O presidente do Observatório Social do Brasil - São Leopoldo, o advogado João Darzone, mandou ao editor o resultado das avaliações do Índice de Transparência e Governança Pública dos municípios gaúchos. No ano passado, os dados não foram divulgados.
A seção gaúcha, utilizando a metodologia e o apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil, avaliou iniciativas de transparência, integridade e governança pública em 55 municípios gaúchos, abrangendo a região metropolitana de Porto Alegre, a região das Hortênsias e a região do Vale dos Vinhedos (RS). A avaliação mostra um cenário bastante insatisfatório de transparência e governança pública, no qual das 55 prefeituras avaliadas, 41 delas foram classificadas com nível ‘ruim’, 12 na classificação ‘regular’ e apenas duas (Porto Alegre e Antônio Prado) classificadas com nível ‘bom’.
Além da avaliação geral, o ITGP 2025 trouxe um recorte específico com a temática Adaptação Climática, aplicada em 10 prefeituras – o que reforçou os gargalos estruturais da transparência no Estado.
CLIQUE AQUI para examinar caso a caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.