Opinião do editor - Guerra com Trump levará a uma crise institucional e à queda de Lula e do STF

A carta enviada por Trump a Bolsonaro (leia abaixo) representa a sexta manifestação pública do presidente americano sobre os malfeitos sucessivos do atual regime autoritário brasileiro, estribado nas relações permissivas existentes entre o STF e o Governo do PT.

O STF e o Governo Lula não demonstraram até agora qualquer disposição de atender aos reclamos de Trump por abertura política e por melhores relações comerciais. 

O atual regime autoritário não tem bala na agulha para este confronto.

O enfrentamento já agudizado, levará a uma crise institucional que terá que ser resolvido através do impeachment de Lula e de contenção do STF por parte do Congresso.

O consórcio STF+Governo Lula não conta com apoio popular e nem político para manter de pé suas atuais bravatas. 

Trump manda carta a Bolsonaro e exige o fim do regime do consórcio STF+PT

Pela sexta vez consecutiva, o presidente Donald Trump ataca o regime do consórcio STF-PT e defende com força extrema o ex-presidente Bolsonaro. Diz Trump em sua carta a Bolsonaro, revelada há pouco:

- Esse julgamento deveria terminar imediatamente.

Trump comprou a briga aberta com respostas inconsequentes dadas pelo STF (carta de Barroso) e pelo governo Lula (série de entrevistas provocativas). Eis a carta enviada a Bolsonaro:

 “Prezado Sr. Bolsonaro: “Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país. “Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão –tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos– vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária.

. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”.


Deputado Camozaato denuncia trenzinho da alegria no Banrisul. Ex-diretor avisa que novo penduricalho prejudica o banco.

O projeto que cria o Instituto Cultural Banrisul já provoca polêmica na Assembleia, mas a maioria governista parece disposta a aprovar o novo trenzinho da alegria.

A criação eduardiana visa acomodar sua afilhada Beatriz Araújo, a secretária da Cultura que ele despediu há poucos meses.

O deputado Felipe Camozzato, NOVO, foi à tribuna para alertar o seguinte: "Eduardo recuou da promessa de dar dinheiro público para a Portella, mas o valor poderá sair pelos cofres do Banrisul".

O ex-diretor do Banrisul, Roni Corrêa, no seu blog, denuncia o trenzinho:

- Em vez de fortalecer ações no banco para a grande competição do mercado, inclusive reduzindo valores exorbitantes pagos à diretoria, salários de conselheiros e setores desnecessários que gastam para implementar apadrinhamentos políticos com custo para o banco, o governo ainda quer criar mais um penduricalho com custos elevados, provavelmente para apadrinhar amigos. Já não chega concursos com benefício aos menos capazes, agora mais isto. Além da inutilidade, isso fará o banco gastar ainda mais, gerando problemas, enfraquecendo-o e levando a um caminho já trilhado pela CEEE, que levou a um abismo. Tirem as mãos do Banco v! Vocês estão afrontando os clientes, os gaúchos e a família banrisulense.

CLIQUE AQUI para ler Roni.
CLIQUE AQUI para ver e ouvir a fala de Camozatto.

A ironia de Bolsonaro não é fora de hora

Bolsonaro pediu que Lula lhe devolva o passaporte e o autorize a negociar o tarifaço com Trump.

Ele não pediu nada a Moraes, porque sabe que dá no mesmo e por isto precisa é desvio institucional que precisa ser exposto.

Nas redes sociais, ninguém pareceu entender a ironia da história.

A conversa de Bolsonaro é pra boi dormir.

Uma ironia política que o povo entende.

E quem disse que Eduardo Leite nada disse sobre o tarifaço de Trump ? Ele falou, sim, mas não disse nada.

Para todos aqueles que não se surpreendem com o continuado silêncio do candidato presidencial Eduardo Leite em relação ao tarifaço de Trump, vale a pena saber que o goverador falou, sim, sobre o caso.

E quem revela o conteúdo exato da fala de Leite é a jornalista Rosane Oliveira, da RBS.

Eis a declaração que ela recolheu:

- Os seres humanos são falíveis. Falham, erram, acertam, e, naturalmente, nós temos muitas virtudes e também defeitos nas nossas instituições. Mas quem define e corrige as nossas instituições somos nós, os brasileiros.

E mais não disse porque não lhe foi perguntado.

E porque não diria mesmo.

Opinião do editor - Os inimigos do tarifaço precisam ir direto ao povo para cancelar o novo IOF

O IOF é um imposto que vale para pobres e ricos.

O deputado Luciano Zucco, líder da Oposição na Câmara, ontem mesmo me mandou uma nota oficial de protesto e já fala abertamente no consórcio STF e Governo do PT, protestando contra o atropelo feito por Moraes contra centenas de deputados e senadores que revogaram o decreto confiscatório, e anunciando que os parlamentares vão reagir, mas não disse que de forma. Dentro do que ainda resta de legalidade processual, há recurso ao pleno do STF, já que a decisão de Moraes foi monocrática e cautelar, embora já valha.

A reação mais consequente terá que ser política, já que a maioria formada dentro do STF joga consorciada com o governo do PT e manterá a decisão de Moraes. Neste caso será preciso fazer com que os parlamentares desautorizem Moraes, ao mesmo tempo em que os inimigos dos impostos altos mobilizem trabalhadaores e empreendedors para que protesto em alto e bom senso contra o tarifaço que reuniu os interesses de Lula+Haddad+STF.

Não é hora de ficar sentado na soleira do Congresso, esperando que por ali passe o cadáver do tarifaço de Lula e do PT.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Use o Whats e reserve agora mesmo seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR E LER MELHOR.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

ABRE HOJE

Whats

993882401 / 993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento 

Artigo, especial, Alex Pipkin - O Bêbado, o Equilibrista e o Antissemita

Alex Pipkin, professor, escritor, consultor de empresas e PhD em Administração.A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.

Como diria o pai do pai dos pobres, Karl Marx.

No Brasil, ela se repete como política pública.

A esquerda que um dia cantou esperanças hoje entrega ao país um trio que mistura oportunismo, amadorismo e revisionismo: o bêbado, o equilibrista e o antissemita. Todos de volta, como se nada tivesse acontecido. Ou pior, como se tudo devesse ser repetido.

Lula, o bêbado original, não tropeça mais nas ruas — tropeça nas ideias.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Saiba que você, aposentado e pensionista, como todos, pagarão a roubalheira no INSS

O presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para o Ministério da Previdência Social. O texto, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17 de julho, tem a finalidade de agilizar o ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025. É dinheiro dos contribuintes, inclusive dos aposentados e pensionistas do INSS que foram roubados. E o governo faz isto com o respaldo do STF, sem que um só dos ladrões, quase todos alojados em sindicatos e ONGs ligadas ao PT, tenham sido enfiados na cadeia até este momento.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre datas e modos relacionados com a devolução do dinheiro roubado.


Gazeta do Povo lista 10 nomes de perseguidos políticos que Barroso diz não exitirem no Brasil

Alan dos Santos, Luciano Hang e Monark.

Nesta reportagem de Desirée Peñalba, o jornal Gazeta do Povo, Curitiba, refuta os termos da carta enviada pelo presidente do STF ao presidente Donald Trump e na qual afirmou que as sanções comerciais contra o Brasil foram "fundadas em uma compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos". Barroso comparou as manifestações em frente aos quartéis em 2022 à Intentona Comunista de 1935, e classificou ambas como "ameaças institucionais". Segundo ele, o STF atuou como "um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições democráticas".

Barroso (autor da frase " nós derrotamos o bolsonarismo ") ainda declarou que "no Brasil de hoje, não se persegue ninguém", e que a justiça é feita "com base em provas e respeitado o contraditório".

Na reportagem, a repórter dia que Barroso mente e lista 10 nomes de personalidades brasileiras perseguidas. Ela listou apenas os mais notáveis.

CLIQUE AQUI para conhecer a história de cada um dos 10. O material é da Gazeta do Povo.

 

Artigo, especial, Dagoberto Lima Godoy - Por que Trump se mete com o Brasil

- O autor é advogado e engenheiro, ex-presidente da Fiergs e ex-representante brasileiro na OIT.

Dagoberto Lima Godoy trabalha e mora em Caxias do Sul, RS.

Há quem se mostre perplexo diante das atitudes de Donald Trump em relação ao Brasil — impondo tarifas elevadas, criticando o governo Lula e até censurando abertamente decisões do Judiciário nacional, como se estivesse se intrometendo em assuntos internos. Para entender esse movimento, é preciso ir além da superfície e enxergar o cenário mais amplo: o mundo vive hoje uma profunda cisão ideológica.

Mesmo num ambiente repleto de blocos econômicos e alianças políticas, é possível distinguir com nitidez dois grandes polos em formação. De um lado, consolida-se um bloco de poder que promove a centralização política, econômica e cultural, assumindo diferentes rostos conforme a região.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - Aqui você sabe tudo sobre a proposta do novo Plano Diretor de Porto Alegre

 Seguem as audiências públicas para a elaboração final da proposta do novo Plano Diretor de Porto Alegre. A próxima ocorrerá no dia 9 de agosto. No link a seguir, você fica sabendo tudo sobre este plano em elaboração, inclusive material informativo a rspeito das audiêdncias públicas já realizadas. Vale a pena ler e se informar com exatidão sobre o que acontece.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. O serviço é enxuto e pode ser examinado com profundidade e rapidez.

Câmara derrota esquerda+ambientalistas e aprova, nesta madrugada, nova Lei de Licenciamento Ambiental

 A Câmara dos Deputados atropelou a esquerda e seus aliados ambientalistas de modo fragoroso, nesta madrugada, ao aprovar  o projeto de lei que estabelece regras gerais de licenciamento ambiental. A proposta também cria novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados e prazos menores para análise. 

O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que o projeto atendeu 70% das demandas do governo.

O texto será enviado à sanção presidencial.

O substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados incorpora 29 emendas do Senado ao Projeto de Lei 2159/21, com parecer favorável do relator, deputado Zé Vitor (PL-MG).

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Bolsa opera em pequena queda. O dólarf sobe.

 A Bolsa opera em pequena queda nesta quinta-feira.

O dólar sobe levemente.

10h36min

bolsa, -0,04%, 135.460 pontos
Dólar comercial, +0,40%. R$ 5,5848 para venda

Entenda as 3 razões principais da nova meta comercial dos EUA

 O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, disse nesta quarta-feira que sua meta de política comercial é colocar o déficit comercial de US$1,2 trilhão dos EUA em (1) uma trajetória descendente (2) conter a perda da capacidade de fabricação avançada do país e (3) aumentar a receita federal, reduzindo o déficit orçamentário.

O informe é da agência Reuters, de hoje, que retistrou a fala de Greer durante uma cúpula de reindustrialização em Detroit. 

Ele  disse que o programa tarifário ampliado do presidente norte-americano, Donald Trump, já está dando frutos em termos de estímulo a novos investimentos industriais nos EUA, redução do déficit e aumento da receita pública federal americana.

Grupo Reiter anuncia construção de usina de biometano de R$ 120 milhões no RS

O Grupo Reiter, composto pelas marcas Estancia Del Sur, de atividade agropecuária, Reiter Log, de soluções logísticas, e Geo Del Sur, joint venture focada na produção de biometano e biofertilizantes, anunciaram nesta quarta-feira a instalação de uma usina de biometano em Capão do Leão, região sul do Estado. A planta de R$ 120 milhões será construída em uma área de 100 hectares e tem expectativa de iniciar as operações  em 2027, com capacidade produtiva inicial de 400 mil metros cúbicos de biometano por mês. 

A planta de biogás terá capacidade mensal para produzir até 800 mil metros cúbicos de biometano e 24 mil metros cúbicos de organogeo;

Já a LP concedida à empresa Estancia Del Sur prevê a criação de até 12 mil bovinos na área delimitada por duas poligonais — uma para criação e outra para acesso. O projeto está instalado em uma área total de 83 mil metros quadrados (m²), com área útil prevista de 32.386,54 m². 

Artigo, especial - O preço da alma humana em 2025: quando R$ 500 compram uma vida

Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".

 Chegamos ao ano de 2025 e, de maneira brutal, descobrimos o "preço" de uma vida humana: R$ 500. Sim, quinhentos reais. O valor de um celular parcelado, de uma conta de luz atrasada, da dívida com um agiota. É o preço de um bebê, entregue pela própria mãe em um ato de desespero abissal. E, do outro lado, um casal que, buscando um "sonho", o leva como se fosse uma mercadoria. A pergunta não é mais sobre quem está certo ou errado – pois todos estão fortemente errados. 

A questão que nos assombra é: como chegamos a esse abismo? 

A mãe que vendeu seu filho estava endividada com um agiota. 

Antes de qualquer julgamento moral, precisamos olhar com honestidade para a realidade brasileira: quantas mães hoje vivem reféns da miséria, da fome e da violência silenciosa da pobreza ? Quantas enfrentam a maternidade ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba por que nós não envelhecemos ao longo da vida, mas aos 34, 60 e 78 anos, de formas abruptas.

 A ciência descobriu que os seres humanos não envelhecem de forma progressiva, gradual e linear, como se acreditava, mas sim de maneira mais brusca em torno de três fases específicas da vida. As idades? 34, 60 e 78 anjos.

CLIQUE AQUI para saber mais. O material é do site Minha Vida.

Nos jardins da Casa Branca, falando para jornalistas, Trump voltou a criticar caça às bruxas no caso de Bolsonaro

 O presidente americano falou pelo 5o dia consecutivo em defesa de Bolsonaro e nas críticas candentes ao STF. As falas de Trump são apenas um dos movimentos em curso nos EUA para fustigar Moraes e o governo do PT, seu aliado.

Acompanhe o que disse Trump (vídeo e texto). O material é da Folha Política.

Análise, Marcus Vinicius Gravina - A análise das razões finais da PGR mostra a premissa falsa sobre a lisura das urnas

O autor é advogado no RS.

Vale a pena ler as alegações finais da PGR. Elas estão apegadas a um fato relevante construído a partir de uma premissa errônea, dissimulada.

Para a PGR teria havido o resultado da auditoria das urnas eletrônicas - sem comprovante  dos votos - com o resultado de não ter acontecido fraude. A verdade é que os técnicos militares do Exército foram chamados pelo TSE e devolvidos às unidades militares sem concluírem o trabalho. O TSE fez isto com eles para não ter que entregar os códigos fontes das urnas, requisitados pela equipe militar.

(...)

Onde está, no processo, tal prova ?

A dúvida de fraude persiste até hoje e fará parte da história. Isso porque o TSE não forneceu os códigos fontes aos auditores. Ministros que irão  julgar o Bolsonaro, impediram o acesso aos meios de vistoria das urnas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Por 346 a 96, Câmara aprova securitização das dívidas agrícolas. Projeto irá, agora, para o Senado.

O deputado gaúcho Luciano Zucco, líder da Oposição na Câmara, mandou ao editor um conjunto muito consistente de informações sobre o conteúdo do projeto de securitização das dívidas do agro, aprovado ontem a noite na Câmara. O projeto irá, agora, para o Senado.

Zucco é um dos autores do projeto.

O projeto aprovado proporciona reestruturação das dívidas dos produtores rurais afetados por tragédias climáticas, especialmente os agricultores gaúchos

A aprovação se deu por 346 votos favoráveis e 96 contra, o Projeto de Lei 5.122/2023 e autoriza a criação de uma linha especial de financiamento com recursos do Fundo Social para refinanciar dívidas de produtores rurais atingidos por eventos climáticos extremos, a chamada securitização das dívidas rurais.

CLIQUE AQUI para muito mais informações e detalhes.

Dica do editor - Use o Whats e reserve agora mesmo seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR E LER MELHOR.

AMBIENTE AQUECIDO.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário,casamento, formatura e eventos em geral.

ABRE HOJE

Whats

993882401 / 993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento 

Opinião do editor - Ao defender o Pix de Bolsonaro, Secom só falta bradar "Go home, yanques !"

O governo do PT usou as redes sociais nesta quarta-feira, 16, para se posicionar contra a inclusão do Pix, criação do governo Bolsonaro, no rol das investigações do governo dos Estados Unidos sobre práticas comerciais do Brasil.

Em postagem feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o Planalto mandou o seguinte recado aos americanos: 

- O Pix é nosso, my friend.

A doença infantil do comunismo assumiu de vez o comando da Secom.

Ao defender o Pix, o governo lulopetista só falta replicar esta velha consigna comunista:

- Go home, ianques !


Van Hattem cobra reação de Hugo Motta. Foi cara a cara. Ele quer impeachment de Moraes.

 O deputado gaúcho Marcel Van Hattem, NOVO, reagiu à decisão do ministro de afrontar o Congresso e invalidar decreto legislativo que cassou decreto do governo que aumentou o IOF.

Este material é da Folha Política.

Frente fria já chegou ao RS e produz chuva fraca e temperatura mais baixa

 Uma frente fria começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul.

A MetSul informa, hoje, que imagem de satélite do começo da noite da quarta mostrava frente fria chegando ao Rio Grande do Sul com chuva com maiores volumes no Oeste.

A temperatura chegou nesta quarta a 24°C na capital, 5ºC acima da média histórica, e foi a 28,3°C no Norte da Grande Porto Alegre. 

 A frente fria atua nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul e traz um dia de muitas nuvens com céu nublado a encoberto no estado. Chove e garoa na maior parte das regiões, mas com volumes baixos. 

Moraes decide que general Braga Neto não sairá mais da cadeia. Saiba por que razão.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira manter a prisão do general Walter Braga Netto. Os advogados do general alegaram que o julgamento está na fase final e não há razão para mantê-lo preso. Moraes disse que nada mudou. 

Braga Neto é o primeiro general de 4 estrelas preso até hoje no Brasil. Ele foi ministro da Defesa e da Casa Civil, além de candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro.

Ele está preso há mais de meio ano.

A PGR pediu a Moraes que condene o general a 30 anos de cadeia por liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento está na fase final e a sentença sairá até o final de agosto ou durante o mês de setembro. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/