No Brasil, o mês de dezembro é o indicativo de dias com sol mais intenso e calor em razão do início do verão. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e outras entidades de saúde intensificam a campanha de conscientização sobre o câncer de pele por meio do Dezembro Laranja.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no país, sendo que para 2023, são estimados cerca de 220 mil novos casos. Quanto ao câncer de pele melanoma, o mais grave, o número de casos novos estimados é de 8.980. Conforme explica a dermatologista que atua no Hospital do Câncer em Uberlândia, Dra. Mabel Gomides, “o câncer da pele surge do acúmulo nocivo de radiação ultravioleta (RUV) promovendo danos celulares e a formação do tumor”.
Entendendo o câncer de pele
CLIQUE AQUI para ler este material do Grupo Luta pela Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.