A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, foi como ficou conhecida a revolução de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasi na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
É o que diz a Wikipedia e é verddeiro.
A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras. A revolta teve como líder o general Bento Gonçalves da Silva, general Neto.
CLIQUE AQUI para ler todo o texto da Wikipedia.
Gaúcho comemorando revolução farroupilha é como torcedor brasileiro comemorando o jogo contra a Alemanha na Copa de 2014. Sem falar que a bombacha, símbolo do gaúcho, é importada das arábias (roupa do Aladin). Prefiro acompanhar de longe essas comemorações. Somos despolitizados, reelegemos um governador do centrão, fisiológico e uma assembleia legislativa totalmente curvada a esse governador, e ainda nos achamos inteligentes e vencedores.
ResponderExcluir“Antecedentes e causas
ResponderExcluirA justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam o modelo de estado com maior autonomia às províncias,[12] e o modelo imposto pela constituição de 1824, de caráter unitário.[13]“
Será que naquela época havia bandidos fantasiados de historiadores gosmentos e dentes sujos e que defendiam a morte dos liberais ?