1, a maioria dos ministros do colegiado concordou com denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que os réus promoveram ações e desinformação  O ministro Luiz Fux foi voto divergente.

Com a decisão, estão condenados os seguintes réus:

Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército); Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército); Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército); Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel do Exército); Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército); Marcelo Araújo Bormevet (policial federal).

A oposiçõ teme que Boulos incendeie o País. Conheça a história da foto desta nota.

A mídia lulopetista de internet tenta justificar a foto ao lado, ao explicar que o flagrante aconteceu no distrito onde 2 mil pessoas estavam sendo despejadas de suas casas, tudo através do uso de viaturas e caminhões da PM.

Boulos é o novo ministro da secretaria Geral do governo, jutamente o ministério que faz a interlocução (apoia) com os movimentos sociais

O MTST de Boulos foi chamado por lideranças da comunidade para tentar impedir o despejo. Prontamente, ele se dispôs a ajudar e atravessou a cidade, do Campo Limpo até o extremo-leste, 7 hrs da manhã. Eduardo Suplicy também esteve lá. Tratava-se de uma invasão de área urbana.

Barricadas foram armadas para enfrentar a PM, com Boulos presente dando apoio.

Oposição "comemora" 1 ano da prisão ilegal de Felipe Martins e Van Hattem processa 3 delegados da PF

A oposição na Câmara e no Senado convocou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 21, para celebrar, de forma irônica, o aniversário de um ano da denúncia do grupo contra Fábio Shor na Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos “relatórios fraudulentos

O deputado federal Marcel Van Hattem anunciou que vai entrar com uma representação contra três delegados da Polícia Federal que passaram a investigá-lo após ele acusar a corporação de produzir “relatórios fraudulentos” sobre o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins. 

Como se sabe, em nota oficial, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos informou, em 10 de outubro, concluindo que não há registro da entrada de Martins no país na data indicada. Van Hattem tomou a iniciativa de processar os delegados Marco Bontempo, Fábio Alvarez Shor e Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira a partir da informação do governo Trump.

CLIQUE AQUI para ler mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/