Saiba como o projeto aprovado pela Câmara reduz a pena dos réus do 8 de Janeiro, inclusive de Bolsonaro

O presidente do Senado, David Alcolumbre, disse que o projeto será votado ali e de imediato.

O PL da Dosimetria, uma espécie de anistia mitigada, aprovada nesta madrugada, altera as regras de progressão de regime, mecanismo que permite ao condenado com bom comportamento passar para os regimes semiaberto ou aberto. A nova legislação prevê que a progressão ocorra após o cumprimento de um sexto da pena, e não mais de um quarto. O substitutivo propõe ainda acabar com a soma de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, como a tentativa de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, o que beneficia diretamente Bolsonaro e outros réus do 8 de Janeiro. O texto também determina que, quando esses crimes forem cometidos em “contexto de multidão”, ou seja, durante um ato coletivo, como os ataques de 8 de Janeiro, a pena pode ser reduzida de um terço a dois terços. Essa redução só vale se a pessoa não tiver financiado o ato nem exercido papel de liderança — e não alcançaria Bolsonaro, apontado pelo STF como líder da tentativa de golpe de Estado.

No caso de Bolsonaro, ele não será libertado de imediato, mas cumpria 3 anos de cadeia. Os cálculos dos advogados do ex-presidente falam em 4 anos. Na semana passada, aVara de Execução Penal estimou que a progressão de Bolsonaro para o semiaberto ocorreria em 23 de abril de 2033, após cerca de 8 anos de detenção.




2 comentários:

  1. Isso é uma vergonha, mas o importante é que o vagabundo continuará preso.

    ResponderExcluir
  2. Congresso omisso com STF quer agora enganar eleitores amenizando penas de "condenados"! Kkk

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/