Lula erra a mão ao forçar confronto com Trump. Datafolha diz que ele é o principal culpado pelo tarifaço.

A manobra política do governo Lula, do próprio Lula, do PT e dos seus aliados, que é a de arranjar um inimigo externo para forçar ganhos políticos internos, não parece estar dando certo.

O caso é o da imposição de tarifas extraordinárias sobre metade dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, além das sanções americanas contra 8 ministros do STF, corte de vistos e imposição da Lei Magnistky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Isto tudo é o que mostra pesquisa do DataFolha divulgada neste sábado.

O instituto perguntou quem é o culpado e ninguém atribui culpa a Trump, mas majoritariamente ao próprio presidente nomeado Lula da Silva.

Veja os responsáveis, segundo a população ouvida:

Lula, 35%
Jair Bolsonaro, 225
Eduardo Bolsonaro, 17%
Ministro Alexandre de Moraes, 15%

São os grandes números.

Dica do editor - EUA poderão devolver o visto para Edson Fachin, STF

 O deputado Eduardo Bolsonaro confirmou que o Departamento de Estado cogita devolver o visto para o ministro Edson Fachin, que no mês que vem assumirá a presidência do STF. O governo americano avalia que Fachin tem assumido tom mais ameno em relação aos Estados Unidos. Como se sabe, apenas 3 dos 11 ministros do STF permaneceram com vistos autorizados: Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux. 

O Departamento de Estado tem consultado Eduardo Bolsonaro sobre o caso.

Doireita vencerá as eleições de amanhã na Bolívia, diz pesquisa da Ipsos/Ciesmori

7,5 milhões de bolivianos irão às urnas neste domingo. A disputa deva ir para o segundo turno

Os dois candidatos que lideram as pesquisas são ligados à centro-direita e defensores de aplicar reformas liberais no país.

A esquerda se encontra esfacelada.

A mais recente pesquisa realizada pela Ipsos/Ciesmori mostrou um empate técnico entre Samuel Doria Medina (Aliança Unidade), com 21,2% das intenções, e Jorge Tuto Quiroga (Aliança Livre), com 20,0%. Andrónico Rodríguez, de esquerdas, que começou bem a campanha, está agora em quinto lugar na disputa, com 5,5% das intenções.Os outros candidatos são Rodrigo Paz Pereira (PDC), com 8,3%, Manfred Reyes Villa (APB-Súmate), com 7,7%, Jhonny Fernández (Aliança Força do Povo), com 2,0%, Eduardo Del Castillo (MAS), com 1,5%, Pavel Aracena (ADN), com 0,5%, e Eva Copa (Morena), com 0,2%. Porém, há muitos indecisos. O levantamento mostrou que a soma de quem não sabe em quem votar com a de brancos e nulos atinge 30%.

CLIQUE AQUI para ler La Razón e saber mais.




Artigo, especial, Alex Pipkin - Cúmplices Voluntários da Mentira

Alex Pipkin, PhD

O grande perigo do nosso tempo não é apenas a maldade, mas a estupidez. Não aquela ingênua, fruto da ignorância absoluta, mas a que nasce da abdicação consciente do pensamento crítico, sufocada pela pressão social e pelo desejo de pertencimento. Adam Smith, ao falar do “espectador imparcial”, lembrava-nos do árbitro moral interno, capaz de julgar nossas ações com justiça e sustentar a virtude mesmo quando ninguém observa. Hoje, esse árbitro parece silencioso. A moralidade tornou-se rara, e a verdade, muitas vezes, secundária à conveniência.

Pessoas inteligentes se tornam cúmplices voluntários da mentira. A dissonância cognitiva explica esse fenômeno. Ponto. Tudo aquilo que reforça nossas crenças é aceito com conforto, enquanto qualquer evidência contrária é ignorada ou descartada.

Freud, em sua Psicologia das Massas, advertia que, em multidões, indivíduos perdem parte da autonomia crítica. O raciocínio pessoal se dissolve no impulso coletivo, e a massa assume poder sobre o juízo individual. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsonaro faz exames de 4 horas no Hospital DF Star, Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez exames de 4 horas, hoje, sábado, e  deixou o Hospital DF Star no começo da tarde  Ele chegou no hospital por volta das 9 horas da manhã.

Apoiadores do ex-presidente estavam esperando por ele com bandeiras de Israel.

Por ordem de Alexandre de Moraes, Bolsonaro voltou para a prisão incomunicável dentro de casa, onde não pode receber visitas, não pode usar telefone, não pode conceder entrevistas, não pode ser filmado e nem falar pelas redes sociais.

Moraes liberou o ex-presidente para fazer exames, mas exigiu que ele apresente atestado médico para comprovar que fez mesmo exames, já que o ministro acha que ele pode estar mentindo e apenas querendo sair da prisão incomunicável.

O ex-presidente poderá ter que voltar ao hospital e ser internado para tratamento.

O boletim médico de hoje não fala em intgernação.

Este é o Top5 deste blog. Saiba quais foram as 5 postagens mais procuradas pelos leitores.

As 5 postagens a seguir configuram o Top5 deste blog, tudo relacionado com as informações, opiniões, entrevistas, vídeos e entrevistas veiculadas durante esta semana:

Dica do editor - Quem matou o ministro Teori Zavaschi ? Neste vídeo, Sérgio Tavares conta tudo.

Este é o apartamento de R$ 22 milhões que o presidente do STF comprou em Miami e pagou à vista

Novas sanções dos EUA atingem dirigentes da organização brasileira para a COP 30. Saiba quem são eles.

Reuters diz que fuzileiros americanos já estão no Caribe. Saiba do que se trata.

Artigo, especial, Alex Pipkin - O que está por trás do embate entre Barroso e Fux

Dica do editor - Moraes levou a versão mais branda da Lei Magnistyk, mas saiba quais são as implicações na versão mais dura

Eis o que disse um diretor do Banco Central para o jornalista Lauro Jardim, O Globo, a respeito das implicações da Lei Magnistyk:

 — A lei americana vige lá e a brasileira, aqui. Mas a questão é outra, pois o sistema financeiro global é integrado. Então, o que se tem é que espaços jurídicos e democracia são regidos nacionalmente, mas as relações econômicas são globais. Se hoje já estivesse em vigor a versão mais dura da Lei Magnitsky, porque a que está aí para o ministro não é a mais dura, a escolha que caberia a um banco é: o que vale mais, manter um ministro do STF como seu cliente ou poder fazer cotação de dólar, operar câmbio, entre outras operações financeiras?  Por que sem essas operações, você mata o banco. Então, o banco teria que escolher: subsistir ou manter esse cliente. E essa é uma decisão que afeta todo o sistema financeiro, afeta a estabilidade do sistema financeiro. São três níveis da Lei Magnitsky. O ministro está no mais brando

Opinião do editor - Quem é o verdadeiro covarde, Marta Sfredo, RBS: a família Bolsonaro ou a família Sirotsky

Nelson Sirotsky, a voz do dono.

A jornalista Marta Sfredo é do jornal Zero Hora, carro-chefe da organização midiática RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul.

O jornal e a RBS são aliados carnais do governo federal nomeado lulopetista, como a Globo.

Pois bem, é claro que sendo assim, um e outro batem para valer no ex-presidente Bolsonaro e tudo que cheire a oposição ao seu governo de estimação.

A jornalista Marta Sfredo é uma das jornalistas do time feminino do jornal Zero Hora que cumpre a missão dos donos, a família Sorotsky.

Na edição de ontem do jornal Zero Hora, ela faz a seguinte pergunta:

- Até onde vai a covardia de Eduardo Bolsonaro ?

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba por que os EUA podem negar visto a qualquer pessoa

É uma prerrogativa soberana de qualquer País permitir ou não o ingresso de qualquer estrangeiro no seu País, sem que seja obrigado a justificar a recusa ou a aceitação.

Eis o que diz a comunicadora Ana Paulo Henkel no seu X deste sábado:

Ana Paula Henkel

@AnaPaulaVolei

Os EUA podem negar visto para qualquer pessoa. Como Rubio disse: “o visto para entrar nos EUA é um privilégio, não um direito”. Nos casos de missões oficiais, as pessoas em questão entrarão nos EUA e serão escoltadas durante a missão no país. Sem lojinha da Apple ou shopping

Artigo, especial - Quando a omissão vira aliança: o custo do silêncio das entidades de classe

Artigo do Observatório Brasil Soberano

Ainda impressiona que, diante da escalada institucional em curso, entida des como FIESP, CNI, FEBRABAN, FPA e diversas outras associações de classe mantenham uma postura de absoluto silêncio — especialmente em relação à única medida que poderia conter parte da crise: a anistia. A mesma anistia que, goste-se ou não, tornou-se ponto de inflexão entre a normalização ins titucional e a continuidade do conflito. 

Não se trata mais de avaliar se essas entidades concordam com o mérito ju rídico da anistia. A questão é política, pragmática e, sobretudo, institucional. Em tempos normais, associações empresariais, industriais e setoriais atuam como amortecedores de crises, cobrando do Congresso medidas capazes de restabelecer previsibilidade e segurança jurídica. Mas agora, na hora de agir, preferem se esconder. 

O que se vê não é neutralidade. É omissão estrategicamente calculada. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Use o Whats, agora, é reserve seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

RESERVAS PARA EVENTOS?
Festas, aniversários, formaturas, jantares: celular e WhatsApp para usar agora - 

993882401   
993887265.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Bom estacionamento de rua,
ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - 
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomendou o Bier Markt.

Dica do editor - Leia este estudo australiano com 200 mil participantes mostra que atividade física melhora sua cabeça

Saiba por que praticar qualquer tipo de atividade física —independentemente da intensidade, idade ou condição de saúde— contribui para melhorar as funções cognitivas, como memória, atenção e raciocínio. A conclusão é de uma ampla revisão de estudos conduzida por pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália e publicada recentemente no British Medical Journal. Os autores revisaram 133 trabalhos, envolvendo mais de 200 mil participantes...

No link a sseguir, você poderá examinar o texto original em inglês (use o translator para traduzir)_.

CLIQUE AQUI para ler o estudo publicado pelo British Medical Journal.

Fiesp reduz de 2,6% par 2,4% a projeção de crescimento do PIB deste ano no Brasil

 A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiespe) atualizou seu boletim de estatísticas e expectativas em índices econômicos e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,4% para 2025. A entidade pretendia revisar o índice para 2,6%, mas manteve a expectativa anterior. 

A manutenção se deveu a uma piora em condições internacionais, com o início do tarifaço do governo dos Estados Unidos. 

Nesta semana, o mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de crescimento da economia, projetando, para o final de 2025, um PIB de 2,21%.

EUA e Paraguai firmam acordo para FBI montar centro de atuação na Tríplice Fronteira

Segundo o jornal La Nación, o centro antiterrorista incluirá um complexo militar para abrigar forças especiais com armamento e tecnologia de ponta na região da Tríplice Fronteira.

Os Estados Unidos e o Paraguai firmaram, nesta quinta-feira , um acordo de cooperação bilateral para criar um centro antiterrorista, com agentes treinados pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), na tríplice fronteira com a Argentina e o Brasil. 

O FBI atuará com a polícia paraguaia até mesmo em Foz do Iguaçu, do lado brasileiro.

O novo centro terá como alvo membros do grupo Hezbollah e do crime organizado, com ênfase para o narcotráfico.

”Na última semana, o presidente Donald Trump assinou, secretamente, uma diretiva ao Pentágono para que seja usada força militar norte-americana contra cartéis de drogas latino-americanas. De acordo com o jornal The New York Times, a ordem fornece uma base oficial para a possibilidade de operações militares diretas no mar e em solo estrangeiro contra os cartéis.

Recomendado - Use o Whats, agora, é reserve seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares: celular e WhatsApp para usar agora - 

993882401   
993887265.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Bom estacionamento de rua,
ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - 
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomendou o Bier Markt.

Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Ponto e cruz

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

– Só vim aqui porque minhas amigas dizem que estou louca. Gosto delas. No que dependesse de mim, não viria.
– E porque suas amigas dizem que você está louca?
— Porque estou morta e elas não acreditam.
— E você está morta?
— Claro que sim.
— Entendi.

Dez segundos de silêncio.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Eduardo Bolsonaro lança último aviso antes da tempestade chegar: "Recuem ou conhecerão raios e trovões !"

 Neste vídeo inédito que gravou ontem a tarde e cujo conteúdo é omitido pela mídia em geral e recebido com nervosismo pelos meios políticos institucionais opressores, Eduardo Bolsonaro relembra os avisos que deu antes da decretação do tarifaço, antes dos cortes de vistos de 8 ministros do STF, antes da aplicação da Lei Magnitsky e antes do corte de vistos para os gestores dilmistas do Mais Médicos, entre eles o atual ministro da Saúde. E faz este corte nas ações americanas de punições humilhantes impostas a autoridades brasileiras para avisar que as perseguições aos oposicionistas e o prosseguimento do julgamento de Bolsonaro resultarão em retaliações pesadíssimas por parte do governo do Estados Unidos.

Vale a pena ouvir tudo com atenção. Quem fala, sabe o que sabe:

Secretário do Tesouro dos EUA cancela reunião com Haddad e no mesmo dia recebe Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro e jornalista Paulo Figueiredo reuniram-se nesta quarta-feira com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em Washington.  

Naquele dia, Bessent cancelou reunião que teria com Fernando Haddad.

O cancelamento e a reunião com Eduardo e Figueiredo ocorreram na mesma data para marcar a posição do governo americano em relação ao regime autoritário brasileiro e ao apoio à oposição bolsonarista.

Eduardo e Figueiredo postaram fotos do encontro.

No seu X, o deputado avisou que falou com o secretário a respeito de dados que possui no sentido de que Moraes e alguns bancos tentam violar a Lei Magnitsky. Moraes é o único brasileiro atingido pela lei.

STF anula condenações de Palocci, mas mantém delação que denuncia grossa corrupção no governo Lula. Veja o vídeo.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira manter a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou os processos abertos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato. Durante julgamento virtual, o colegiado negou recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para derrubar a decisão do ministro.Com a decisão, todos os procedimentos assinados por Moro contra Palocci foram anulados. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci ficou mantido. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão. Veja como foi a delação que detalha a corrupção no governo Lula:

Hugo Motta manda ao Conselho de Ética pedidos de punições para Eduardo Bolsonaro, Lindbergh Farias, Boulos e Kataguiri

Apenas esta semana, Hugo Motta encaminhou pedidos de punições para 25 deputados, quase 20% de toda a composição da Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao Conselho de Ética, nesta sexta-feira (15), 20 pedidos para abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 deputados, incluindo quatro representações que solicitam a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No mesmo despacho, Motta enviou representações contra outros 10 deputados por quebra de decoro parlamentar: André Janones (Avante-MG); Gustavo Gayer (PL-GO); Lindbergh Farias (PT-RJ); Gilvan da Federal (PL-ES); delegado Éder Mauro (PL-PA); Guilherme Boulos (PSOL-SP); José Medeiros (PL-MT); Sargento Fahur (PSD-PR); Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG)

Dica do editor - Neste final de semana tem Festival de Cinema de Gramado

Abriu, ontem, e continua neste final de semana a 53ª edição do Festival de Cinema. A cerimônia de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais. O festival segue até 23 de agosto, com competições de longas e curtas brasileiros e gaúchos, exibições especiais, homenagens, entre elas o Kikito de Cristal ao ator Rodrigo Santoro, e uma programação que combina tradição e inovação para manter Gramado no centro das atenções do cinema nacional.

CLIQUE AQUI para conhecer a programação completa.

MetSul diz como será a temperatura nesta segunda quinzena de agosto no RS

 Agosto repete  o padrão observado mais ao Sul do Brasil nos primeiros dois meses do inverno com temperatura abaixo da média e uma alta frequência de dias frios, o que faz deste inverno rigoroso em particular no Rio Grande do Sul. 

A informação é da MetSul.

Leia resumo do boletim deste sábado:

A MetSul Meteorologia projeta que a segunda metade do mês deve apresentar acumulados de chuva elevados no Rio Grande do Sul com os dados de hoje indicando os mais altos volumes para a Metade Norte gaúcha, onde em várias cidades poderia chover de 100 mm a 200 mm nos próximos 15 dias com acumulados localmente superiores. 

 A perspectiva para a segunda metade do mês é de temperatura acima da média  na primeira semana e mais baixas no Sul na segunda semana..

Dólar recuou 0,7% na semana e bolsa avançou 0,31%

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,398, com recuo de R$ 0,019 (0,35%). 

A moeda americana fechou a semana com recuo de 0,7%. A divisa cai 3,62% em agosto e 12,66% este ano.

Bolsa

O mercado de ações teve um dia volátil. Após cair 0,56% por volta das 15h, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 136.840 pontos, com queda de apenas 0,01%. A bolsa brasileira subiu 0,31% na semana, acumulando ganho de 13,55% no ano.

Polícia solta dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira

O dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira (foto) e o diretor estatutário do grupo Fast Shop, Mario Otávio Gomes, foram soltos nesta sexta-feira.

Sidney e Mario estavam presos desde terça-feira após uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) desarticular esquema de corrupção envolvendo auditores-fiscais tributários da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

 A investigação começou há 6 meses e já concluiu que o esquema existe desde 2021. Segundo o MP, empresários pagavam para que os auditores facilitassem o ressarcimento de créditos de ICMS junto à Sefaz-SP. Todas as empresas varejistas contribuintes têm direito ao ressarcimento, porém o procedimento é complexo e tem prazos longos. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/